Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro manda carta ao povo brasileiro sobre “fazer a revolução” #boato

Sérgio Moro manda carta ao povo brasileiro sobre “fazer a revolução” #boato

Boato – O Juiz Sérgio Moro escreveu uma carta pública ao povo brasileiro em que ele fala sobre fazer a revolução e usar redes sociais, pede um referendo e lista as suas escolhas para o ano de 2018.

A um dia do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4, as redes sociais até que não estão lá muito agitadas. Porém, um texto que seria assinado pelo juiz Sérgio Moro (que condenou Lula em primeira instância) tem circulado com força na internet, principalmente no WhatsApp.

O texto, publicado no site Top Five TV, seria uma carta pública de Moro ao povo brasileiro. No texto, o juiz teria, inicialmente, falado que para fazer a revolução não seria preciso pegar em armas. “A nossa “arma”, são as redes sociais, acredite no poder que nós temos. Basta cada um fazer a sua parte e ampliar”, diz.

Depois de um “tradicional” pedido de compartilhamento, o texto aponta que Sérgio Moro pede um referendo e lista as suas escolhas para o ano de 2018. Entre elas estão voto facultativo, 2 senadores por Estado, reduzir para um terço deputados e vereadores, reduzir os 39 ministérios para 12, mandatos com 5 anos para políticos e outros (não vamos listar tudo porque o texto é gigantesco).

Sérgio Moro manda carta ao povo brasileiro sobre “fazer a revolução”?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Este texto, este personagem e este site. Com apenas a busca sobre mais detalhes sobre os três elementos, nós já conseguimos chegar à verdade. E a verdade é que o juiz Sérgio Moro não é o autor da “carta ao povo brasileiro”. Vamos aos fatos.

Já conhecemos este texto. Há exatos 18 dias, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que a ministra do STF Cármen Lúcia seria a autora do texto. Na ocasião, descobrimos a verdadeira origem do texto: ele é um artigo publicado por um leitor do jornal O Globo em 2011 na “coluna do leitor”. Ou seja, a autoria não é de Moro (nem de Cármen Lúcia, obviamente) e o texto não é recente.

Nem precisava ler o conteúdo do texto para saber que é falso. Só de ver o nome de Sérgio Moro em uma “carta ao povo” já sabíamos que se tratava de um boato. Isso porque o Boatos.org já desmentiu uma dúzia de vezes histórias falsas relacionadas a “pronunciamentos” de Moro. Os mais espertos sabem que, até por sua posição de juiz da Lava Jato, ele não dá declarações públicas relacionadas à política.

Por fim, a “fonte”. O texto saiu do site Top Five TV. A página já publicou diversas notícias falsas desmentidas no Boatos.org e é figurinha carimbada no mundo das “fake news”. Ao saber que a história veio de lá, já tínhamos certeza que era falsa.

Resumindo: o texto não é de Moro, não é para o “povo brasileiro”, não é recente, o juiz não dá declarações polêmicas e surgiu em um site de fake news. Precisa de mais alguma coisa para batermos o martelo de que se trata de um boato? Bora para o próximo desmentido (que, por sinal, também veio do mesmo site).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.