Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Corpo do papa João Paulo II é retirado do túmulo e está intacto #boato

Corpo do papa João Paulo II é retirado do túmulo e está intacto #boato

Boato – Corpo do papa João Paulo II foi retirado do túmulo 12 anos após a sua morte. Para a surpresa de todos, ele está intacto.

É claro que, atualmente, o nome do papa Francisco é um dos mais presentes em boatos na internet. Mas até um passado “quase” distante, era o nome de João Paulo II que estava “na crista da onda”. Nos últimos anos de sua vida, o boato da morte dele circulou diversas vezes online e offline. E eis que ele volta a ser personagem de uma história online doze anos após morrer.

Corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e está intacto, diz boato
Corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e está intacto, diz boato

A última informação que circula online dá conta que o corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e as pessoas ficaram extasiadas ao ver que o corpo dele estava intacto. Confira a mensagem e o vídeo que circula online:

Papa João Paulo II foi retirado de seu túmulo para uma homenagem que já é costume no Vaticano. Só que todos ficaram extasiados. Seu corpo estava intacto e olhem a cor dele. Que notícia extraordinária e grande testemunho para nós do que Deus fez na vida de São João Paulo II. Passaram-se 12 anos e o corpo ficou intacto. Vejam no vídeo.

Corpo do papa João Paulo II foi retirado do túmulo e está intacto?

É claro que muita gente ficou espantada com a história. Mas será mesmo que o corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e estava intacto 12 anos após a sua morte? A resposta é não. Para você entender melhor, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não houve nenhuma retirada do corpo para que o público o visse. Em 2011, o caixão dele até ficou em exposição após ele ter sido beatificado. Porém, em momento algum o corpo ficou a mostra (o que, convenhamos, seria uma falta de respeito e espetáculo desnecessário).

Mas então, a filmagem que está sendo compartilhada se refere a quê? Simples. Trata-se de uma exposição feita com relíquias do papa que passou pelo México em 2011. E o que seria o “corpo intacto” é, na realidade, um boneco de cera de João Paulo II. Esse vídeo mostra a cerimônia. Este site mostra a “visita do boneco em outra cidade do México”.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o corpo de João Paulo II foi retirado do túmulo e estava intacto. O vídeo que circula online é referente a um boneco de cera do pontífice que morreu em 2005.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de cinco leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.