Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer manda cancelar bilhões que iriam para Cuba #boato

Temer manda cancelar bilhões que iriam para Cuba #boato

Boato – Para investir na saúde do país, Michele Temer cancela bilhões reais que iriam pra Cuba.

O governo de Michel Temer mal começou e já coleciona polêmicas. O peemedebista deu fim ao Ministério da Cultura, das Mulheres, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial. Seu gabinete é formado somente por homens e nenhum negro. E três de seus ministros são investigados diretamente pela Operação Lava Jato.

Temer cancela bilhões que iriam para Cuba, diz boato
Temer cancela bilhões que iriam para Cuba, diz boato

Mas as polêmicas não param por aí… De acordo com um texto, que tem sido compartilhado na internet, o presidente interino, Michel Temer, cancelou bilhões que iriam pra Cuba e vai investir na saúde do Brasil. Leia o que diz o texto que circula online:

Acabou a farra, disse TEMER. A interrupção de envio do dinheiro para Cuba pode estar entre primeiras medidas que deverão ser anunciadas pelo vice-presidente Michel Temer, ao assumir inteiramente a presidência da República nos próximos dias. Implantado pelo governo Dilma há três anos, o programa Mais Médicos prevê o repasse de cerca de 60% dos rendimentos dos profissionais ao governo cubano. Com a revisão do programa pelo novo governo, os profissionais de saúde passarão a receber integralmente seus salários e poderão obter o visto de permanência no Brasil. O futuro governo deverá rever os contratos com os médicos cubanos, visando assegurar-lhes os direitos profissionais a remuneração adequada. Cerca de 50 espiões cubanos enviados ao Brasil para “fiscalizar” os profissionais deverão ser extraditados. Dados disponíveis no site do Fundo Nacional de Saúde revelam que o governo brasileiro já repassou bilhões de reais ao governo cubano ao longo dos últimos três anos. As transferências são realizadas em nome da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e envolve uma operação considerada ilegal, já que há um contrato entre o governo brasileiro e a entidade que omite a relação com o governo dos Irmãos Castro. Há pouco mais de um ano, o Jornal da Band denunciou uma trama entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para acobertar a intenção de favorecer a ditadura cubana por meio do Programa Mais Médicos. Acompanhe a denúncia no vídeo abaixo: O repasse da maior parte dos salários dos médicos cubanos ao governo daquele país contraria definição do Tribunal de Contas da União. A corte fez um estudo detalhado dos documentos relativos ao acordo concluiu que o tratamento diferenciado entre os médicos brasileiros e os que profissionais que vieram por meio do intercâmbio e constatou que as cláusulas afrontam o artigo 5° da Constituição Federal, segundo o qual todos são igual perante a lei. A informação é do site Imprensa Viva via Agência de Notícias.

Temer cancela bilhões que iriam para Cuba?

Para aqueles “desesperados” por mudanças e pelo fim da corrupção no Brasil, o presidente interino seria a salvação. Mas, parece que a tal “salvação” está um pouco mais longe do que imaginávamos. Isso porque os bilhões, que seriam investidos na saúde, não existem. Vamos entender os porquês.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Se você acompanha o Boatos.org, sabe que o Pensa Brasil, site onde foi publicada a matéria, é bem conhecido por aqui. Lembra aquela história Exército Brasileiro estar nas ruas para a guerra civil. Saiu lá. Sabe aquela outra da mala de dinheiro no carro de Waldir Maranhão? Também saiu lá. Ou seja, a fonte não é lá das mais confiáveis.

Sobre esta história especificamente. Achamos algo muito estranho. Ela está publicada desde o dia 19 de abril. Detalhe: Temer nem era presidente na época.

Se você ainda duvida e acha que ele pode fazer algo, olha isso. Michel Temer ainda não tomou nenhuma resolução sobre o Programa Mais Médicos. No Diário Oficial da União não existe nenhuma resolução ou decreto com o fim do programa. O máximo que aconteceu foi uma declaração do Ministério da Saúde. O ministro, Ricardo Barros (PP) afirmou que irá incentivar os brasileiros a participarem, mas que não haverá mudanças no programa.

Para não restar dúvida sobre os planos do peemedebista para a saúde. Ainda está tudo muito indefinido, mas entre as sugestões de Temer está é acabar com as vinculações constitucionais para gastos obrigatórios no setor. Pode ser até que aumente, mas porque então sugerir cortar o mínimo obrigatório de gastos?

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Temer cancelou bilhões que iriam pra Cuba e vai investir na saúde do Brasil é #boato. Pode até ser que ele diminua o número de médicos cubanos no Brasil, mas acabar com médicos cubanos no país é, hoje, improvável.