Bar do Araújo resiste entre duas igrejas evangélicas, diz notícia falsa

By | 01/06/2015

Boato – José Araújo, dono do Bar do Araújo denunciou que sofre assédio de donos de duas igrejas evangélicas na cidade de Terra Rica, interior do Paraná.

O crescimento das religiões protestantes no Brasil nos últimos 20, 25 anos fez com que igrejas evangélicas se espalhassem por todo país. Uma rápida caminhada em qualquer bairro comprova essa tese. E uma imagem que circula na internet também aponta para isso. A foto mostra o Bar do Araújo entre duas igrejas evangélicas: uma Deus é Amor e uma Universal.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Bar do Araújo resiste entre duas igrejas

Bar do Araújo resiste entre duas igrejas

Junto à imagem, que viralizou em redes sociais e no WhatsApp, há uma história que aponta que o dono do bar, José Araújo, estaria sofrendo assédio para fechar o estabelecimento. O bar estaria localizado na cidade de Terra Rica, no Paraná. Leia uma das versões do texto:

Dono de bar denuncia pastores por assédio.

O comerciante José Araújo, 47 anos, morador de Terra Rica na região de Paranavaí PR reclama que está sendo assediado por dois pastores e seus ministros.

Tudo começou quando uma igreja alugou uma sala comercial que havia ao lado de seu bar, um pouco depois outra igreja instalou-se na outra loja deixando o bar de Araújo entre as duas igrejas. O comerciante conta que os frequentadores da igreja fazem novenas e sessões de descarrego na porta e seu bar para tentar converter seus clientes.

Após tentar em vão vender seu bar ou transferi-lo para outro lugar, mas sem sucesso por causa de sua localização o comerciante denunciou os dois pastores por assédio e diz que agora vai resistir até o final.

Depois dessa história, surgiu uma outra versão de que Araújo está localizado, na realidade, no interior do Ceará. Ainda, apareceu na internet a história de que ele havia desistido de tudo e vendido o bar. Junto à imagem aparecia a mensagem: “Araújo foi abatido”. Mas é aí, o que é verdade? A resposta é nada, nada.

O primeiro indício é a multiplicidade de versões das histórias que apareceram online. Além do texto acima, também vimos textos que apontavam que se vendia lanches sagrados no local como o “Xis-Gospel”. Não encontramos nenhuma fonte confiável a respeito do assunto.

Procurando pela origem da história, descobrimos que ela apareceu no blog Sacizento. A página é exclusivamente de notícias falsas e voltada para o humor (e havemos de admitir que a história é ótima mesmo). Aqui no Boatos.org já desmentimos outras histórias criadas lá como, por exemplo, da convidada do mènage que havia pedido pensão e a de que Jean Wyllys havia criado a profissão de ex-BBB.

Sendo assim, chegamos à conclusão de que a história é falsa. Nunca o Bar do Araújo ficou entre duas igrejas. Infelizmente, não acabamos descobrindo a origem da imagem, mas podemos afirmar que os indícios apontam que se trata de uma montagem.

Atualizado no dia 1º de junho, às 23h03

Via Facebook, o leitor Renato Ribeiro enviou um vídeo que circula por WhatsApp e blogs que mostra um homem no Bar do Araújo. Isso aponta que realmente o lugar existe: Assista ao vídeo:

Apesar de o Bar do Araújo aparentemente existir, a história de que ele é localizado na cidade de Terra Rica e que o dono estaria sofrendo assédio continua sendo falsa. Sendo assim, chegamos à conclusão de que o bar existe, a cidade em que está localizado é desconhecida e o drama descrito na história é falso.

10 thoughts on “Bar do Araújo resiste entre duas igrejas evangélicas, diz notícia falsa

  1. marina

    Eu achei essa matéria fraca. Acho vcs melhor que isso, inclusive melhor que muito jornal nacional que publica coisa de internet sem pesquisar. Mas achei inconclusivo demais.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *