Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro vai deflagrar Operação Gigante pela Própria Natureza #boato

Sérgio Moro vai deflagrar Operação Gigante pela Própria Natureza #boato

Boato – Juiz Sérgio Moro anuncia que vai deflagrar a Operação Gigante pela Própria Natureza, que será maior do que a Lava-Jato.

Na última semana, 90% das nossas postagens tiveram como tema Política. Dessas, 90% foram relacionadas com a guerra “Verde e Amarelo vs. Vermelho”. E desta vez, não será diferente.

Sérgio Moro vai deflagrar Operação Gigante pela Própria Natureza, diz boato
Sérgio Moro vai deflagrar Operação Gigante pela Própria Natureza, diz boato

A mais nova “informação” que surgiu a respeito do assunto dá conta de que o juiz Sérgio Moro lançou um manifesto que está rodando pelo WhatsApp (e um pouco pelo Facebook). No texto, ele mostra a revolta com a situação do país e anuncia uma nova operação: a Gigante pela Própria Natureza. Leia:

Eu, Juiz Sérgio Moro, fui (por hora) amordaçado pela manobra mais espúria já vista em face do desfecho que as investigações apontavam. Sim, estávamos trazendo a lume toda a verdade que, obscurecida pela ganância desenfreada, uma luta por poder díspar, sem se importar ao menos com a própria consciência!

Estou falando de toda a corja de corruptos que desfigurou a nossa nação perante o mundo. Não, não ficarei inerte ao que estamos vivendo! Estou (por hora) amordaçado na operação lava jato, mas, conclamo todo o povo brasileiro para a maior operação, que será mais importante do que a lava jato, intitulada de:

OPERAÇÃO – GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA! Sim, é isso que somos povo brasileiro! Não vamos aceitar esse punhal que faz o Brasil sangrar, não, vc é GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA!

Neste Domingo 20/03/16, EU e minha Família vamos pra rua na maior operação deflagrada juntamente com você! Não vamos aceitar o Lula como ministro, e mais, vamos varrer estes corruptos de todo o Brasil! Acredito em você, eu não abandonarei está luta!!! Operação: #‎GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA! Eu sou SÉRGIO MORO. *Repasse urgentemente para todos os grupos!

Operação Gigante pela Própria Natureza foi deflagrada por Sérgio Moro?

É claro que a história se espalhou como vírus por meio do WhatsApp. Mas, assim como outras informações, ela é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Para começar, quem disse que é Sérgio Moro que escolhe o nome das operações. Se você não sabe, a decisão fica por conta da Polícia Federal. Mais exatamente pelo delegado que as comanda. Sendo assim, Moro não poderia “batizar” a operação.

O segundo ponto está ligado à própria forma de comunicação do juiz. Representando um órgão público e sendo funcionário público, Moro não faria anúncios oficiais usando o WhatsApp. Normalmente, essas informações são dadas por meio de notas da força-tarefa Lava Jato ou do MPF.

Mais do que isso, o texto tem uma linguagem totalmente coloquial, com termos como “vc”, “pra” e ainda pedindo para “repassar para todos os grupos”. É óbvio que um órgão público não faria isto. Até porque se houvesse alguma informação, seria repassada para a imprensa e não para “grupos do WhatsApp”.

Sendo assim, podemos afirmar que a história que fala da Operação Gigante pela Própria Natureza não passa de mais um boato que circula por aí pelo Zap Zap. Sérgio Moro não falou nada a respeito.

PS: Esse artigo é uma sugestão do leitor “Adlumendonça”. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.