Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Freixo disse “quando for assaltado aceite, pois bandido é vítima” #boato

Freixo disse “quando for assaltado aceite, pois bandido é vítima” #boato

Boato – Marcelo Freixo, candidato a Prefeito do Rio de Janeiro, aconselhou pessoas a aceitarem assaltos pois os bandidos são vítimas da sociedade.

Sem dúvida, 2016 foi um ano atípico para o Brasil. Com impeachment, presidente novo, Olimpíadas e Paralimpíadas, a população quase se esqueceu de eleições. O resultado foi um primeiro turno com menos boatos do que em pleitos anteriores (leia sete deles aqui). Porém, a coisa parece ter mudado no segundo turno.

Freixo disse para pessoas aceitarem assaltos, diz boato
Freixo disse para pessoas aceitarem assaltos, diz boato

Já no dia seguinte ao primeiro turno, algumas histórias sobre candidatos começaram a viralizar online. Uma delas dá conta que o candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro teria dado uma declaração um tanto quanto polêmica. Em forma de meme, uma imagem de Freixo tem circulado na internet com a seguinte frase:

Quando for assaltado aceite pois o bandido é vítima da sociedade

Bastou o compartilhamento, que veio de uma página simpática a Jair Bolsonaro, para a frase ser atribuída a ele nas redes sociais. Leia o que algumas pessoas disseram:

Quando for assaltado! Aceite pois o bandido é vítima da sociedade” (Marcelo Freixo). SÓ malucos, maconheiros e vagabundos para votar num cara desse…

Marcelo Freixo disse: Quando for assaltado, aceite, pois o bandido é vítima da Sociedade.

Para os esquerdinhas: quando você for assaltado, aceite, pois o bandido é vítima da sociedade. Quando receber 10 na prova, doe seus pontos para aquele amigo que não estudou e tirou 2, pois ele é vítima da meritocracia. Quando encontrar um ex presidiário, dê um emprego a ele na sua casa ou empresa, ele não teve oportunidades… Depois disso, podemos pensar em conversar 🙂

”QUANDO VOCÊ FOR ASSALTADO, ACEITE POIS O BANDIDO É VITIMA DA SOCIEDADE” . PEROLA DE UM CARA QUE VAI DISPUTAR O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES DO RJ

Pra vc que votou no Freixo: Quando tu for assaltado aceite,não ligue 190,pois o bandido é vítima da sociedade.

Freixo falou para pessoas aceitarem assaltos?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Deu para ver que muita gente acreditou na história. Mas será mesmo que Freixo falou isso? Na realidade, não. A história é falsa.

Podemos dizer que a campanha eleitoral é um momento delicado. Qualquer deslize de um candidato pode ser utilizado como combustível para ataques. Vale lembrar que no mesmo Rio de Janeiro, uma denúncia de agressão derrubou um dos candidatos mais fortes. Agora, imaginem se Freixo tivesse falado tal frase. Viraria, no mínimo, uma manchete ou seria utilizado em debates.

Na realidade, não foi nem uma coisa nem outra. Em uma busca rápida sobre o assunto, não achamos sequer uma matéria em que Freixo teria falado algo do tipo. Gravação, nem pensar. Outro detalhe: o termo “vítima da sociedade” caiu tanto em desuso que as principais páginas quando se pesquisa o termo são de pessoas mais conservadoras. Confere aqui como o termo é usado de forma irônica.

Mas então, o que aconteceu? Na realidade, trata-se de uma interpretação que os mais conservadores têm de quem costuma defender os direitos humanos. Sem fazer juízo de valor de quem está certo, mas é comum ouvir dizer que defensores dos direitos humanos “defendem bandidos”. E daí que surgem “pérolas” como a do boato.

Resumindo: Freixo não falou para as pessoas “aceitarem” ser assaltadas. Agora fica uma dica: caso você realmente seja assaltado, a melhor coisa a fazer é não reagir. Não porque o bandido é “vítima”, mas sim para você preservar a sua vida.