Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer tem 94% de rejeição, segundo Datafolha #boato

Temer tem 94% de rejeição, segundo Datafolha #boato

Boato – Pesquisa Datafolha mostra que o presidente interino Michel Temer (PMDB) tem 94% de rejeição. A marca é histórica.

Lembra que o Boatos.org previu que o governo Temer não iria ter vida fácil e que o foco da boataria da internet mudaria um pouco. Pois é justamente isso que tem acontecido. Além dos próprios problemas da gestão, o governo Temer está convivendo com um tanto de histórias falsas na web.

Temer tem 94% de rejeição, diz boato
Temer tem 94% de rejeição, diz boato

A mais nova aponta para uma pesquisa do instituto Datafolha em que o presidente interino teria nada menos do que 94% de rejeição do total de votos. A notícia foi publicada no Portal Atualizado. Leia trechos do texto que circula online:

*DATAFOLHA MOSTRA REJEIÇÃO DE 94% A TEMER*

O Datafolha realizou uma pesquisa para avaliar a primeira semana de trabalho do presidente interino, Michel Temer (PMDB). Segundo o Portal Atualizado, foram entrevistadas 19.564 pessoas em 21 capitais do país. Os números, de acordo com o portal, são assombrosos:

A impopularidade de Temer chega a 94% dos que foram consultados pelo Datafolha. Uma rejeição histórica, superior à marca de sua antecessora. O início atropelado da nova gestão fez até o povo mudar o humor em relação à presidenta afastada, Dilma Rousseff (PT). Há três meses, apenas 20% dos brasileiros eram contra o impeachment. Agora, de acordo com o Instituto paulista, 67% dos eleitores são contrários ao afastamento da petista.

O Portal Atualizado informa que os números oficiais do Datafolha serão divulgados pela Folha de São Paulo no início da próxima semana.

Temer tem 94% de rejeição?

O resto do texto é “mais do mesmo” com críticas à Globo e acusações contra o governo interino. Mas será mesmo que o Datafolha anunciou que o governo Temer tem 94% de rejeição? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Para começar, o Portal Atualizado já é figurinha carimbada aqui no Boatos.org. Na semana passada, pegamos o site na história que apontava que Obama não teria reconhecido o governo Temer. No ano passado, o mesmo site divulgou histórias que falavam que o WhatsApp iria notificar prints e Instagram mostrar visitantes recentes.

Pois bem. Você acha que este site, já famoso por histórias falsas na internet, iria ter exclusividade em uma pesquisa Datafolha (que, de acordo com o texto que circula online, só divulgaria a pesquisa na semana que vem)? É óbvio não. Está certo que a popularidade de Temer não está das melhores, mas “chutar” 94% de rejeição é truco do tal Portal. Nós gritamos “seis”.

Só para terminar, olhamos o site do Datafolha para verificar se havia alguma informação a respeito da tal pesquisa. Você deve imaginar que não encontramos nada a respeito dela.

Resumindo: apesar de muito compartilhada online, a pesquisa que aponta que Temer tem 94% de rejeição não existe. O Datafolha não fez, até agora, nenhum levantamento a respeito. Vale lembrar que esta não é a primeira pesquisa falsa que circula online no novo governo. Na semana passada, uma pesquisa falava que Temer tinha 93% de aprovação. Também era balela.