Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > 7 boatos sobre sinais da volta de Jesus Cristo que circulam na web

7 boatos sobre sinais da volta de Jesus Cristo que circulam na web

Feriado da Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, histórias sobre o seu retorno bombam na web durante todo o ano. Confira sete delas.

Para os cristãos o feriado da Páscoa tem um grande significado. Por trás da popularização dos ovos de chocolate, religiosamente falando, o domingo de Páscoa simboliza a ressurreição do filho de Deus, morto na Cruz para lavar os pecado da humanidade.

No entanto, as crenças que giram em torno do retorno de Jesus não se restringem a esta data. De tempos em tempos e independente do período do ano, surgem histórias (nem sempre verdadeiras) sobre acontecimentos que supostamente indicam que Jesus está voltando. Separamos 7 boatos pautados nisso, confiram aí:

1 – O chip do diabo indica a volta dele

Um dos boatos mais famosos da internet é aquele que anuncia o chip da besta. As histórias que circulam na web, cada uma a sua maneira, afirmam que o mundo está para ser controlado pela injeção de chips subcutâneos e que isso é um sinal claro do Apocalipse.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Por sua vez, com o fim do mundo – como acreditam os cristãos – próximo, a vinda de Jesus Cristo também é anunciada nesses relatos. Ou seja, com a ascensão do Diabo na virada da curva, Jesus retorna para salvar os bons e os justos.

Segundo todos os boatos envolvendo o chip da besta é assim que tudo acontecerá. No entanto, já desmentimos aqui no site pelos menos 7 versões de que não há chip da besta sendo implantado em lugar nenhum, e portanto, não há sinal do retorno de Cristo. Confira a lista completa sobre chips da besta aqui.

2 – Ele vem por que o mar está vermelho

Outra história que fez muito sucesso na internet e que faz ligação entre o fim dos tempos e o retorno de Jesus Cristo a Terra é o caso da maré vermelha. Como no livro de Apocalipse há um trecho que anuncia que as águas do mar serão transformadas em sangue, a ocorrência de um fenômeno que deixou vermelha a maré da praia da Barra no Ceará, foi o suficiente para fazer com que isso virasse indício da volta de Jesus.

Acontece que o fenômeno ocorrido não tinha nada a ver com o plano espiritual ou da fé, tratou-se de uma situação ecológica mesmo. A proliferação de algas, na realidade. As águas da praia cearense ficaram vermelhas por que aumentou a quantidade de microalgas que ao se reproduzirem ou morreram liberam toxinas deixando a cor do mar avermelhado. Uma vez mais o desconhecimento foi o personagem principal de um boato, o que é muito comum. Leia mais sobre essa história aqui.

3 – As trombetas são o sinal

Em outubro de 2016 uma onda de postagens sobre o céu de Israel tomou conta da internet. Um vídeo gravado em Jerusalém viralizou na web ao mostrar que o céu estava tocando, literalmente. Na cidade, ouviram-se sons do que pareciam trombetas e o barulho vinha do céu.

Obviamente não demorou nada até que as pessoas começassem a associar o ocorrido a um sinal claro da volta de Jesus, uma vez que na Bíblia há um trecho mencionando que trombetas tocarão quando ele estiver para retornar.

Acontece que depois de muito busca e pesquisa cuidadosa, descobrimos que o vídeo tinha sido postado por um “produtor de vídeos virais” assumido. O que já deixou tudo mais suspeito. Além do que não é incomum que sons sejam ouvidos no céu, como a própria NASA explicou quando as pessoas começaram a questionar esses fenômenos.

Logo, apesar das crenças e de ser comum que haja sons vindos do céu, não houve qualquer indício de que o caso de Israel fosse verdadeiro. Leia mais sobre o boato aqui.

4 – O arrebatamento começou

Outra história que deixou pessoas com os pelos arrepiados quando se espalhou na web foi a de que pessoas estavam desaparecendo por todo o mundo sem deixar nenhum sinal. Segundo as mensagens que foram compartilhadas na época (em 2014), os sumiços indicavam que o arrebatamento de Cristo – a vinda dele para levar as pessoas boas desse mundo – já havia começado.

Claro que foi aquele bafafá, e muita gente saiu compartilhando a história. No entanto, uma versão modificada da mensagem admitiu que tudo era uma pegadinha. Também não foi encontrado qualquer sinal de desaparecimento em massa ocorrido de forma inexplicável e estranha.

O boato todo não passou de uma grande “lição de moral”, a mensagem na verdade pretendeu passar uma espécie de aviso sobre a possibilidade do fim do mundo e do retorno de Jesus. Leia mais sobre essa história aqui.

5 – A menina do anúncio do fim

Também em 2014 ganhou força na internet a história de uma menina recém-nascida que era o sinal literal de que Jesus Cristo voltaria. Segundo a notícia que se espalhou na internet naquele ano, a bebê teria nascido em Itaguaí (Rio de Janeiro) com as mãozinhas coladas e após passar por cirurgia para separação dos membros, foi constatado que na mão dela estava escrito “Jesus está voltando”.

Acontece que o caso foi desmentido até por uma funcionária do hospital onde supostamente havia nascido a menina com o aviso na mão, e a foto da criança era uma montagem muito mal feita. A imagem original era de um bebê da Índia, inclusive. Ou seja, com mentiras se criou outro “sinal” do retorno de Cristo. Leia mais sobre o boato aqui.

6 – A estatua de Jesus que abriu os olhos de todos

Uma outra história que causou bastante desconforto e discussões na internet em 2016 foi o caso da estátua de Jesus Cristo que abriu os olhos em uma missa no México. O vídeo que viralizaram na web mostra uma imagem de Jesus que, de repente, abre os olhos por alguns segundos e depois fecha rapidamente.

As imagens foram muito compartilhadas, para todos os lados se associava a manifestação da estátua como um sinal de que Jesus Cristo já está entre nós. Acontece que depois de muita análise por especialistas de vídeos e edição, ficou comprovado que as imagens foram alteradas. Mudanças de saturação, nitidez e qualidade do vídeo escancaram que tudo não passou de uma clássica edição de imagens.

E além disso, o site Snopes, famosíssimo por desvendar os mais variados casos e boatos da internet descobriu que tudo era armação. Leia mais sobre o boato aqui.

7 – Só os cristãos vão se salvar

Por fim, mas jamais menos importante, selecionamos a história absurda de que o mundo acabaria “HOJE”. Porém, esse dia estava marcado para ser 29 de julho de 2016 e o fato de estarem lendo esse texto já prova que a coisa toda era boato.  

De qualquer forma, quando essa história de fim do mundo começou a pipocar em julho de 2016, um vídeo foi o causador de tudo. Segundo o conteúdo, o mundo não só acabaria como Jesus viria para salvar todos os cristãos e fazer queimar os que não eram, como os muçulmanos, por exemplo.

As imagens feitas em uma animação tosca mencionavam a inversão magnética das calotas polares como motivo para o encerramento do mundo, fato que a própria NASA afirmou que não acontecerá nas próximas centenas de milhares de anos.

No fim (vale o trocadilho) não houve fim dos tempos nem retorno de Jesus, só a banalização e compartilhamento de conteúdo ofensivo e mentiroso mesmo. Leia mais sobre o boato aqui.

Nota: Em períodos de renovação, como é o caso da Páscoa, talvez o necessário seja repensar que tipo de pessoas (independentemente da religião) temos sido na internet.  O time do Boatos.org deseja a todos e todas uma Feliz Páscoa!