Tiririca renuncia ao mandato de deputado federal em desabafo #boato

Boato – Em fala emocionada na Câmara dos Deputados, deputado Francisco Everardo, o Tiririca renunciou ao cargo de deputado federal.

Em meio a discussões da maioria dos deputados federais sobre a reforma da Previdência, um nome “escanteado” na Câmara tem chamado atenção: o do deputado Francisco Everardo, o Tiririca. Eleito como um dos mais votados da história, Tiririca fez, no dia 06/12, o que diz ser o primeiro e último discurso na Câmara.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Emocionado, ele fez uma espécie de desabafo. “Eu tô saindo triste para caramba, tô muito chateado, muito chateado mesmo com a nossa política, com o nosso parlamento. Eu como artista popular que sou e político que estou, estou saindo chateado”, disse em um trecho.

Em outra parte, Tiririca fez um pedido: “Vamos olhar um pouco para o nosso país. Vamos esquecer um pouco as brigas, vamos esquecer um pouco o ego e vamos olhar para o nosso povo. O povo que eu falo é aquele povo que necessita de saúde. Eu tenho certeza que nenhum de vocês passou por isso”.

O vídeo (que você pode assistir na segunda parte do texto) de cerca de oito minutos viralizou na internet. Porém, muitas pessoas estão o vendendo com o título “Tiririca renuncia ao mandato de deputado federal” ou “Tiririca acaba de renunciar ao mandato de deputado federal”.

Tiririca renunciou ao mandato de deputado federal?

Tiririca, de fato, fez um discurso triste e emocionado e disse que seria a última vez que subiria para falar em Plenário. Porém, a informação de que ele renunciaria ao cargo de deputado federal é, no mínimo, um mal-entendido. Vamos aos fatos.

Analisando a mensagem, dá para notar que há dubiedade na fala dele. Não dá para saber se ele estava anunciando que estava renunciando ou se não disputaria as eleições do ano que (anúncio que já fez em, no mínimo, duas oportunidades: em uma entrevista para o jornal Folha de S.Paulo e para o jornalista Roberto Cabrini do SBT). Um post no Facebook na página oficial de Tiririca acabou com todas as dúvidas. Leia:

PRIMEIRO, ÚNICO e ÚLTIMO discurso no Plenário. Informo que cumprirei com minhas obrigações deste mandato até o final e não concorrerei a mais nenhum cargo público. Agradeço o respeito e a compreensão de todos. #tiririca #tiriricanaweb #tiririca2222

Pronto! Se Tiririca está falando que vai cumprir o mandato e “só” não vai concorrer a mais nenhum cargo público, significa que ele não renunciou. Ou seja, todos os vídeos que falam “Tiririca acaba de renunciar” ou “Tiririca renunciou” (inclusive alguns lives no Facebook que estão rodando o discurso em looping) estão informando de forma errada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

11 comentários em “Tiririca renuncia ao mandato de deputado federal em desabafo #boato

  • 12/12/2017 em 08:13
    Permalink

    Ainda tem gente que acredita o povo está dormindo para a realidade

    Resposta
  • 11/12/2017 em 14:17
    Permalink

    Genuíno NÃO é, nem NUNCA foi suplente do Tiririca.

    Resposta
  • 10/12/2017 em 23:05
    Permalink

    Safado ele está renuciando para não Votar à Reforma da previdência aí quem vota e o Suplente.
    Estrategia no Próximo ano ele se candidata.

    Resposta
  • 10/12/2017 em 12:23
    Permalink

    Ele renunciou sim, foi muito bem explicado

    Resposta
    • 11/12/2017 em 13:04
      Permalink

      Devemos ser responsáveis e honestos com nossas afirmações. A paixão não pode estar acima da razão.

      Resposta
  • 09/12/2017 em 19:34
    Permalink

    Ele vai se candidatar de novo. Vcs acham que o partido vai deixar ele sair sendo que leva milhares de votos e consegue e de quebra eleger outros?

    Resposta
  • 09/12/2017 em 02:38
    Permalink

    Este site censura comentários. Quanta credibilidade em

    Resposta
  • 08/12/2017 em 12:55
    Permalink

    É bom que oTiririca caia fora mesmo. Esse safado votou contra a correção das aposentadorias (leia-se, dos idosos) pela correção do salário mínimo. Votou a favor do veto da Dilma.

    Resposta
  • 08/12/2017 em 11:53
    Permalink

    Os comentários só serão vistos por aqueles que também comentaram?

    Resposta
  • 07/12/2017 em 20:44
    Permalink

    Esse palhaço é um hipócrita. Logo no primeiro mandato disse a mesma coisa, mas ficou e se candidatou de novo. Tá lá mamando nas tetas da população há quase 8 anos e não fez porr…. nenhuma a favor de ninguém que ele se refere como “população”. Um canalha covarde como todos os outros

    Resposta
  • 07/12/2017 em 16:53
    Permalink

    Isso já está me incomodando. Agora passou dos limites.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)