Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra clima em Brasília após protesto influenciado por povo gaúcho #boato

Vídeo mostra clima em Brasília após protesto influenciado por povo gaúcho #boato

Boato – Após manifestações de gaúchos contra Lula, Brasília é contagiada pelo clima de protesto e cidadãos fazem reivindicação contra o PT em frente ao Congresso Nacional. 

Nos últimos dias, o ex-presidente Lula iniciou uma série de atos públicos em sua “caravana pré-eleitoral”. As aparições públicas começaram pela região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Mas parece que as coisas não têm se saído como a equipe do ex-presidente gostaria.

Desde que iniciou suas atividades, a caravana de Lula está sofrendo com diversas manifestações. Em São Miguel do Oeste (SC), por exemplo, o palanque onde o ex-presidente fazia seu discurso foi atacado por manifestantes, que jogaram ovos nele durante um pronunciamento.

Mas não para por aí. De acordo com textos que circulam online, a onda de manifestações contagiou outras cidades longe do sul do país. Um vídeo mostra o que seriam diversos manifestantes que se reuniram em Brasília para protestar contra o PT, Lula e a corrupção. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Sintam só o clima em Brasília hoje! Este é um retrato do que está se espalhando pelo Brasil, graças ao Povo Gaúcho! A paciência chegou ao fim! E em Chapecó o Molusco ouviu o que não queria. Quem planta, colhe. Sintam só o clima em Brasília agora! Este é um retrato do que está se espalhando pelo Brasil, graças ao Povo Gaúcho! A paciência chegou ao fim! Assistam e passe adiante: 25/03.

Vídeo mostra clima em Brasília após protesto influenciado por povo gaúcho?

De fato, protestos têm ocorrido no sul do país contra a candidatura do ex-presidente Lula. Mas também é fato que Brasília não foi palco de protestos neste final de semana. Quer saber os motivos? Então, continua lendo para saber mais detalhes.

Para começo de história, é importante destacar que o vídeo circula em duas versões: uma que só mostra o vídeo de Brasília e outro que mostra imagens de Chapecó (SC). O vídeo de Chapecó, de fato, é real e aconteceu na sexta-feira, durante a passagem de Lula pela cidade.

Entretanto, o vídeo de Brasília não foi gravado durante esse final de semana e nem é recente. Se você reparar bem, ao longo do vídeo, vários jornalistas e fotógrafos aparecem nas imagens. Ou seja, a mídia estava presente no protesto. Porém, nenhuma notícia sobre o ato foi publicada em nenhum veículo de comunicação. É, no mínimo, muito estranho.

Apesar de não termos a data correta do dia do protesto, é possível imaginar quando as imagens foram gravadas. Pelo quantidade de pessoas, pelas roupas e acessórios que estão usando (com cores verde e amarelo) e pelas palavras de ordem (“vai pra Cuba”, “minha bandeira não será vermelha”, etc), o vídeo é de um dos grandes protestos pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 e 2016.

E se você prestar atenção no início do vídeo, vai ver que as palavras de ordem não se direcionavam à Dilma ou Lula, mas sim a uma mulher que aparece de camiseta vermelha com o número 13 nas costas. É possível ouvir algumas pessoas gritando no início do vídeo para que ela abra a porta e, ao fundo, outras pessoas gritando “vai pra Cuba” e “você faz parte da corrupção”. Ela foi protegida pelo cordão de policiais na entrada do local, porém, foi perseguida pelos manifestantes ao se deslocar da porta até o outro cordão, que aparentava proteger o acesso ao Palácio do Planalto.

Além disso, entramos em contato com a assessoria da Câmara e eles confirmaram que não houve nenhuma ocorrência nesse final de semana. Por fim, se você procurar por fotos de pessoas que visitaram Brasília no final de semana, vai perceber que o clima na cidade, na verdade, foi bem tranquilo. Nosso editor, inclusive, que mora em Brasília, passou próximo ao Congresso no domingo e não presenciou nenhum tipo de movimentação que indicasse um protesto.

Resumindo: apesar das imagens estarem circulando como se tivessem sido registradas no domingo (25/03), elas são antigas (e se você, leitor do Boatos.org souber a data exata da gravação, entre em contato com a nossa equipe e nos ajude a identificar a origem do vídeo). Portanto, os protestos do sul não criaram uma onda de manifestações ao longo do país. O protesto que aparece no vídeo sequer era direcionado a Lula. Ou seja, #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.