Policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e mídia ficou caladinha #boato

Boato – Policiais civis e militares invadem o Congresso Nacional hoje em protesto contra a reforma da Previdência. Em novembro de 2017, história voltou a circular. Como é de se imaginar, continua sendo falsa. 

Para muitos a sigla INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), na verdade, possui outro significado: “Isso Nunca Será Suficiente”. A frase ganhou as redes sociais, depois do anúncio da reforma da Previdência.

A proposta enviada ao Congresso, que estabelece um mínimo de 25 anos de contribuição e de 65 anos para se aposentar, causou polêmica e é alvo de críticas entre trabalhadores. Protestos contra a reforma da Previdência ocorreram em pelo menos 19 estados nesta quarta-feira (15).

Mas não são apenas os partidos de esquerda, sindicatos e movimentos sociais que estão insatisfeitos com as propostas do governo. Ao que tudo indica, policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e a mídia ficou calada. Confira na íntegra:

*Policiais federais civis e militares invadiram o congresso nacional hoje e a mídia ficou caladinha. Mobilização em Brasília contra a PEC da previdência. Divulguem, não podemos ficar parados!!!*

Na descrição do vídeo, há a seguinte informação: A MOBILIZAÇÃO É CONTRA A PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, PROPOSTA PELO ATUAL GOVERNO FEDERAL”.

Policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e mídia ficou caladinha?

É claro que o vídeo e a mensagem se espalharam feito pólvora pela internet. Mas será mesmo que a Polícia Civil e Militar invadiram o Congresso hoje e a mídia ficou calada? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendar essa história, vamos alertar novamente para a necessidade de checar as informações antes de compartilhar. Isso mesmo. Se você tivesse checado antes de compartilhar não estaria aqui.

Por sinal, numa simples googlada matamos a charada: o protesto aconteceu, mas ao contrário do que estão falando, não foi “hoje” – que seria no dia 15 de março de 2017. Nesta matéria do site da Câmara dos Deputados sobre o episódio, a informação é de que o protesto acorreu em fevereiro e, desde então, estão usando o vídeo para dar um caráter atual.

Como você já deve imaginar, no universo da boataria é muito comum aparecerem fatos antigos com o bônus “hoje”, como na história do acidente na rodovia Rio-Santos ou no desaparecimento da menina Anna Laura.

Mas a história não termina aí. Na verdade, não foram policiais federais, civis e militares como indica a publicação e, sim, policiais civis. Além disso, a mídia não ficou caladinha. Ao pesquisarmos sobre o episódio, o Google mostra resultados de diversos veículos de mídia. Ou seja, o protesto foi publicizado.

Resumindo: o protesto aconteceu, mas o texto que viralizou na web está todo errado. Ou seja, boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

4 comentários em “Policiais civis e militares invadiram o Congresso hoje e mídia ficou caladinha #boato

  • 26/11/2017 em 20:41
    Permalink

    Você diz que se eu tivesse checa do antes não estaria aqui. #boato.rs
    Se eu estou aqui é porque estou a pesquisar a vericidade dos fatos. Acabei de receber um link com um vídeo pelo Facebook, ou seja, in box. Como achei estranho, pois, a mídia não ficaria caladinha coisíssima nenhuma, entrei no Google. É assim que sempre faço. Qualquer informação que recebo via Whatsapp ou pelo messenger, ou mesmo email, entro no Google e envio às pessoas sobre o que de fato está ocorrendo.
    Espero que você, ou vocês, não tenham alguma ligação partidária, que seja imparcial e neutro em suas informações, pois pretendo continuar fazendo minhas pesquisas por aqui, e crer na credibilidade de seu site. Se eu tivesse paciência para tal, iria criar um site como esse. Tenho o maior jeito pra detetive. Tô sempre desvendano perfis fakes de celebridades, ou mesmo de pessoas suspeitas, de pessoas golpistas, que usam as redes sociais para arrancar dinheiro daa pessoas, criando doenças falsas e graves, há anos. E não existe punição para esse tipo de crime?
    Mas advirto aos amigos. Não tenho paciência para ficar “incestigando” todos os possíveis 171 que utilizam da boa fé das pessoas para roubar.
    Obrigada.

    Resposta
  • 25/11/2017 em 23:35
    Permalink

    Eita povinho mentiroso…
    Misericórdia!!!
    Ainda bem que encontrei este canal… Desejo q Deus continue dando visão de águia para você companheiro. Boa noite.

    Resposta
  • 17/03/2017 em 14:24
    Permalink

    O IMPORTANTE É QUE HOUVE, E HAVERÃO. PROTESTOS.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)