Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Veículos de luxo apreendidos na Lava Jato são retirados da PF em Curitiba #boato

Veículos de luxo apreendidos na Lava Jato são retirados da PF em Curitiba #boato

Boato – Vídeo mostra veículos apreendidos na Lava Jato sendo transferidos para outro local devido à falta de espaço na PF em Curitiba.

Em pouco mais de três anos, a maior operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do país chega em sua 42° fase. Nesse período, a Operação Lava Jato já revelou esquemas envolvendo empreiteiras, doleiros, funcionários da Petrobras e políticos.

Desde então, a operação Lava Jato tem sido alvo no mundo da boataria. Já tivemos histórias sobre Lula, Sérgio Moro, Teori Zavascki e muitas outras. Dessa vez, a balela dá conta que os veículos de luxo apreendidos na Lava Jato foram retirados do pátio da Polícia Federal em Curitiba. A prova cabal seria um vídeo. Confira a mensagem e vídeo:

Print de notícia falsa sobre veículos apreendidos na Lava Jato
Print de notícia falsa sobre veículos apreendidos na Lava Jato

Veículos de luxo apreendidos na Lava Jato são retirados de pátio da PF em Curitiba?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que a história se espalhou feito pólvora no Facebook e WhatsApp. Mas será mesmo que os veículos de luxo apreendidos na Lava Jato foram retirados do pátio da PF? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Desde o início da Operação Lava Jato, em 2014, muitos automóveis de luxo e superesportivos foram entregues a autoridades, muitos deles foram leiloados na operação e outros foram incorporados à frota da PF, conforme indica essa matéria do Exame. Porém, o vídeo em questão não tem nada a ver com a Polícia Federal.

Ao procurar pelos locais em que a notícia foi publicada, achamos apenas páginas e sites não confiáveis (que têm outros boatos publicados). Fizemos uma busca nos principais meios da imprensa brasileira. Checamos e não encontramos nada sobre os veículos de luxo e a Lava Jato. Se a informação fosse real, seria merecedora de pelo menos uma notinha, não? Para além disso, a história segue o mesmo enredo de outras balelas online: imagens seguidas de um texto alarmista e vago.

Fizemos mais uma busca e encontramos a origem do vídeo. Na verdade, as imagens foram registradas em 2015 durante uma escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Curitiba. Na ocasião, havia um encontro de carros de luxo na capital do Paraná e a PRF (e não a PF) foi solicitada para realizar a escolta dos motoristas até uma churrascaria.

Sendo assim, podemos afirmar que nenhum veículo de luxo apreendido na Lava Jato foi retirado do pátio da Polícia Federal em Curitiba. Tudo não passa de mais um boato sobre a Lava Jato que circulou pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.