Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra deputados marcando presença de colegas durante o carnaval no Brasil #boato

Vídeo mostra deputados marcando presença de colegas durante o carnaval no Brasil #boato

Boato – Deputados teriam registrado presença de colegas que não compareceram à Câmara no feriado de Carnaval.

Feriado estendido de Carnaval, verão, alegria, quase todo mundo indo viajar e, claro, os políticos também aproveitaram para dar uma escapadinha das responsabilidades diárias. Afinal, como já dizia aquele ditado: todo mundo é filho de Deus.

Porém, parece que essa escapulida no feriado não foi algo exatamente legal. De acordo com uma postagem que anda circulando nas redes sociais, os deputados deveriam estar trabalhando no dia de hoje (12/02), já que para a maior parte dos locais de trabalho, hoje é considerado um dia útil.

E pra piorar a situação, um vídeo que acompanha a postagem mostra a Câmara praticamente vazia e um deputado “batendo ponto” pelos colegas faltantes no local. “Deputados marcando presença na semana do carnaval!”, afirma. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra deputados marcando presença de colegas durante o carnaval no Brasil?

Todo mundo sabe que o cenário político não anda fácil no Brasil. Foram muitas mudanças drásticas e escândalos envolvendo o governo nos últimos anos. E, claro, isso não contribuiu nada para aumentar a confiança da população nos políticos. Mas acontece que esse vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais não tem absolutamente nada a ver com a política brasileira. Quer saber o motivo? Continua lendo.

Pra começo de história, o suposto deputado que estaria marcando as presenças nem precisaria fazer isso. O porquê? O Congresso Brasileiro está de recesso no período do Carnaval. E essa informação pode ser facilmente confirmada no próprio site da Câmara de Deputados.

O segundo (e muito importante) ponto é que, no Brasil, as presenças dos deputados não são registradas por meio de um cartão inserido em um painel. Aqui em terras tupiniquins, o registro é biométrico, ou seja, o deputado precisa inserir o dedo no sistema e a presença será confirmada por meio da digital.

E isso nos leva ao ponto 3. Se o vídeo não se passa na Câmara de Deputados do Brasil, de onde ele veio? Se você reparar bem, no início do vídeo (aos 2 segundos) pode-se observar a bandeira da Ucrânia ao fundo. E ao analisar uma foto do parlamento ucraniano, o vídeo faz muito sentido: ele foi gravado na Ucrânia e não no Brasil.

Por fim, o sistema de votação no Parlamento da Ucrânia exige que os deputados votem com os seus cartões pessoais (aqueles mesmos que aparecem no vídeo). Entretanto, eles consegue compartilhar os cartões quando não estão presentes no Parlamento. Assim, seus colegas conseguem votar projetos por eles. O hábito é antigo por lá e ativistas exigem a aprovação de uma lei que proíba esse tipo de conduta.

Portanto, o vídeo não tem absolutamente nada a ver com o Brasil e muito menos com o período do Carnaval. Na verdade, ele foi registrado na Ucrânia e mostra um hábito antigo dos deputados de lá. Sendo assim, não passa de boato. Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99432-5485.