Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 7 boatos sobre o fim do mundo que assustam as pessoas na internet

7 boatos sobre o fim do mundo que assustam as pessoas na internet

Entre tantas histórias falsas e balelas na internet o fim do mundo é um dos assuntos mais recorrentes. O Boatos.org fez uma lista sobre as mentiras famosas que anunciam o apocalipse.

Setembro está acabando e com ele mais uma profecia fica para trás. Há alguns meses correu as redes sociais que o mundo terminaria este mês, depois de um asteroide atingir a Terra. Como o apocalipse Maia, este asteroide e muitas outras profecias estavam errados, o mundo continua e as histórias sobre o dia em que a Terra deixará de existir também. Confiram 7 boatos sobre o fim do mundo que vivem assustando as pessoas na internet.

Teoria conspiratória acredita que o planeta será atingido por asteroide em setembro. Foto: Reprodução/NASA
Teoria conspiratória dizia que o planeta seria atingido por asteroide em setembro. Foto: Reprodução/NASA

1 – Chip Mondex (o chip da besta)

Esse boato é o número 1 por uma simples questão de justiça, ele é o mais famoso sobre o fim do mundo que circula na internet. No Boatos.org já desmentimos a história sobre o chip da besta pelo menos quatro vezes, e provavelmente continuaremos a desmentir. Segundo essa balela, está em andamento a implantação de chips subcutâneos (inseridos embaixo da pele) que permitirão nos controlar. Esse seria um sinal do apocalipse bíblico, conforme descrito em Ap, 13: 16 e 17. Leia mais sobre o boato.

2 – Tsunami matará grande parte da Terra

Aparentemente inspirado no filme ‘Impacto Profundo’, essa história se espalhou rápido pela internet em dezembro passado e deixou bastante gente preocupada. Um vídeo mostrava cenas de filme (amadores…) do planeta sendo parcialmente devastado por ondas gigantes após um meteoro cair no oceano. Claro que era tudo mentira, pois cá estamos intactos. Leia mais sobre o boato.

3 – Luas de sangue anunciam o fim do mundo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muitos boatos sobre o a extinção da humanidade estão associados a fenômenos astronômicos. Fanáticos costumam associar acontecimentos do espaço com profecias religiosas. Pois em abril de 2014 um fenômeno raro relacionado à Lua apareceu na internet como sinal do fim dos tempos. Chamadas de ‘as quatro luas de sangue’, o fenômeno foi associado a uma passagem bíblica e seria um sinal do arrebatamento cristão. Claro que nada aconteceu e de concreto na profecia só a superlua avermelhada que foi corretamente anunciada. Aconteceu no último domingo (27/09). Leia mais sobre o boato.

4 – Maré vermelha e o dia do juízo final

Não só o que acontece no espaço indica o fim dos tempos, dizem. Ondas do mar que chegam à praia em tons de vermelho também. A maré vermelha que aconteceu na Praia da Barra no Ceará em novembro passado foi chamada de prodígio divino e associada a versículos do Apocalipse. Mais uma vez, não se tratava de um aviso sobre a extinção da Terra, mas sim da proliferação de microalgas que liberaram toxinas modificando a coloração das ondas. Um fenômeno natural que, aliás, acontece em diferentes locais do mundo. Leia mais sobre o boato.

5 – O fim do mundo será nesta geração

Essa teoria da conspiração se espalhou no começo de 2015 com a ajuda da Igreja Universal. Um texto divulgado pela instituição religiosa afirma que o arrebatamento ocorrerá nessa geração, mas não dá muitos detalhes sobre o assunto. Na verdade a história se espalhou como uma previsão, quando não passou de uma campanha para convidar mais fiéis à Universal. A igreja ainda se baseou em alguns acontecimentos verídicos, fenômenos da natureza como os outros que descrevemos. Cons(piração). Leia mais sobre o boato.

6 – Armazenem água e comida e esperem o pior

Um boato britânico que rodou a Europa e chegou ao Brasil com menos sentido ainda. Essa é a história por trás do conselho sobre armazenamento de água e comida. Tweets de um figurão britânico avisavam sobre esses cuidados e previam a quebra das bolsas pelo mundo todo. A razão do desastre seriam a queda no mercado chinês, no entanto o britânico exagerou na dose. E os brasileiros compraram uma história alarmista. Leia mais sobre o boato.

7 – Asteroide vai destruir o mundo em setembro

E para encerrar, o último boato dessa lista é na verdade o primeiro mencionado. Uma teoria da conspiração de 2010 foi revivida este ano prevendo a queda de um asteroide no nosso planeta. Apocalípticos decidiram que a pedra cósmica seria enviada por Deus e aí se formou mais uma teoria de extermínio. A história assustou e se espalhou de tal forma que até a NASA desmentiu o asteroide. A previsão era que o planeta fosse atingido entre 22 e 28 de setembro. Nada aconteceu, de novo. Leia mais sobre o boato.

 

Não é possível comentar.