Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro, em entrevista, diz que vai prender Lula #boato

Sérgio Moro, em entrevista, diz que vai prender Lula #boato

Boato – Em entrevista ao Correio da Manhã, o juiz Sérgio Moro afirmou que tem “provas suficientes para prender Lula”. Mais do que isso, disse “irei prender Lula”.

À frente das decisões da Operação Lava-Jato, o juiz Sérgio Moro recebe críticas e elogios quase que diariamente na internet. Uns os acusam de abusar de poder e outros admiram o posicionamento dele contra a corrupção. O grande problema é que, de vez em quando, quem procura apoiá-lo acaba atrapalhando.

Circula no Facebook a informação de que o juiz deu uma entrevista ao jornal português Correio da Manhã em que conta que está prestes a prender o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. No texto, também há a informação de que ele está jurado de morte, que precisa de apoio no Facebook para realizar a prisão e, claro, o pedido de compartilhamento. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

FONTE: CORREIO DA MANHÃ: O Juiz Federal Sergio Moro, da Vara Federal do Paraná, concedeu gentilmente esta entrevista na manhã deste sábado, dia 24/01/16. Há mais de um ano venho tentando entrevistar o homem que está salvando o país da corrupção. Após ser revistado pelos seguranças, e passar no detector de metais da portaria do prédio, subo acompanhado até o 12º andar. Lá, sou novamente revistado. O doutor juiz me espera em uma sala com um gravador, costume seu em todas as entrevistas. Ele parece apreensivo. “Estou jurado de morte” diz, logo após iniciar a conversa. Ele agita a perna direita numa rapidez angustiante. Lança olhares frequentes em direção à janela, como se alguém pudesse escalar até a janela.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Pode escrever aí: irei prender o Lula. Já tenho todas as provas documentais reunidas, é um material robusto de 14 mil páginas. Não há escapatória para Lula e sua família. Como juiz, serei obrigado a pedir sua prisão. Porém, isso causará uma comoção nacional devido ao fato de ser um presidente ainda querido por certa parcela da população. Assim, precisarei de muito apoio popular. É preciso que as pessoas se reúnam e manifestam apoio ao Estado Democrático de Direito. Ninguém está acima da lei.” Após engolir um café, o doutor Moro continua entusiasmado.

“Hoje nós temos a internet como importante meio de manifestação, o Facebook em especial. As postagens na rede são um bom termômetro da vontade popular. É preciso que milhares, milhões de pessoas peçam a prisão do Lula para ela efetivamente se concretize. Isso pode ser feito pela internet. Precisamos de uma postagem que atinja a marca de um milhão de compartilhamentos para ganharmos força e legitimidade.” O celular toca, e o juiz atende. É sua esposa, que está assustada. Ela acha que pode estar sendo seguida por uma moto. O juiz ordena que ela não saia do carro e lembra que é um carro blindado e com GPS. A entrevista acaba e sou dispensado. Os seguranças me acompanham. Assim despeço–me deste grande homem, que irá mudar o Brasil.

PESSOAL, EM NOME DA DECÊNCIA, VAMOS COMPARTILHAR ESTA POSTAGEM ATÉ CHEGAR A MARCA DE 1 MILHÃO DE COMPARTILHAMENTOS!!!! SÓ ASSIM IREMOS CONSEGUIR A PRISÃO DO LULA, COMO EXPLICOU O JUIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! REPASSEM!! COMPARTILHEM!!

Tá né? Imagine se um juiz iria anexar aos autos de um processo compartilhamentos do Facebook como prova de “apoio popular” (é isso que diz a imagem). O pior de tudo é que um monte de gente acreditou e saiu compartilhando por aí. Como você deve imaginar quem compartilhou estava enganado já que a entrevista é falsa.

Para além de todas as características do texto (nunca um jornalista vai puxar o saco de um entrevistado. Ok, existem casos, mas não são usuais). Tivemos o próprio desmentido do juiz Sérgio Moro e do Correio da Manhã. O jornal afirmou que a entrevista não existiu. Já a Justiça Federal do Paraná lançou a seguinte nota:

Sendo assim, podemos afirmar que a entrevista dada por Sérgio Moro é falsa. Ele não disse ao Correio da Manhã que vai prender Lula e tampouco que tem provas para o fazer.