Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Silas Malafaia disse porque vota em Jair Bolsonaro para presidente #boato

Silas Malafaia disse porque vota em Jair Bolsonaro para presidente #boato

Boato – Pastor Silas Malafaia escreveu texto recomendando voto em Jair Bolsonaro nas eleições para presidente em 2018.

Faltando quatro meses para o ano de 2017 acabar já podemos antecipar uma tendência para 2018: mais do que nunca, o nome de Jair Bolsonaro estará envolvido em boatos. A grande diferença dele para outros políticos é que os boatos sobre o “Bolsomito” são o engrandecendo. Só hoje temos três histórias circulando com força na web.

Uma delas é um texto que teria sido publicado em redes sociais pelo pastor Silas Malafaia. De acordo com a mensagem, o religioso estaria recomendando o voto em Bolsonaro. Mais do que isso: teria publicado uma lista de motivos de por que votaria no virtual candidato do Patriota (que, por enquanto, ainda é PEN). Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa sobre Sila Malafaia e Bolsonaro publicada pelo site Twiittecr.com
Print da notícia falsa sobre Sila Malafaia e Bolsonaro publicada pelo site Twiittecr.com

 

Silas Malafaia recomendou voto em Bolsonaro para presidente?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A história viralizou no WhatsApp e enviava as pessoas para um site chamado “TwitterCR”. Muita gente compartilhou a mensagem “do pastor” e a lista de motivos. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o site que publicou a história é um exemplo clássico de site fake news. A metodologia do TwitterCR é a mesma do CentralG20 (outro site que só publica conteúdo falso): publica a notícia e a reproduz no WhatsApp com direito a muitos emojis. Por enquanto, tem dado certo (pelo menos até serem desmentidos).

Para além disso, a tal lista de medidas é pesada até mesmo para o Bolsonaro. Que idiota pensaria em reduzir o número de ministérios para seis, nomear Moro para o STJ (quase certamente, a pessoa que criou o boato quis dizer STF) ou criar pena de morte e prisão perpétua “tão facilmente”? É óbvio que a lista não faz sentido.

Para terminar, a história chegou até os ouvidos do pastor Silas Malafaia. Ele gravou um vídeo desmentido toda a história, falando que não apoia ninguém, que só vai se comunicar em vídeo no período eleitoral e ainda enviou uma “mensagem de carinho” para as pessoas “da extrema-direita” que criaram o boato. Assista:

Resumindo: a história que aponta que Silas Malafaia enviou mensagem apoiando Jair Bolsonaro é falsa. Surgiu em um site que só publica notícias falsas e foi desmentida pelo próprio pastor.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 983098253.