Sargento Marcondes, do PT, ajudou a derrubar o avião de Teori #boato

Boato – O terceiro sargento Marcondes ajudou na queda do avião de Teori Zavascki. Ele orientou piloto a descer a uma altura não recomendável.

Mal o avião que matou o ministro do STF Teori Zavascki caiu e diversas teorias da conspiração começaram a circular na internet. Buscando “provar” que houve um assassinato, diversas histórias apontam para detalhes que “denunciariam” o crime.

Sargento Marcondes seria o responsável pela queda do avião de Teori, diz boato
Sargento Marcondes seria o responsável pela queda do avião de Teori, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Um dos textos que tem circulado pela internet aponta para um responsável: o sargento Marcondes. De acordo com o texto que circula online, o militar, filiado ao PT, ajudou o avião a cair pois fez uma orientação errada ao piloto. Depois, ele sumiu com a gravação entre piloto e torre. Leia o texto que circula online:

A casa caiu ! Há poucas horas atrás uma fonte anônima da aeronáutica comunicou ao Jornal Estadão que investigadores do CENIPA identificaram que a gravação entre o piloto da aeronave que conduzia o Ministro Teori Zavaski foi apagada do sistema da torre de controle do Rio de Janeiro. Técnicos desconfiam que o responsável pelo fato é o terceiro sargento Marcondes, filiado ao PT, que teria orientado o piloto a descer a uma altitude não recomendável para as condições climáticas, causando desorientação visual ao piloto.

O Sgto Marcondes chegou a ser detido no início da noite, nas dependências do III COMAR, mas seus advogados conseguiram solta-lo com um habeas corpus emitido em tempo recorde pelo ministro Lewandowski. O paradeiro do Sgto nesse momento é desconhecido. A Polícia Federal interrogou membros da família do sargento e nem eles sabem onde se encontra o militar. Técnicos do CENIPA ainda contam com a possibilidade da gravação de voz e dados da caixa preta da aeronave para elucidar o acidente.

Estão querendo acabar com a Lava Jato por meio violentos. Não podemos deixar que isso aconteça. Compartilhe.

Sargento Marcondes, do PT, ajudou a derrubar o avião de Teori?

É claro que a internet ficou ouriçada com a história. Imagine: PT, Lava-Jato e Ricardo Lewandowski na mesma história. Mas pode ficar menos empolgado: a história não passa de um boato. Vamos aos fatos.

Já imaginávamos que diversas teorias da conspiração sobre o assunto iriam aparecer após um acidente desta magnitude. Mas esse texto não se sustenta. Para começar, o ele tem todas as características de boatos online: pede compartilhamento, é alarmista e tem diversos erros de português e ortografia.

Tentamos descobrir de onde saiu a história e chegamos a um blog e a textos no WhatsApp. Fica difícil saber qual foi a origem, mas o fato é que nenhum site confiável de notícias deu a história da prisão, do habeas corpus ou mesmo da gravação ter sido apagada.

Vale apontar duas incorreções: a primeira é que não teria como Lewandowski ter dado um habeas corpus. Além do STF não costumar tratar de casos em primeira instância, o ministro está em férias. A única pessoa que despacha por lá é Cármen Lúcia, presidente do órgão.

A segunda é em relação às gravações: elas não foram perdidas. Apesar de o avião não ter caixa preta, há sim gravações disponíveis. Além de elas não terem sido apagadas, o MPF já requisitou elas para fazer as investigações.

Resumindo: a história que fala do sargento Marcondes é mais falsa do que nota de três reais. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Em tempo: por mais que existam diversas teorias da conspiração apontando para um suposto assassinato de Teori Zavascki, não existe nada que aponta que a morte dele foi um atentado. Cabe às autoridades apurarem e às pessoas terem paciência antes de tomarem decisões precipitadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Arnaldo Rodrigo Kiko, Cristina Teles, Rosa Mossri, Milene Machado e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

48 comentários em “Sargento Marcondes, do PT, ajudou a derrubar o avião de Teori #boato

    • 29/01/2017 em 17:19
      Permalink

      Cliquei no link e há a informação de que o vídeo não está disponível.

      Resposta
  • 23/01/2017 em 16:24
    Permalink

    Vcs se esqueceram que estão no Brasil??? Terra onde tudo de errado acontece? Veja o vasto da boate Kiss, agora os pais estão sendo processados. Falar que militar não pode se filiar é uma coisa e na prática é outra, quantos casos sem solução temos nesse lixo de judiciário onde só quem tem dinheiro e pode pagar é beneficiado, quer mais provas de tantos corruptos que ainda continuam soltos??? Esses governantes me dão nojo, assim como toda a sua corja que os defendem. Não duvido de mais nada quando é copiada ruim nesse País.

    Resposta
  • 23/01/2017 em 11:56
    Permalink

    Coincidência porém porque não cai aviões do inimigo.

    Resposta
  • 23/01/2017 em 01:04
    Permalink

    Eu já imaginava que iriam surgir boatos responsabilizando o PT pela queda desse avião. Por aqui, parece que tudo o que acontece de ruim, a culpa é do PT. Parece que não existem corruptos em outros partidos.

    Resposta
  • 22/01/2017 em 18:20
    Permalink

    Boato não,isso aqui é o BRASIL

    Resposta
  • 22/01/2017 em 18:19
    Permalink

    Boato não, isso aqui é o BRASIL

    Resposta
  • 22/01/2017 em 13:44
    Permalink

    Infelizmente o ministro morreu, ele estava a frente da lava jato, vai beneficiar muita gente essa morte ? SIM, isso é fato, resta saber se essa morte não terá responsáveis , assim como Celso Daniel entre outros.

    Resposta
    • 29/01/2017 em 17:21
      Permalink

      Vai beneficiar prncipalmente o Temer e sua turma de corruptos golpistas;

      Resposta
  • 22/01/2017 em 13:31
    Permalink

    Neste país q vivemos temos q ficar sempre com pe atras . As historias provam isso . Nao esquecamos de acontecimentos as últimas décadas ainda naoforam totalmente esclarecidas . Vamos citar algumas delas : caso do PC FARIAS, Celso Daniel , Ulisses Guimarães e outros mais. As forças ocultas também podem agir na “calada da noite ” Um avião super
    Moderno usado por diferentes escalões do mundo nao costuma cair assim . E lógico q tem que ser apurado. E posteriormente revelado a causa do acidente .

    Resposta
  • 22/01/2017 em 08:42
    Permalink

    O texto acima diz que aviao nao tinha caixa preta, e que nenhum site confiavel divulgou, porem o aviao tem caixa preta sim, e os sites confiaveis estao divulgando que encontraram a caixa preta,

    Encontrada caixa-preta do avião que caiu com Teori, diz FAB http://veja.abril.com.br/brasil/encontrada-caixa-preta-do-aviao-que-caiu-com-teori-diz-fab/ via VEJA.com

    entao como podemos ter certeza de que e boato ou não?
    Sabemos que nesse mundo o amor ao dinheiro e luxuria faz com que o homem seja capaz de tudo.
    Não estou dizendo que seja conspiracao do PT, mas sim de toda cúpula que esta por tras da ganancia do dinheiro, todos os partidos envolvidos, podem sim, conspirar para que seus nomes nao sejam divulgado para que nao sofra pressao da população.

    Resposta
    • 23/01/2017 em 08:58
      Permalink

      Para seu governo, a FAB NUNCA DIVULGOU QUE O AVIÃO NÃO TINHA CAIXA PRETA. Era boato, também.

      Resposta
  • 22/01/2017 em 03:35
    Permalink

    Bem, mais uma, militar não pode se filiar a qualquer partido, é no mínimo contravenção disciplinar.
    Qualquer pessoa que passe em um concurso ou serve temporariamente não pode em hipótese nenhuma ser filiado.

    Trata-se de uma notícia tendenciosa, mesmo que seja verdade o fato de todos os parlamentares com o ** na mão armaram contra ele.

    Resposta
  • 22/01/2017 em 01:55
    Permalink

    J vc está mal informado …Qualquer aeronave com destino a RJ é monitorada pelo controle rio sim…E na torre de controle de sbrj como na sala de tráfego trabalham militares sim, amigão

    Resposta
  • 22/01/2017 em 01:54
    Permalink

    Prezados, o mínimo que deve existir éuma investigação a fundo, pois o lula e seu partido do pt são suspeitos dá morte do prefeito de Campinas e de santo André, bem como de todos aqueles que nesses casos tiveram algum envolvimento que, no momento oportuno será levado ao conhecimento público através de suas investigações mais profundas e a prisão de seu mentor lula. Não tenho ideologia de estimação e sim respeito por meu país chamado Brasil!!

    Resposta
  • 21/01/2017 em 21:14
    Permalink

    Isso é mais que um boato! Grupos de extrema direita se apressaram em divulgar a tese de atentado e atribui-lo ao PT. Ora, isso deixa no ar que na verdade essa queda, se foi atentado, é obra de grupos de segurança de direita. Portanto, esse material que foi espalhado entre um público numeroso mas desatento deveria ser objeto de processo criminal, caso fosse num país sério.

    Resposta
  • 21/01/2017 em 20:45
    Permalink

    Se já aparece tanta gente em defesa dos esauerdopatas Levandvisk e Lula e mais alguns é porque “têm coelho nesse mato”, mesmo que não se veja o coelho. Ora, primeiro queria saber desses pseudos “inteligentes” por que tanto empenho em negar tal acontecimento, segundo, qual mídia brasileira é séria? Kkkkkkkkkk.

    Resposta
    • 22/01/2017 em 15:27
      Permalink

      E porque os direitopatas têm tanto empenho em negar notícias sobre Malafaia, Bolsonaro, Feliciânus e afins? Simples caro pseudo-inteligente, porque são mentiras. E outra coisa bastante importante sobre a Lavajato: Lula não tem foro privilegiado. Pode ser preso até por delegado de DP se tiver culpa. Mas o Moro, não mandou prendê-lo ainda. Qual o motivo? Moro é chegado de Lula ou eles não acharam uma prova cabal do envolvimento de Lula ? Direitopatas que decidam…. A verdade é que ao invés dos paladinos de plantão ficarem procurando provas sobre o envolvimento do PT em mais um ato suspeito. Deveriam procurar e pararem de votar no PMDB, que está no poder há 32 anos ininterruptos. Tancredo morreu misteriosamente. Ulysses morreu misteriosamente. Eduardo Campos morreu misteriosamente. E agora Teori Zavascki, a poucos dias de abrir a lista de mais de 200 políticos envolvidos na Lavajato. O PT roubou pra caramba, mas nada se compara ao PMDB que AINDA CONTINUA ROUBANDO E O POVO (o mesmo das paneladas) ESTÁ APLAUDINDO. Parabéns pra vocês.

      Resposta
  • 21/01/2017 em 20:30
    Permalink

    Independente de surgirem muitos boatos, pode sim ter ocorrido um atentado. Mas, por enquanto não temos elementos para isso e é preciso que haja investigação séria e eficiente para apurar o que ocorreu de fato.

    Resposta
  • 21/01/2017 em 19:14
    Permalink

    A mentira está logo no título, sargento(como qualquer militar)não pode ser filiado a partido.

    Resposta
    • 22/01/2017 em 17:58
      Permalink

      Existem varios militares filiados à partidos

      Resposta
  • 21/01/2017 em 18:44
    Permalink

    Utilizo as informações daqui também para desmentir os boatos nos grupos que participo. Vc está de parabéns. Site muito útil. Abraços.

    Resposta
  • 21/01/2017 em 16:56
    Permalink

    A história pode não ser essa, mas alguém tem dúvidas de que esse avião foi sabotado? Façam me o favor…

    Resposta
  • 21/01/2017 em 14:55
    Permalink

    Primeiro ponto: a Torre de Controle do Rio de Janeiro seria a do aeroporto Santos Dumont. Esta torre é operada pelos funcionários da Infraero, que são civis, portanto não tem militar trabalhando lá. Segundo ponto: tráfego realizando pouso em Paraty não fala com a Torre Rio. O procedimento é realizado na frequência de auto coordenação, ou seja, o procedimento é de total responsabilidade do piloto. Terceiro ponto: o 3 COMAR fica no centro da cidade, perto do Aeroporto Santos Dumont, onde não há nenhum sargento trabalhando na torre. Quarto ponto: as gravações das comunicações entre torre e aeronave não ficam disponíveis para qualquer pessoa/funcionário. Só pessoas autorizadas tem acesso a elas. Logo, o “sargento Marcondes” teria que ter um cúmplice.

    Resposta
  • 21/01/2017 em 14:51
    Permalink

    No sait da revista veja diz sim que o avião tinha a caixa preta e so pesquizar no google e pelo fato de haver erros de ortografia não quer dizer naaaada…kkkk

    Resposta
    • 21/01/2017 em 21:01
      Permalink

      Jaime Ribeiro da Silva, não sei de onde você obteve essa informação que a aeronave possuía “caixa preta”, lamento em lhe informar que este tipo de aeronave entre tantas outras, não possui este dispositivo e que se você leu na revista Veja tal afirmação, de duas uma ou você não sabe interpretar o que lê, ou a revista falhou por não conhecer sobre o assunto publicando inverdades. Quanto aos erros de ortografia, melhor se policiar mais como escreve.

      Resposta
    • 22/01/2017 em 09:38
      Permalink

      Você é um idiota completo… Não sente vergonha de ser tão imbecil?

      Resposta
  • 21/01/2017 em 13:39
    Permalink

    Imagina!! Atentado contra a vida de um juiz, no Brasil? Impossível!! O Brasil o país mais íntegro que já se teve notícias desde o advento da democracia! Claro, teoria é mais teorias da conspiração! Os nossos juízes e políticos incorruptíveis jamais deixariam que algo de tal natureza viesse a acontecer!

    Resposta
  • 21/01/2017 em 13:01
    Permalink

    Como bem delineado pela leitora Anne:” Como se não bastasse os problemas…. ‘ a net está cheia de pessoas hediondas, sem um pingo de caráter, que vivem propagando notícias falsas, para deleite próprio, sem nenhum respeito pelo seu semelhante. Sanpaul o RASTERNAUTAS

    Resposta
  • 21/01/2017 em 12:49
    Permalink

    A jornalista em seu perfil do Facebook @fabianevasconcellos gravou o vídeo de onde esse texto foi retirado. Veja e confirme! Ela só não diz quem lhe repassou a informação, mas declara que é uma notícia em primeira mão… Não sei …

    Resposta
  • 21/01/2017 em 12:12
    Permalink

    Talvez uma das origens e ou quem ajudou na propagação dessa informação foi uma “jornalista” cujo nome é Fabiane Vasconcelos, verifiquem a pagina dela do facebook que ela gravou um vídeo falando disso e teve mais de 60 mim compartilhamentos.

    Resposta
    • 22/01/2017 em 00:59
      Permalink

      Também já vi o tal vídeo. Trata-se de uma “moça” (alguns dizem que o nome original é Rodrigo Ventura) loira, bonita e bem articulada, que se autointitula jornalista, useira e vezeira em fazer vídeos com “notícias” falsas e alarmantes, ou recheados de preconceitos e xingamentos, para ter audiência entre os débeis mentais lobotomizados das redes de esgoto sociais. Se alguém resolver investigá-la, certamente vai encontrar por trás alguma coisa tipo Bolsonaro, MBL, ou qualquer desses grupos de lixo doente da internet, mantido pela extrema direita com dinheiro público roubado, ou fruto da sonegação de impostos, que dá na mesma.

      Resposta
  • 21/01/2017 em 11:49
    Permalink

    Essas besteiradas tem várias versões.Uma é com Gilmar Mendes e o sargento é do PSDB….

    Resposta
  • 21/01/2017 em 09:14
    Permalink

    Se responder SIM para as 5 perguntas abaixo é boato:

    – não foi divulgado por nenhum grande site de notícias?
    – pede compartilhamento?
    – tem errus grotezcus de gramática?
    – é alarmista?
    – tenta impor a verdade com bravatas?

    Resposta
  • 21/01/2017 em 03:52
    Permalink

    Esse site .org deve receber quanto do PT?

    Resposta
  • 21/01/2017 em 01:58
    Permalink

    Assim como disse acima Lucimara, vou acabar sendo bloqueado também pois faço o mesmo que ela. Respostas dou com o boatos.org em resposta.

    Resposta
  • 20/01/2017 em 23:44
    Permalink

    Militar da ativa, se for o caso, não pode ser filiado a partido político. Já começo mal contada a história. E olha, sou anti PT.

    Resposta
    • 21/01/2017 em 06:45
      Permalink

      Que bom! Fico mais tranquilo, seria mais um golpe em nossas instituições. Rezo seja um acidente, mas quero a investigação minuciosa dos fatos.

      Resposta
    • 21/01/2017 em 16:24
      Permalink

      Pode ser filiado após 10 anos de efetivo serviço, o que não cabe é habeas corpus para prisão disciplinar.

      Resposta
  • 20/01/2017 em 23:07
    Permalink

    Meus contatos de whatsapp vão acabar me bloqueando, Eles postam essas porcarias e eu boato.org. em resposta.

    Resposta
    • 21/01/2017 em 13:30
      Permalink

      Lucimara, esse é o risco que corremos simplesmente por não engolirmos tanta baboseira sem sentido que corre a solta na net e no zap. Chega a ser cômico como as pessoas repassam os textos absurdos que recebem sem ao menos raciocinar ou checar no Google. No início, alertava alguns dos meus contatos, mas senti que estava sendo inconveniente e parei. Caso contrário já teria sido deletado dos 3 grupos que faço parte. Hoje me limito a rir das besteiras postadas e aproveito para classificar a idade mental e o QI de alguns membros dos grupos. É cômico e divertido, Abç.

      Resposta
    • 21/01/2017 em 18:49
      Permalink

      Eu também faco isso. Kkkkkkkk

      Resposta
  • 20/01/2017 em 22:22
    Permalink

    Como se não bastasse os problemas q temos…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)