Polícia Federal descobre baús com bilhões de dólares no Porto de Santos #boato

Boato – A Polícia Federal descobriu diversos baús de medicamentos recheados com bilhões de dólares no Porto de Santos. Dinheiro veio dos comunistas de Cuba e vinte petistas foram presos. Vídeo mostra fortuna em caixas da Cruz Vermelha.

Mais uma vez, nós, do Boatos.org, estamos aqui para falar de um boato que surgiu, foi desmentido, se modificou e voltou a viralizar (vamos desmentir quantas vezes for preciso). Há poucos dias, falamos de um vídeo de dinheiro dentro de caixas da Cruz Vermelha que foi atribuído a uma remessa do Brasil para “países comunistas”. Hoje, uma outra história voltou a viralizar com o mesmo vídeo.

Circula na internet a informação de que os tais baús foram encontrados no Porto de Santos (na cidade de Santos, litoral de São Paulo) e que o dinheiro havia chegado de Cuba em baús disfarçados de caixas de medicamentos. O texto também diz que vinte petistas foram presos. Leia a mensagem que circula online (principalmente no WhatsApp):

Polícia Federal, descobre estes baús no Porto de Santos. Policia federal. Porto de santos. 60 baús de medicamentos cheios de bilhoes de dólares. Repassem para o Brasil Inteiro saber o que eles fizeram com o nosso Brasil, e o destino da maldade que seria usado esse dinheiro ! Disfarçados de etiquetas de medicamentos. Cheios de Dólares para espanto dos policiais.

Nosso dinheiro do mais médicos que vai para Cuba e agora volta para financiar guerrilha armada do PT. Mais de vinte petistas preso em flagrante. Repassem e se arma contra o comunismo que quer destruir nossas famílias. E por isso que querem desmanchar nossa polícia federal ai ta na hora do povo responder com Jair Bossonaro

Polícia Federal descobriu baús com bilhões de dólares no Porto de Santos?

Assim como na história que desmentimos na semana passada (na outra ocasião, a caixa da Cruz Vermelha teria sido “encontrada pela Interpol”), o vídeo e a mensagem viralizaram em redes sociais. Mas será mesmo que a Polícia Federal encontrou baús recheados de dólares que iriam para a Cruz Vermelha? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, a história que envolve a Polícia Federal, petistas e baús de dólares tem algo em comum com a “versão Interpol”: nos dois casos, a fonte não era nada confiável. Ao buscar sobre qualquer apreensão de dólares no Porto de Santos pela Polícia Federal, não encontramos nada. Com certeza, a história (assim como no caso das malas de Geddel) teriam ampla cobertura da imprensa, algo que não aconteceu.

Tentamos verificar também se havia algum informe da Polícia Federal falando no assunto e, também como imaginávamos, não foi encontrado nada sobre baús de medicamentos, dólares e Porto de Santos. Juntamos isso às características do texto e temos certeza que a história é falsa. Inventada mesmo.

Ok, isso foi resolvido. Mas e o vídeo? Surgiu de onde? A resposta para esta pergunta também estava na matéria que falava da “caixa da Cruz Vermelha e da Interpol”. As caixas com logo falso foram encontradas na Líbia e tinham dinheiro do ex-ditador do país, Muammar al-Gaddafi (morto em 2011). De acordo com relatório da ONU, ele escondia muito da sua fortuna em caixas como as do vídeo.

A foto abaixo mostra que elas são muito similares. Por sinal, se você olhar com atenção o vídeo, vai perceber que há alguns escritos em árabe na parte de cima de uma caixa. Ou seja, a história nada tem a ver com Brasil ou Cuba.

Olha como as caixas são parecidas com a vídeo
Olha como as caixas são parecidas com a vídeo

Resumindo: a história que aponta a Polícia Federal encontrou baús que seriam de medicamentos com dinheiro (bilhões de dólares) vindo de Cuba para petistas é falsa. O vídeo é antigo e não tem nada a ver com o nosso país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Polícia Federal descobre baús com bilhões de dólares no Porto de Santos #boato

  • 22/01/2018 em 17:22
    Permalink

    Só esqueceram de comentar que a relação do dinheiro do Muammar al-Gaddafi com o PT pode ter vindo do 1 milhão de dólares que Lula foi buscar com o ditador para a campanha de 2002.

    Resposta
  • 22/01/2018 em 12:34
    Permalink

    Vivemos sob uma mídia e um cenário político tão dissimulados e cínicos, que já nem sei se certas notícias viralizadas na internet são boatos mesmo como vcs falam ou se vcs estão de conluio com as fardas…Sou franca.

    Resposta
    • 17/04/2018 em 01:14
      Permalink

      Realmente já vi publicação que não era boato e postaram aqui. Não se pode confiar em nenhuma mídia.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)