Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87% em 2018 #boato

Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87% em 2018 #boato

Boato – Popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge 87% e bate novo recorde em pesquisa divulgada pelo Ibope em 2018.

A política brasileira está numa encruzilhada. Estamos a pouco mais de dois meses das eleições e as incertezas com o quadro eleitoral levantam dúvidas sobre o destino do país para os próximos quatro anos. Mas se antes o destino era incerto, agora as possíveis rotas estão mais claras. Pelo menos é o que apontaria uma pesquisa que foi publicada em blogs e no Facebook.

A informação aponta que a popularidade de Lula bateu todos os recordes, chegando a 87%, em pesquisa do Ibope. O texto diz que a “popularidade de Lula bate recorde e chega a 87%” e que o “levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria”. No Facebook, a informação circulou acompanhada de um link do G1 (site de notícias da Globo). Leia trechos da publicação:

POPULARIDADE DE LULA BATE RECORDE E CHEGA A 87%, DIZ IBOPE Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria. Avaliação positiva do governo federal ficou em 80%, mostra pesquisa. Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada,mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao último mês do mandato com recorde de aprovação e popularidade de 87%.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A aprovação do governo federal, com 80%, também chega a patamares nunca antes registrados, segundo o Ibope. Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 140 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa conta com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem grau de confiança de 95%.

Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87% em 2018?

É claro que a notícia fez muita gente gritar “volta Lula”. Aliás, não faltaram comentários sobre o assunto: “não fique esperando que a mídia podre vendida… divulgue!”, disse um internauta. Outro, diz “se o homem mandar votar no poste… Poste eleito!”. Em outro, a mensagem diz “Lula sempre afrente livre!”. Comentários à parte, o fato é que a informação não procede. Vamos aos porquês.

De cara, achamos a informação muito suspeita. Lula, como é sabido, está preso e, apesar de ter muitos correligionários, ele também enfrenta uma legião de críticos que, facilmente, passa dos 13% da população. Com isso, resolvemos buscar pela pesquisa e, para a nossa surpresa, descobrimos que ela é verdadeira. Mas não é como você imagina.

Isso porque os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria, em 2010. Na época, próximo ao fim do segundo mandado, o petista alcançou o recorde de aprovação e popularidade no governo. Ou seja, o site “vendeu” uma notícia antiga como atual.

Nem precisamos dizer que, hoje, seria difícil mensurar a “popularidade” de Lula. Mas se levarmos em conta as “intenções de voto”, os números do petista (apesar de bons) são bem mais modestos. Na última pesquisa Ibope, encomendada pela CNI, de intenção de voto para a Presidência da República, divulgada em junho de 2018, Lula tinha 33% das intenções de voto.

Resumido: Lula não bateu nenhum recorde de aprovação e popularidade – pelo menos não hoje. A notícia é velha, de outros tempos e é provável, arrisco dizer, que esse número não chegará nem perto de ser batido mesmo que Lula volte a ser eleito. Ou seja, balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.