Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rosa Weber é prima de Letícia Weber e mãe de repórter da Globo #boato

Rosa Weber é prima de Letícia Weber e mãe de repórter da Globo #boato

Boato – A ministra do STF, Rosa Weber, e a esposa de Aécio Neves, Letícia Weber são primas. (texto atualizado em 04/04/2018).

O mais novo alvo das histórias da internet é a ministra do STF Rosa Weber. Depois de ser sorteada e negar o “super habeas corpus” a Lula na Operação Lava-Jato, algumas imagens sobre começaram a circular na internet. Uma delas dizia o seguinte:

Rosa Weber – Ministra do STF condenou Dirceu sem provas

Demétrio Weber – Filho de Rosa Weber, trabalha na Rede Globo

Letícia Weber – Esposa de Aécio, prima de Rosa Weber

Outra diz o seguinte:

Rosa Weber estava no batismo do filho de Aévio, diz boato
Rosa Weber estava no batismo do filho de Aévio, diz boato

Judiciário imparcial… Rosa Weber no batismo da filha da prima, Letícia Weber, esposa de Aécio…

Rosa Weber é prima de Letícia Weber?

Colocamos a história para termos ajuda dos leitores do Boatos.org. Passados dois anos da publicação, podemos apontar que a informação é falsa. Os motivos estão listados.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

1 – O filho de Rosa Weber não trabalha na Rede Globo. Demétrio é, atualmente, jornalista na Unesco. Entramos em contato com ele e recebemos o currículo todo. Ele trabalhou no jornal O Globo, mas nunca foi funcionário da Rede Globo.

2 – Não foi Rosa Weber que “condenou” Dirceu. Foram todos os juízes do STF. Agora se teve prova ou não, isso é uma questão do lado que você está.

3 – A pessoa da foto não é a ministra, nem de longe. Ela é, na realidade, Marli Weber, mãe de Letícia. Esta outra matéria mostra ela em outra imagem. Olha aí.

 

4 – Não há parentesco. O sobrenome Weber não é incomum no Rio Grande do Sul. Em toda cidade com colonização alemã, é possível encontrar um Weber perdido. Ou seja, o sobrenome não prova parentesco. Também não há uma única reportagem na mídia que aponta para o tal parentesco.

Resumindo: a história que aponta que Rosa Weber é prima de Letícia Weber é falsa. Não há sequer uma prova sobre a tese na internet.