Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo mostra ataque em igreja na Bolívia e morte de cristãos #boato

Vídeo mostra ataque em igreja na Bolívia e morte de cristãos #boato

Boato – Depois da lei que proíbe o cristianismo na Bolívia, policiais atacaram igreja e promoveram uma chacina de cristãos. Vídeo mostra morte de cristãos no país de Evo Morales.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma história suscitada pela polêmica proposta de mudança do Código Penal na Bolívia (do qual vamos falar mais para frente neste texto). Um vídeo que seria de policiais invadindo a Catedral de La Paz viralizou na web. Depois que explicamos o caso, outro vídeo passou a ser atribuído ao país presidido por Evo Morales.

Desta vez, as imagens (compartilhadas em conjunto com o vídeo já desmentido) eram muito mais fortes. Elas mostravam muito sangue dentro de uma igreja e pessoas mortas. Diversos textos desencontrados falavam do caso.

Em um deles, a igreja foi identificada como “Assembleia da Madureira”. “Irmãs vamos ora em favor da Bolívia para Deus entrar com misericórdia do povo dele porque o inimigo já esta em guerra matando o povo de Deus..muito triste..igreja assembléia da Madureira na bolivia”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Outra mensagem que acompanhava o caso acusava diretamente o presidente Evo Morales: “Estas são imagens da Bolívia. Chegamos ao fim… Governo Evo Morales, proibindo a propagação da palavra de Deus , usando a lei para matar  cristãos”, diz o texto.

Há, ainda, uma terceira versão do texto: “Oremos pela Bolívia. Igreja sendo invadida por policiais. Fecharam as portas com pessoas dentro. O que fizeram lá dentro… que o Sangue de Jesus seja derramado sobre a Bolívia”. Tem outras versões (uma falava até de Dilma e Lula), mas já deu para ter uma ideia da história, né?

Vídeo mostra ataque em igreja na Bolívia e massacre de cristãos?

Como você pode perceber, não colocamos o vídeo aqui. O motivo é simples: as cenas são muito fortes. Se você ainda não viu a filmagem, não veja. Agora vamos aos fatos. E o fato é que a filmagem não foi feita na Bolívia.

Trechos do vídeo mostram soldados com a bandeira de um país no uniforme (obrigado ao leitor José Sant’Anna, o “Santanera”, pela observação). A bandeira é do Egito. E foi justamente lá que aconteceu o ataque.

A filmagem foi feita após um ataque em abril de 2017 na cidade do Cairo. Na ocasião, terroristas do Estado Islâmico explodiram bombas em igrejas católicas durante a celebração do Domingo de Ramos. Ao todo, 44 pessoas morreram nos ataques.

Já deu para ver que a história é boato, mas temos mais três observações. A primeira é que o vídeo também foi atribuído erroneamente à Venezuela e à Nigéria (amanhã teremos um desmentido detalhado sobre a Nigéria). A segunda é que a história do outro vídeo que acompanha a mensagem está explicada aqui e, por isso, não vamos ficar repetindo assunto.

A última observação é em relação à proposta de Código Penal na Bolívia. Mesmo acusando os opositores de distorcerem o artigo que “criminalizaria” as igrejas, o presidente Evo Morales afirmou que vai cancelar a proposta e irá discutir uma nova. 

Resumindo: a história que aponta que cristãos foram mortos em um ataque da polícia a uma igreja (evangélica ou católica) na Bolívia é falsa. As imagens são do Egito e de 2017.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.