Corpo do papa João Paulo II é retirado do túmulo e está intacto #boato

Boato – Corpo do papa João Paulo II foi retirado do túmulo 12 anos após a sua morte. Para a surpresa de todos, ele está intacto.

É claro que, atualmente, o nome do papa Francisco é um dos mais presentes em boatos na internet. Mas até um passado “quase” distante, era o nome de João Paulo II que estava “na crista da onda”. Nos últimos anos de sua vida, o boato da morte dele circulou diversas vezes online e offline. E eis que ele volta a ser personagem de uma história online doze anos após morrer.

Corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e está intacto, diz boato
Corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e está intacto, diz boato

A última informação que circula online dá conta que o corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e as pessoas ficaram extasiadas ao ver que o corpo dele estava intacto. Confira a mensagem e o vídeo que circula online:

Papa João Paulo II foi retirado de seu túmulo para uma homenagem que já é costume no Vaticano. Só que todos ficaram extasiados. Seu corpo estava intacto e olhem a cor dele. Que notícia extraordinária e grande testemunho para nós do que Deus fez na vida de São João Paulo II. Passaram-se 12 anos e o corpo ficou intacto. Vejam no vídeo.

Corpo do papa João Paulo II foi retirado do túmulo e está intacto?

É claro que muita gente ficou espantada com a história. Mas será mesmo que o corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e estava intacto 12 anos após a sua morte? A resposta é não. Para você entender melhor, vamos aos fatos.

Não houve nenhuma retirada do corpo para que o público o visse. Em 2011, o caixão dele até ficou em exposição após ele ter sido beatificado. Porém, em momento algum o corpo ficou a mostra (o que, convenhamos, seria uma falta de respeito e espetáculo desnecessário).

Mas então, a filmagem que está sendo compartilhada se refere a quê? Simples. Trata-se de uma exposição feita com relíquias do papa que passou pelo México em 2011. E o que seria o “corpo intacto” é, na realidade, um boneco de cera de João Paulo II. Esse vídeo mostra a cerimônia. Este site mostra a “visita do boneco em outra cidade do México”.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e estava intacto. O vídeo que circula online é referente a um boneco de cera do pontífice que morreu em 2005.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de cinco leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Corpo do papa João Paulo II é retirado do túmulo e está intacto #boato

  • 31/08/2017 em 12:19
    Permalink

    Trata-se apenas de uma relíquia exposta no Mexico em 2011, ou seja é um boneco de cera. Sou católica e sabemos que quando da beatificação do papa os restos mortais foram retirados do túmulo, mas permaneceu fechado, logo ninguém viu nada, apenas o caixão.

    Resposta
  • 30/08/2017 em 12:43
    Permalink

    Boato mesmo é esse site, jamais iriam fazer um boneco dentro de um caixao, qual a sua religiao? é vc mesmo que escreveu isso, dependendo da sua religiao ja justifica esse seu texto.

    Resposta
  • 28/08/2017 em 15:00
    Permalink

    Por que alguém faria um boneco reproduzindo ele morto…se fosse pra fazer esse tal boneco seria ilustrando ele em outro instante de sua vida numa postura mais adequada. Outra coisa: porque essas pessoas estao cantando tão efusivamente se ele é só ‘um boneco’? Nâo é boato.

    Resposta
    • 31/08/2017 em 21:04
      Permalink

      O site de notícias (ACI Digital) publicou uma nota sobre o assunto: é boato.

      Resposta
  • 25/11/2016 em 12:22
    Permalink

    Tudo bem que é boato. Mas refaça suas contas amigo. Se ele morreu em 2005 e seu suposto corpo foi exibido em 2011 ??? (11 – 5) = 6 (seis) anos e não 12.

    Resposta
    • 31/08/2017 em 21:03
      Permalink

      O site de notícias oficial do Vaticano (ACI Digital) publicou uma nota a respeito: é mesmo boato.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)