Balela: pastor Waldemiro Santiago proíbe fiéis de comer maionese

By | 27/02/2014
Boato diz que Pastor Waldemiro Santiago, da Igreja Mundial, falou para fieis pararem de comer maionese

Boato diz que Pastor Waldemiro Santiago, da Igreja Mundial, falou para fieis pararem de comer maionese

Boato – Em seu último discurso, o pastor Waldemiro Santiago falou que quem comesse a marca de maionese Hellmann’s estaria passando satanás no pão.

Amado por alguns fieis e odiado por alguns críticos, o fundador da Igreja Mundial Waldemiro Santiago acabou ganhando destaque na internet no final de fevereiro de 2014. Começou a circular na internet a informação de um discurso polêmico que ele teria feito durante um culto.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A informação, que foi reproduzida por muitos sites, era de que Waldemiro Santiago teria proibido os fieis de consumir maionese. Mais especificamente a maionese da marca Hellmann’s. De acordo com o texto que circula na web, o pastor afirmou que a tradução do nome seria “homem do inferno” e que comer essa maionese seria como atrair o capete. Leia o texto:

Em seu último discurso o apóstolo Waldemiro Santiago proibiu seus discípulos de comprarem, consumirem ou até mesmo chegar perto de uma famosa e tradicional marca de maionese. Como substituta ele pediu que seus seguidores usassem  formas alternativas para substituir a tal maionese.

Waldemiro alerta para o nome da maionese que numa tradução livre ” Homem do Inferno” ela invoca o obscuro, o inominável o capeta. Precisamos estar atentos, a tentação está em todo lugar, até na prateleira do supermercado, e cada vez que você ouve esse nome a sua alma está sendo condenada, e como o próprio nome da maionese diz, se você levar um vidro desse pra sua casa, você é mais um homem no inferno.

E questiona: ” você passaria o satanás no seu pão? Colocaria ele na sua salsicha ou comeria ele na sua salada com a sua família?” A assessoria do bispo não quis dar maiores detalhes, mas disseram que após um pequeno intensivo de inglês o bispo está traduzindo algumas marcas e decifrando códigos ocultos nas mesmas. Pronto agora o diabo de apoderou da maionese!

Apesar de muitos pastores realmente proibirem fieis de realizarem algumas ações, a história é falsa. Tentamos procurar na web informações sobre a história e se o próprio pastor se pronunciou a respeito. Claro, nada foi encontrado além do texto do boato. Não há vídeos do discurso (ou seria palavra) de Waldemiro Santiago. Tampouco nada publicado no Facebook oficial dele.

Nas buscas, encontramos a fonte da história. Trata-se do site Sacizento. Uma olhada mais apurada na página e se percebe que a página é de notícias falsas. O slogan do site diz o seguinte: “Aqui, 90% é invenção. Só 10% é mentira”. Ou seja, tudo não passou de uma brincadeirinha.

E em relação à marca Hellmann’s? Será que há ligação com o “homem do inferno”? Ao que tudo aponta, não. Hellmann’s é o sobrenome do alemão Richard Hellmann, que chegou aos Estados Unidos em 1903. O sucesso do nome veio através do restaurante que o Sr. Hellmann abriu, e que tinha como acompanhamento nas saladas a famosa maionese que era preparada por sua esposa.

Em resumo, temos dois fatos : o primeiro é que consumir maionese não vai fazer você ficar mais longe do céu. E o segundo é que nem o Pastor Waldemiro Santiago acredita que a marca Hellmann’s tem este poder.

2 thoughts on “Balela: pastor Waldemiro Santiago proíbe fiéis de comer maionese

  1. Marcelo Rocha

    Isso não é hoax, não foi dito pelo Waldomiro Santiago, mas pelo farsante chamado Pastor ex-bruxo Tio Chico. Nesse vídeo esta figura carimbada faz uma série de alegações extraordinárias usando figuras proeminentes como Orestes de Quércia e Martinho da Vila, onde ele diz que foi pai de santo do último e que participava do esquema do Overnight no Governo Collor.

    Tem um momento do “testemunho” dele onde ele fala que a Trident é uma alusão a Tridente, e que é consagrado ao diabo. Fala que o Carrefour é consagrado ao diabo também e o símbolo dele é uma caveira. E, por fim, que a maionese Hellmann’s significa Homem do Inferno, e que também seria consagrada ao diabo.

    Reply
  2. D. Joel Jagnow

    Hellmann é sobrenome alemão que significa “homem claro”.
    Maionese é termo do francês arcaico que singnica “gema de ovo”.
    Portanto, nada a ver mesmo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *