Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > 7 boatos sobre o “chip da besta” que vocês precisam saber que é mentira

7 boatos sobre o “chip da besta” que vocês precisam saber que é mentira

Todos os anos circulam pela internet dezenas de motivos diferentes para o fim do mundo. Entre os mais populares o tal chip da besta sempre aparece. No Brasil, dizem que o chip já é uma realidade. Por isso a equipe do Boatos.org separou 7 histórias falsas sobre o implante de chips que vocês precisam saber que é mentira.

O mundo tem prazo de validade, claro. Cientistas e religiosos já reconheceram (cada qual a sua maneira) que um dia nossa existência acabará. No entanto, a vertente mais religiosa enxerga esse fim de um jeito diferente.

Segundo eles, é quando o “mal” (o diabo) dominar o mundo que vamos todos padecer. E já foi lançado o primeiro sinal –os implantes de chips em seres humanos são a prova de que o Apocalipse se aproxima. Verdade? Para responder isso, separamos sete histórias diferentes sobre esse mesmo prelúdio do fim. Dá uma olhada para ficar a par do que é mentira sobre o assunto, mas que você vai ver pela web (ou já viu), com certeza:

Chip 666 chegou ao Brasil, diz boato
Entre os boatos apocalípticos mais famosos estão as histórias sobre o implante de chips – os chips da besta.

Boato 1 – Temer e o começo do fim

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Michel Temer está a pouco tempo no governo, mas seu nome não sai da boca do povo. Para bem e para o mal, o novo presidente é assunto. Agora, ele está envolvido com algo muito mais sério que a governança do Brasil – um decreto de Temer seria a prova que o Apocalipse está chegando. Segundo a história que circulou “na última semana”, o presidente teria aprovado a implantação de chips nas pessoas a partir de 2017 para que isso sirva de “documentação” única.

A versão apocalíptica do governo Temer deixou muita gente que acredita nessas coisas bem assustadas, mas, claro, tudo não passou de um hoax. O presidente não decretou implante algum e todo o alvoroço não passou de uma modificação dessa história que circula há anos na web. Leia mais sobre o boato aqui.

Boato 2 – Malafaia e a denúncia

Como se trata de uma profecia religiosa, estranho seria se não houvessem nomes famosos da fé envolvidos nessa história. Pois não faz muito tempo, o que surgiu na internet foi o aviso de que o pastor Silas Malafaia denunciaria o implante de chips do governo Temer ao vivo em seu programa de TV.

O recado repassado no WhatsApp alertava que Malafaia estando ciente dessa conspiração maléfica, iria trazer tudo à tona na televisão. Quem repassou o conteúdo não sabia, porém, que tudo era uma reformulação de outro texto, circulado em 2013/2014 e acusando a então presidente Dilma Rousseff.

No fim das contas não teve aviso do pastor Malafaia no passado, nem agora. Mas, tem gente que segue na espera… Vai entender. Leia mais sobre esse boato aqui.

Boato 3 – Mondex é o chip da besta

Um dos casos mais populares envolvendo chips do diabo é o caso Mondex. O nome fica fácil na cabeça e tem até comunidade de haters no Facebook. Divulgada com força em 2014, a história do chip Mondex afirmava que as implantações já haviam começado no Brasil com o pretexto de facilitar transações bancárias.

Na época, muita gente compartilhou o conteúdo, preocupados com a tecnologia R-FID (identificação por radiofrequência) que de fato existe, mas é utilizada por um grupo específico de pessoas interessadas em facilitar tarefas diárias. Não tem relação alguma com marca do diabo e não é obrigatório.

Quando surgiu, a corrente dizia que o chip seria implantado nos brasileiros no início de 2015. O ano acabou, até 2016 está terminando e não há chips. Mais uma vez, era tudo mentira.  Leia mais sobre o boato aqui.

Boato 4 – Nos Estados Unidos já começou

Também em 2014, um vídeo preocupante começou a se espalhar na internet. Com mais de 80 mil compartilhamentos, as imagens de um homem implantando um chip em um jovem anunciava que nos Estados Unidos o Apocalipse já tinha começado a mando do governo.

Acontece que, na realidade, o vídeo não tinha relação com uma imposição dos líderes norte-americanos e a subjugação da população. Tratava-se de uma demonstração gratuita da tecnologia que já mencionamos – a R-FID, de identificação por radiofrequência – que funciona como uma espécie de chave via sinal de rádio.

No fim, as cenas do implante eram reais, mas o motivo não. E as pessoas caíram, por desinformação ou desatenção, em outra história falsa de chip da besta. Leia mais sobre o boato aqui.

Boato 5 – O chip do diabo está à venda

Uma vertente diferente da profecia de João em Revelações, acredita que todos seremos marcados não à força, mas por indução. Segundo outra versão da história dos chips que apareceu na web em 2015, nós compraríamos essa tecnologia do mal.

Na época, compartilhou-se uma matéria da Rede Record que tratava o tema e a interpretaram da forma mais errada possível. Fez-se parecer que o chip da besta estava à venda no Brasil quando a reportagem mencionava a utilização dessa tecnologia em carros. Além de tudo, a história requentou um material apresentado em 2010. Ainda assim teve quem compartilhasse o causo nitidamente falso. Leia mais sobre o boato aqui.

Boato 6 – Mas a Dilma já não aprovou esse negócio?

Que a ex-presidente Dilma Rousseff deixou o cargo “de mal” de grande parte da população brasileira, ninguém duvida. Mas antes de sua saída em 2016 ela já vinha sendo julgada por um assunto polêmico – chips.

Em 2015, um vídeo da então presidente começou a circular na internet e preocupar as pessoas. Nele Dilma aparecia explicando como seria utilizado o chip para identificação única em carteiras de identidade. Logo, a ex-presidente nunca fez menção à implantação subcutânea forçada. Outra balela sobre o assunto. Leia mais sobre o boato aqui.

Boato 7 – Nem os bebês estão a salvo

Por último, porém não menos importante, o caso dos bebês. Um dos primeiros artigos que escrevemos sobre a teoria do chip da besta anunciava logo no começo de 2014 que os bebês europeus receberiam o implante subcutâneo. A tecnologia serviria para localizar e recolher dados dos cidadãos.

Publicada originalmente em um site italiano, a história foi repassada no Brasil e assustou as pessoas, porque afirmava que até 2017 o mundo todo teria o chip. De tão falsa, a balela mencionava ainda instituições sem relação alguma com o tema, ou até já extintas.

Muito próximos de 2017, a tal implantação massiva nos bebês europeus nem começou, muito menos no resto do mundo. Leia mais sobre o boato aqui.

Nota

Apesar de já existirem tecnologias de microchips para finalidades muito variadas, o que mais aconteceu de lá para cá foi a repetição e/ou mutação constante dessa história de chip do mal. Agora, munidos dessa lista, quando aparecer uma nova versão (e vai aparecer, tenha certeza) estamos todos blindados contra a boataria.