Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer é expulso de protesto dos caminhoneiros e Brasília fica cheia de manifestantes #boato

Temer é expulso de protesto dos caminhoneiros e Brasília fica cheia de manifestantes #boato

Boato – Presidente Michel Temer é expulso por caminhoneiros em manifestação e Congresso Nacional é tomado por manifestantes. Dois vídeos mostram o que está acontecendo. 

Os caminhoneiros entraram neste sábado (26) no sexto dia de manifestação contra a disparada no preço dos combustíveis. Além do desabastecimento de alimentos, combustíveis e da indústria em diversos lugares do país, a paralisação da categoria tem provocado um efeito dominó na economia brasileira. Entre críticas e aplausos, é claro, não faltaram boatos sobre o assunto.

O mais novo, que circula no Facebook e no WhatsApp, é de que Michel Temer foi expulso do protesto dos caminhoneiros e que Brasília ficou cheia de manifestantes. A informação que circula junto com o vídeo da expulsão de Temer e do Congresso Nacional tomado por manifestantes, aponta que as imagens “já foram retiradas do Youtube” e pede o compartilhamento da mensagem. Leia o que diz a mensagem:

Versão Temer: Presidente Temer sendo expulso de manifestação. Já foi até retirado do YouTube. Repassem sem dó. Os diretores e o pessoal da Globo estão aflitos com a circulação desse vídeo. Faça-o circular

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão Brasília: É de ARREPIAR Brasilia ontem á noite..porq a globo nao mostrou? [Já foi até retirado do YouTube. Repassem sem dó. Os diretores e o pessoal da Globo estão aflitos com a circulação desse vídeo. Faça-o circular

Temer é expulso de protesto dos caminhoneiros e Brasília fica cheia de manifestantes?

É claro que as imagens deram o que falar na internet e muita gente se uniu ao coro do #ogiganteacordou. Mas será mesmo que Temer foi expulso do protesto dos caminhoneiros e Brasília está cheia de manifestantes? A resposta é não. Vamos aos porquês.

A explicação é simples: os vídeo não têm nada a ver com a greve dos caminhoneiros. Em maio, um prédio no centro da capital paulista, onde viviam mais de 100 famílias, desabou após um incêndio. Acontece que Temer resolveu visitar o edifício e foi hostilizado e expulso pelos ocupantes do prédio. Confira no vídeo:

O segundo vídeo, onde manifestantes aparecem na cobertura do Congresso Nacional, que sustenta a tese de que “Brasília está cheia de manifestantes” também faz parte de outro episódio. As imagens mostram a ocupação da marquise do Congresso Nacional onde ficam as cúpulas da Câmara e do Senado, em Brasília, em junho de 2013. Na época, ocorreram diversas manifestações populares pelo país. Veja no vídeo:

Com isso, podemos concluir que a história de que Temer é expulso de protesto dos caminhoneiros e Brasília fica cheia de manifestantes é falsa. A informação não passa de mais uma fake news sobre o protesto dos caminhoneiros que circulam por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: