Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e mídia ficou caladinha #boato

Policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e mídia ficou caladinha #boato

Boato – Policiais civis e militares invadem o Congresso Nacional hoje em protesto contra a reforma da Previdência. Em novembro de 2017, história voltou a circular. Como é de se imaginar, continua sendo falsa. 

Para muitos a sigla INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), na verdade, possui outro significado: “Isso Nunca Será Suficiente”. A frase ganhou as redes sociais, depois do anúncio da reforma da Previdência.

A proposta enviada ao Congresso, que estabelece um mínimo de 25 anos de contribuição e de 65 anos para se aposentar, causou polêmica e é alvo de críticas entre trabalhadores. Protestos contra a reforma da Previdência ocorreram em pelo menos 19 estados nesta quarta-feira (15).

Mas não são apenas os partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais que estão insatisfeitos com as propostas do governo. Ao que tudo indica, policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e a mídia ficou calada. Confira na íntegra:

Confira o desmentido em vídeo

*Policiais federais civis e militares invadiram o congresso nacional hoje e a mídia ficou caladinha. Mobilização em Brasília contra a PEC da previdência. Divulguem, não podemos ficar parados!!!*

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Na descrição do vídeo, há a seguinte informação: A MOBILIZAÇÃO É CONTRA A PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, PROPOSTA PELO ATUAL GOVERNO FEDERAL”.

Policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e mídia ficou caladinha?

É claro que o vídeo e a mensagem se espalharam feito pólvora pela internet. Mas será mesmo que a Polícia Civil e Militar invadiram o Congresso hoje e a mídia ficou calada? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendar essa história, vamos alertar novamente para a necessidade de checar as informações antes de compartilhar. Isso mesmo. Se você tivesse checado antes de compartilhar não estaria aqui.

Por sinal, numa simples googlada matamos a charada: o protesto aconteceu, mas ao contrário do que estão falando, não foi “hoje” – que seria no dia 15 de março de 2017. Nesta matéria do site da Câmara dos Deputados sobre o episódio, a informação é de que o protesto acorreu em fevereiro e, desde então, estão usando o vídeo para dar um caráter atual.

Como você já deve imaginar, no universo da boataria é muito comum aparecerem fatos antigos com o bônus “hoje”, como na história do acidente na rodovia Rio-Santos ou no desaparecimento da menina Anna Laura.

Mas a história não termina aí. Na verdade, não foram policiais federais, civis e militares como indica a publicação e, sim, policiais civis. Além disso, a mídia não ficou caladinha. Ao pesquisarmos sobre o episódio, o Google mostra resultados de diversos veículos de mídia. Ou seja, o protesto foi publicizado.

Resumindo: o protesto aconteceu, mas o texto que viralizou na web está todo errado. Ou seja, boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Assista também: 7 fake news sobre sabotagens contra Bolsonaro