Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PF divulga áudio bomba de Aécio e Gilmar Mendes com confirmação de crimes #boato

PF divulga áudio bomba de Aécio e Gilmar Mendes com confirmação de crimes #boato

Boato – Uma bomba atômica está prestes a explodir. A Polícia Federal (PF) interceptou uma ligação telefônica de Aécio e Gilmar Mendes. Há confirmação de crimes, acabou a República e a Globo tenta esconder.

Volta e meia, apontamos em nossos desmentidos que uma das principais características de um boato é o caráter alarmista (quando é feito um estardalhaço e, quando vamos ver, não é bem assim). Se você ainda tem dúvida o que significa “caráter alarmista”, a história da qual vamos tratar hoje pode servir como um bom modelo.

Nos últimos dias, uma mensagem tem, de forma pouco sutil, afirmado que “acabou a República” e que “uma bomba atômica está prestes a explodir”. A mensagem descreve o uma interceptação telefônica por parte da Polícia Federal e que envolve o ministro do STF, Gilmar Mendes, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Leia a mensagem que circula online:

Bomba atômica prestes a explodir!!! PF intercepta ligação telefônica entre Aécio e Gilmar Mendes, com confirmação de crimes entre ambos… Acabou a República!!!! A Globo está tentando esconder a todo custo, mas o zap vai divulgando… Até quando Vagabundos Ladrões da Pátria vão agir impunimente , cadê as FFAA , o que estão esperando .

PF divulgou áudio bomba de Aécio e Gilmar Mendes com confirmação de crimes?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A tal mensagem está circulando muito na internet e muitos detratores de Aécio e Gilmar Mendes já “comemoram” a divulgação. Mas será mesmo que está acontecendo tudo isso que a mensagem descreve? De fato, a PF interceptou e divulgou uma conversa entre Aécio Neves e Gilmar Mendes. Porém, todo o resto da história é fictício. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto: a mensagem começa com os dizeres “Bomba atômica prestes a explodir”. A frase dá a impressão de que a divulgação do áudio é recente. Não é. A conversa entre o senador e o ministro foi divulgada em maio de 2017, dentro das investigações da Operação Patmos. Ou seja, há um ano.

Você pode até não nutrir muita simpatia por Aécio e por Gilmar Mendes, mas uma coisa é fato. Ao contrário do que é dito, o áudio não mostra os dois cometendo um crime (ao contrário por exemplo da ligação entre Aécio e Joesley, mas aí é outro papo).

A conversa era um pedido de “força” por parte de Aécio para quem Gilmar convencesse o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) a aprovar o projeto que prevê abuso de autoridade para servidores do Judiciário. Até aí, nenhum crime. A prova de que não há crime é que o áudio não serviu para abertura de inquérito contra o ministro ou o senador (que responde na Justiça, mas por outras acusações).

Ponto final na história: há um trecho que fala que “acabou a República”, “a Globo quer esconder” e que as “Forças Armadas devem agir”. 1) Como dito antes, passou um ano e a República está aí. 2) Foi a Globo que divulgou a história em maio de 2017. Não teria por que esconder. 3) É difícil que as Forças Armadas encontrem razão para intervir com base nesse áudio.

Resumindo: a história que aponta que Gilmar Mendes e Aécio Neves acabaram de ser pegos planejando crimes e que uma “bomba vai explodir” é falsa. Não passa de um amontoado de exageros em cima de um arquivo que não diz, criminalmente, muita coisa.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.