Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Senadora Regina Souza (Célia) defende aborto para criança não nascer com rinite ou sinusite #boato

Senadora Regina Souza (Célia) defende aborto para criança não nascer com rinite ou sinusite #boato

Boato – Em discussão sobre o aborto, a senadora Regina Souza (PT-PI) (ou Regina Célia) falou de como é difícil para as mães manterem a gestação sem saber se a criança vai nascer com rinite ou sinusite.

Independentemente do partido que se defenda, talvez seja possível dizer que a grande maioria da população brasileira chegou a uma mesma conclusão: é preciso modificar o cenário e quem o comanda na Praça dos Três Poderes.

Com eleições próximas, cada brasileiro terá sua chance de tentar fazer a diferença através da urna. Mas enquanto esse momento não chega, a internet (como era de se esperar) vira palco para um espetáculo de boatos, sejam eles agressivos, homofóbicos, polêmicos e até mesmo engraçados.

Pois é o caso dessa história sobre a senadora Regina Souza (PT-PI) que está fazendo algumas pessoas gargalharem e outras se revoltarem nas redes sociais. Um vídeo de Regina Souza durante uma fala no senado está sendo muito repercutido. As pessoas estão satirizando o fato de que ela defendeu o aborto para evitar que crianças nasçam com rinite e sinusite.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Em algumas versões a senadora é mencionada como Regina Célia: “Ouça para dizer que não é verdade _Senadora do PT do Piauí, Regina Célia defende o aborto porque a criança pode nascer com rinite ou sinusite._ A mulher é Senadora. O que esperar para o Brasil?”. Confira o vídeo:

A senadora Regina Souza (Célia) defendeu o aborto para a criança não nascer com rinite ou sinusite?

Na internet, o vídeo com a fala sobre bebês com rinite e sinusite da senadora Regina Souza (Célia) teve mais de 50 mil visualizações. Os comentários, em sua maioria, questionam o absurdo de se defender o aborto por motivos tão toscos. Só que, no meio de tudo isso, parece que ninguém se importou com a informação principal: esta história é falsa. Como, se tem um vídeo que prova tudo? Calma lá, nós explicamos.

Bom, primeiro de tudo vamos chamar a senadora pelo nome correto, Regina Souza. Tem muita gente divulgando uma versão desse boato onde nem o nome da senadora aparece direito (chamam ela de Regina Célia). Já se identifica um problema na veracidade da história aí.

Depois, sobre o vídeo propriamente, bastou que buscássemos um pouco mais sobre a suposta fala da senadora a respeito do aborto para descobrir a verdade: a mensagem de Regina Souza não tem relação nenhuma com o aborto de bebês que possam vir a ter rinite e sinusite.

Na ocasião do discurso que estão divulgando, Regina Souza falou sobre a Reforma Trabalhista, especialmente sobre a proposta que previa a necessidade de um laudo do médico da empresa para que a mulher não trabalhasse até os nove meses. Acontece que  tiraram a fala da senadora do contexto verdadeiro e começaram a divulgar que ela tinha relacionado o aborto à rinite e sinusite.

Também foi muito simples confirmar a verdade nessa história porque, quando a senadora Regina Souza discursou sobre a Reforma Trabalhista com uma fala de fato sem muito sentido, o assunto repercutiu na internet, até mesmo entre famosos (como Tom Cavalcante). 

Resumindo: não é verdade que a senadora Regina Souza, do PT, defendeu o aborto para evitar que os bebês nasçam com rinite e sinusite. Ela mencionou essas doenças em um discurso contra a Reforma Trabalhista, que acabou sendo cortado e repassado nas redes sociais com outro contexto. Portanto, #boato mesmo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164