Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sargento Marcondes, do PT, ajudou a derrubar o avião de Teori #boato

Sargento Marcondes, do PT, ajudou a derrubar o avião de Teori #boato

Boato – O terceiro sargento Marcondes ajudou na queda do avião de Teori Zavascki. Ele orientou piloto a descer a uma altura não recomendável.

Mal o avião que matou o ministro do STF Teori Zavascki caiu e diversas teorias da conspiração começaram a circular na internet. Buscando “provar” que houve um assassinato, diversas histórias apontam para detalhes que “denunciariam” o crime.

Sargento Marcondes seria o responsável pela queda do avião de Teori, diz boato
Sargento Marcondes seria o responsável pela queda do avião de Teori, diz boato

Um dos textos que tem circulado pela internet aponta para um responsável: o sargento Marcondes. De acordo com o texto que circula online, o militar, filiado ao PT, ajudou o avião a cair pois fez uma orientação errada ao piloto. Depois, ele sumiu com a gravação entre piloto e torre. Leia o texto que circula online:

A casa caiu ! Há poucas horas atrás uma fonte anônima da aeronáutica comunicou ao Jornal Estadão que investigadores do CENIPA identificaram que a gravação entre o piloto da aeronave que conduzia o Ministro Teori Zavaski foi apagada do sistema da torre de controle do Rio de Janeiro. Técnicos desconfiam que o responsável pelo fato é o terceiro sargento Marcondes, filiado ao PT, que teria orientado o piloto a descer a uma altitude não recomendável para as condições climáticas, causando desorientação visual ao piloto.

O Sgto Marcondes chegou a ser detido no início da noite, nas dependências do III COMAR, mas seus advogados conseguiram solta-lo com um habeas corpus emitido em tempo recorde pelo ministro Lewandowski. O paradeiro do Sgto nesse momento é desconhecido. A Polícia Federal interrogou membros da família do sargento e nem eles sabem onde se encontra o militar. Técnicos do CENIPA ainda contam com a possibilidade da gravação de voz e dados da caixa preta da aeronave para elucidar o acidente.

Estão querendo acabar com a Lava Jato por meio violentos. Não podemos deixar que isso aconteça. Compartilhe.

Sargento Marcondes, do PT, ajudou a derrubar o avião de Teori?

É claro que a internet ficou ouriçada com a história. Imagine: PT, Lava-Jato e Ricardo Lewandowski na mesma história. Mas pode ficar menos empolgado: a história não passa de um boato. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Já imaginávamos que diversas teorias da conspiração sobre o assunto iriam aparecer após um acidente desta magnitude. Mas esse texto não se sustenta. Para começar, o ele tem todas as características de boatos online: pede compartilhamento, é alarmista e tem diversos erros de português e ortografia.

Tentamos descobrir de onde saiu a história e chegamos a um blog e a textos no WhatsApp. Fica difícil saber qual foi a origem, mas o fato é que nenhum site confiável de notícias deu a história da prisão, do habeas corpus ou mesmo da gravação ter sido apagada.

Vale apontar duas incorreções: a primeira é que não teria como Lewandowski ter dado um habeas corpus. Além do STF não costumar tratar de casos em primeira instância, o ministro está em férias. A única pessoa que despacha por lá é Cármen Lúcia, presidente do órgão.

A segunda é em relação às gravações: elas não foram perdidas. Apesar de o avião não ter caixa preta, há sim gravações disponíveis. Além de elas não terem sido apagadas, o MPF já requisitou elas para fazer as investigações.

Resumindo: a história que fala do sargento Marcondes é mais falsa do que nota de três reais. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Em tempo: por mais que existam diversas teorias da conspiração apontando para um suposto assassinato de Teori Zavascki, não existe nada que aponta que a morte dele foi um atentado. Cabe às autoridades apurarem e às pessoas terem paciência antes de tomarem decisões precipitadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Arnaldo Rodrigo Kiko, Cristina Teles, Rosa Mossri, Milene Machado e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.