Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro faz declaração pedindo para você não reeleger ninguém #boato

Sérgio Moro faz declaração pedindo para você não reeleger ninguém #boato

Boato – Juiz Federal Sérgio Moro, em declaração, faz apelo à população para fazer justiça contra corruptos e não reeleger nenhum político nas eleições de 2018. 

O ano está acabando, mas o mundo da política continua fervendo. E a relativa proximidade das eleições presidenciais, que acontecem em outubro de 2018 e promete causar reboliço, colabora para essa agitação de final de ano.

E parece que quem veio para colocar mais lenha na fogueira é o Juiz Federal Sérgio Moro, que ficou nacionalmente conhecido por seu trabalho na Operação Lava Jato. De acordo com a publicação que anda circulando pela internet, ele teria pedido para a população não reeleger nenhum político, como forma de protesto pela corrupção. “O povo brasileiro tem nas mãos o poder de fazer justiça contra os políticos corruptos que tanto tem defraudado nossa nação, impondo ao povo brasileiro todo tipo de sofrimento e miséria”, diz.

E não para por aí. Moro também teria dito que essa é uma forma de colocar os corruptos na cadeia. “Portanto povo brasileiro, você tem pela primeira vez na história dessa nação, a oportunidade de colocar na CADEIA esses intocáveis bandidos de Colarinhos brancos”, afirma. Por fim, ele pede para a população ajudar a Polícia Federal. “Não anule seu voto, vote em quem não tem mandato, não reeleja nenhum Deputado Federal e Senador e, ajude a Polícia Federal a passar a limpo nosso BRASIL”. Confira a declaração completa:

Sérgio Moro faz declaração pedindo para você não reeleger ninguém, diz boato
Sérgio Moro faz declaração pedindo para você não reeleger ninguém, diz boato

Sérgio Moro pediu para votar em quem não tem mandato e não reeleger ninguém?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Sabemos que política é um assunto muito delicado e que o nome de Sérgio Moro (principalmente por ter ficado nacionalmente conhecido por conta da Operação Lava Jato) está frequentemente envolvido em histórias que não são lá tão reais. E o que acontece aqui, na verdade, é só mais um boato. Quer saber o porquê? Continua lendo.

Bom, pra começo de história, quando a principal fonte sobre o assunto não sabe escrever o nome correto do juiz, já levanta suspeita. Se a publicação fosse algo sério, seria lida e relida algumas vezes e jamais seria aprovada com o sobrenome “Mouro” em todo o texto (o sobrenome correto é “Moro”, sem o U).

Depois, é fácil perceber algumas características que sempre encontramos em boatos: erros de pontuação, falta de fontes para confirmar o que está sendo dito, alarmismo e pedidos de compartilhamento. Nada novo no mundo dos boatos.

Por fim, ao procurar alguma outra fonte sobre a declaração dada pelo Juíz Federal, encontramos exatamente o que já era de esperar: NADA. Não existe outro site ou página oficial de qualquer rede social para confirmar a declaração. Dessa forma, podemos concluir que ela não existe.

Além de tudo, vamos combinar que seria uma tremenda falta de ética por parte de Moro falar em quem ele vota ou pedir para a população votar em político X ou Y. O que, com certeza, acarretaria inúmeros problemas na vida profissional do Juiz Federal. Justamente por ser visado, Moro é, inclusive, cuidadoso com declarações públicas.

Portanto, a história envolvendo novamente o nome de Sérgio Moro não passa de boato. Assim como ele não pediu para as pessoas votarem nulo também não falou sobre reeleição. Cuidado ao compartilhar nas redes sociais o que convém a você sem antes pesquisar. Às vezes, como nessa, a história é mais falsa do que nota de R$3.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.