Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Professor expulsa aluno por vestir camiseta de Bolsonaro em sala de aula #boato

Professor expulsa aluno por vestir camiseta de Bolsonaro em sala de aula #boato

Boato – Vídeo mostra professor de história que expulsou aluno aos berros da sala por estar com uma camiseta de Jair Bolsonaro.

Estamos vivendo tempos complicados. Na internet ou na vida real, quando as opiniões divergem e as vozes se exaltam, pode-se esperar de tudo – da agressão verbal à física. Parece exagero, mas na verdade não é. Principalmente em períodos como este (pré-eleitoral) onde as preferências partidárias colocam mais fogo ainda nas discussões. E para quem acha que isso é coisa de “gente alienada” ou “esquentadinha”, a história que vamos esclarecer hoje mostra que qualquer um está sujeito a “perder a linha” quando se discorda muito do outro. Aparentemente.

Segundo um vídeo que está fazendo muito sucesso no Facebook, um professor de história “surtou” em sala de aula quando viu um aluno com a camisa de Jair Bolsonaro (candidato do PSL).

O vídeo mostra o homem gritando com o aluno e o expulsando aos berros da sala de aula. Com as imagens, que já colecionam 22 mil compartilhamentos e 947 mil visualizações, a seguinte frase: “Que Deus salve o Brasil desses professores… professor de história grita e expulsa aluno por este usar a camisa do Bolsonaro em sala de aula”. Confira o vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Professor expulsa aluno que usou camiseta de Bolsonaro de sala de aula?

A história está dando o que falar nas redes sociais, como já dissemos. Defensores da atitude do professor ou apoiadores do aluno, o fato é que o vídeo está ganhando todo tipo de comentário e reação. Mas, será que todo esse alvoroço vale a pena? Não vale, já que a história em torno do vídeo é falsa. Para que entendam melhor, vamos explicar os detalhes.

Bom, para início de conversa, essa mensagem que acompanha o vídeo não diz muita coisa, literalmente. O que já dificultou um pouco a gente descobrir a origem da história. E por ser tão sucinta, a legenda apresenta algumas características de boatos, como ser vaga e não trazer nenhum tipo de informação de contexto (Professor de que escola? Quando?).

E quando investigamos a origem do vídeo aí foi moleza matar a charada. As imagens são de uma reportagem do ESTV, jornal televisivo do Espírito Santo que é transmitido pela Rede Globo. O jornal mostrou a reportagem de um professor realmente expulsando um aluno de sala de aula, mas a cena não teve nada a ver com uma camisa do Bolsonaro. A irritação do homem era com o uso do celular em sala de aula.

Além disso, descobrimos que a cena ocorreu em 2015 e que o professor não era de História, mas sim de Inglês. A história até repercutiu bastante no Espírito Santo, na época, já que os pais do aluno prometeram processar o professor.

Para fechar, uma informação extra só a título de curiosidade. Apesar do vídeo retratar outra situação, já houve casos de debates acalorados em escolas por causa do deputado federal e candidato. Em abril de 2018, por exemplo, uma discussão entre um professor e um aluno por causa do candidato à presidência também ganhou a internet e virou polêmica no Ceará.

Resumindo: esta história de que um professor expulsou um aluno aos berros por que ele estava com uma camisa do Bolsonaro e que um vídeo flagrou tudo é mentira. O motivo da discussão mostrada no vídeo tinha a ver com o uso do celular dentro da sala de aula. Ou seja, até existem discussões por causa do Bolsonaro, mas não foi o que aconteceu neste caso específico. Portanto, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164