PEC de iniciativa popular foi entregue com 2,5 mi de assinaturas ao Congresso #boato

Boato – Movimentação popular conseguiu reunir 2,5 milhões de assinaturas em petição online. Material foi entregue ao Congresso ontem.

Manifestações populares, quando organizadas e capazes de reunir milhões de pessoas, têm o poder de erguer e fazer cair regimes. Como exemplo temos a Primavera Árabe, o movimento pró-impeachment contra Dilma Rousseff, as Diretas Já.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A história traz escrita as diversas ocasiões em que as movimentações populares modificaram o mundo e ao que parece estamos prestes a assistir um acontecimento assim mais uma vez. É que, segundo segundo uma informação que tem circulado no Whats e Facebook foi entregue ao Congresso um proposta de emenda à Constituição de iniciativa popular com mais de 2,5 milhões de assinaturas. Confira:

LEIA ISTO : PROJETO DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO DE INICIATIVA POPULAR ENTREGUE ONTEM AO CONGRESSO NACIONAL COM O NÚMERO RECORDE DE 2. 500. 000. 000 (DOIS MILHÕES E QUINHENTAS MIL ASSINATURAS!! MAIOR DO QUE O DA “FICHA LIMPA”! ) ORGULHOSAMENTE REPASSO.

LUCIANA UCELLI. A cobra vai fumar. Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo. Lei de Reforma do Congresso de 2013 (emenda à Constituição) PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal)

PEC de iniciativa popular foi entregue com 2,5 mi de assinaturas ao Congresso?

Embora a reforma política seja urgente e o país necessite realmente lutar por modificações drásticas em Brasília, não existe essa história de PEC de iniciativa popular. Muito menos com milhões de assinaturas.

Primeiramente, saibam que nós mencionamos apenas a abertura do texto que tem sido compartilhada nas redes sociais. O restante destrinchava a proposta, exigindo desde a abolição de reuniões não-públicas até o fim da aposentadoria de congressistas.

Acontece que todas essas exigências (esse texto propositalmente omitido hoje) são uma cópia idêntica de outro boato desmentido em 2016. As duas histórias foram baseadas nesta petição online sobre a Lei de Reforma do Congresso que sequer chegou a 5 mil assinaturas, e que tampouco foi entregue ao Congresso.

Depois, é importante entender que uma proposta de emenda à constituição (PEC) nunca é de iniciativa popular. O processo para se modificar a Carta Magna é demorado, cheio de etapas e requer a aprovação de várias comissões. Mesmo assim, uma PEC só pode ser proposta pelo Senado, a Câmara dos Deputados, o Presidente da República ou 1/3 das assembleias dos Estados brasileiros.

Ou seja, a população não sugere PEC, logo não tem como proposta alguma ter sido entregue ao Congresso, mesmo que tenha reunido milhões de assinaturas – o que também não aconteceu já que a petição online sobre o tema não rendeu nem 5 mil assinaturas. Portanto, #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

24 comentários em “PEC de iniciativa popular foi entregue com 2,5 mi de assinaturas ao Congresso #boato

  • 04/09/2017 em 16:57
    Permalink

    Referente a volta do militarismo, o mais próximo que teremos é Bolsonaro 2018!

    Resposta
  • 25/08/2017 em 02:58
    Permalink

    A ÚNICA FORMA DE TERMOS UMA SUPER EMENDA CONSTITUCIONAL DESTA ORDEM, SERIA ACORDARMOS O EXÉRCITO ADORMECIDO PARA QUE ASSUMISSEM O COMANDO DO PAÍS, FECHANDO O CONGRESSO E TRABALHANDO NESSE SENTIDO, UTILIZANDO OS MEIOS LEGAIS POSSÍVEIS… NATURALMENTE QUE TERÍAMOS LOGO ELEIÇÕES DIRETAS, COM REGRAS NOVAS, ONDE NÃO PERMITIRÍAMOS REELEIÇÃO DE CANALHAS!!! Será que votaríamos bem??? Espero!!!

    Resposta
    • 17/10/2017 em 19:51
      Permalink

      Amigo, não sei sua idade, mas achar que … NATURALMENTE TERÍAMOS LOGO ELEIÇÕES DIRETAS … indica que você nasceu há pouco tempo e pouco ou nada sabe do nosso passado, assim como do passado de muitas nações que sofreram um golpe militar.

      Resposta
  • 21/07/2017 em 17:43
    Permalink

    Muito embora seja um boato, é verdade, pois de fato não existe PEC de iniciativa popular uma vez que somente o Presidente da República ou 1/3 da Câmara dos Deputados Federais ou 1/3 do Senadores da República, podem propor emendas à Constituição, com certeza, eles jamais o farão nos molde do boato pois, acabaria com todas as mordomias e impossibilitaria aos congressistas e ao executivo realizarem falcatruas e maracutais como já estão acostumados.
    Vamos trabalhar para conseguir em 2018 mais de 60% de votos nulos, assim como incitar os militares a dar um golpe fatal e fechar o congresso e de resto nos tornarmos membros da CUT e/ou MST e darmos inicio à uma GUERRA CIVIL para destituirmos todos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pois todos não atendem ao povo e são ineptos por natureza.

    Resposta
  • 19/07/2017 em 12:07
    Permalink

    na verdade.. a população tinha que dá a cara a tapa… todos estão aceitando caladinho o que o governo quer.. reforma trabalhista aprovada.. corrupção e propina a torta e a direita.. direitos humanos que só da vantagens a bandidos… e ninguém faz nada… e outra essa Pec jamais seria aprovada pelos governantes… sabe pq???? pq iria tirar todas as regalias deles…. não esperamos que eles coloquem isso em pauta… pq seria a mesma coisa de achar que branca de neve e os 7 anões estão passeando por ai… ou que a bela e a fera … São reais.. aff

    Resposta
  • 18/07/2017 em 05:04
    Permalink

    Isso é uma palhaçada, que faz a população de palhaço também. acorda Brasil esse direito pertence aos políticos brasileiros !kkkkkk

    Resposta
  • 02/06/2017 em 13:47
    Permalink

    Infelizmente é um boato, mas Deus há de levantar os mais capazes “independentes, de partidos ou credo mas que tem sede de justiça” para fazer um PEC mais ampla e melhor urgente!!!!!!! para que o pior não aconteça neste pais!

    Resposta
    • 15/07/2017 em 21:52
      Permalink

      Na verdade já é hora de acordarmos para uma realidade que mais cedo ou mais tarde todos irão ver que depois de fugir do controle só se tem uma saída ou seja duas a primeira a meu ver ainda no bom senso cinquenta e um por cento de votos nulos, segunda saída uma tomada militar terceira saída é esta será a mais óbvia de acordo com a palavra de Deus e isso é fato uma tremenda guerra civil pois é para onde estar rumando o nosso país …Que Deus abençoe a todos.

      Resposta
    • 17/10/2017 em 12:13
      Permalink

      Ah! isso sim que não vai acontecer nunca.

      Resposta
  • 31/05/2017 em 12:55
    Permalink

    De qualquer maneira, mentiras ou verdades… já foi dito por muitos “aonde à fumaça há fogo”. Todas esses comentários, nos dizem algumas coisas. Deveria ter equipes organizadas, neutras e sábias, para de fato atender os apelos do povo, fazendo as petições . Depois disso, votar é fácil! ANO DISCUCÕES INTELIGENTES!

    Resposta
  • 14/05/2017 em 11:47
    Permalink

    Agora é a hora . Vamos nos unir e empregar nossos direitos como eleitores. Brasileiro unido nunca será vencido .

    Resposta
  • 29/04/2017 em 16:02
    Permalink

    Podemos a partir daqui, fazer de fato um pedido, nos moldes do ficha limpa, que foi uma iniciativa popular, e nos mobilizar com assinaturas reais, e tenho certeza que o País vai participar inteiramente! Estamos vivendo um tempo de guerra na política, e quem determina o sucesso ou o fracasso somos nós! Ao tirarmos a presidente, não esperávamos ter um homem frio, interesseiro, tão sujo quanto a que saiu.
    ESSE É O MOMENTO, OU VAMOS OU VAMOS, NÃO HÁ COMO OLHAR PARA TRÁS.
    É DEUS SEJA CONOSCO NESSA LUTA.

    Resposta
  • 26/04/2017 em 03:42
    Permalink

    Minha opinião é igual a do colega acima, é boato, mas desde que não fira ninguém. No caso desta suposta proposta de emenda, a proposta é boa, apesar de ter pontos talvez inviáveis..
    No mínimo, faz as pessoas pensarem..

    Resposta
  • 25/04/2017 em 16:47
    Permalink

    Infelizmente é boato, infelizmente vamos continuar​ sustentando políticos com salários e benefícios exorbitantes, que nenhum outro cidadão Brasileiro tem…Infelizmente não vamos acabar com esse privilégio….
    Quem sabe como começar uma petição online dessas? Quem sabe alguém possa fazer isso mesmo? Fica como sugestão

    Resposta
  • 06/04/2017 em 17:29
    Permalink

    Não sabia se era verdade, por isso pesquisei e encontrei este site.
    Recebi essa mensagem e, mesmo sem procurar confirmar, repliquei em minha rede de contatos por considerar que, mesmo não sendo verdade, pode ir plantando uma sementinha na cabeça das pessoas.
    Tudo que está na mensagem faz muito sentido, mesmo que seja um hoax.
    Eu já tinha recebido isso antes e não dei importância. Mas agora que recebi novamente passei a olhar isso por outro prisma.
    Mesmo que não seja real é bom ir dando uma sacudida na galera, afinal estamos vivendo um importante momento na nossa história. É uma forma da sociedade ir revisando, discutindo e gestando possibilidades de transformação.

    Resposta
    • 09/04/2017 em 14:28
      Permalink

      Pelo contrário, isso acomoda as pessoas, achando que algo está sendo feito! Mentira é mentira !

      Resposta
  • 06/04/2017 em 01:26
    Permalink

    É notícia FALSA e mentirosa. Pegaram um número de outra notícia e adequaram a vontade das suas mentiras.
    Quem teve quase 2,5 milhões de assinaturas foi a lei de iniciativa popular “10 medidas”. Esta foi totalmente desfigurada e aprovada pela Câmara dos Deputados. Após ser enviada ao Senado o STF mandou voltar para validar as assinaturas, quando foram validadas 1,7 milhão, o suficiente para se tornar uma lei de iniciativa popular.
    Há poucos dias retornou ao Senado.
    Se vai ser aprovada lá da forma desfigurada ou não, ninguém sabe.

    Resposta
  • 05/04/2017 em 17:36
    Permalink

    A mensagem que circula no whatsapp é inverídica pelo número exorbitante de assinaturas – vai que a pessoa que começou essa história achou que assim ganharia mais assinantes? Mesmo assim estaria errado pois seria mentira. Porém a petição pública existe e tem pouco mais de 4700 assinaturas. Então, quem quiser assinar é só pesquisar “pec de iniciativa popular: Lei de reforma do congresso (proposta de emenda da Constituição federal”

    Resposta
  • 29/03/2017 em 10:27
    Permalink

    Nao existe emenda constitucional de iniciativa popular. Somente lei ordinária.

    Resposta
  • 28/03/2017 em 14:45
    Permalink

    A meu ver, BOATO e FALSO são exatamente a mesma coisa nesse contexto

    Resposta
    • 05/04/2017 em 15:35
      Permalink

      A definição de boato é: notícia não confirmada. Se se confirma que a informação é infundada tem-se um boato falso.

      Resposta
  • 28/03/2017 em 14:27
    Permalink

    Corrigindo
    A PEC pode ser de iniciativa da presidência da república, de 1/3 da câmara dos deputados (171 assinaturas), de 1/3 do senado (27 assinaturas) ou de 50% das Assembleias Legislativas (Estaduais).

    Resposta
    • 28/03/2017 em 12:10
      Permalink

      Você não entendeu o significado de boato:

      Boato:
      s.m.
      Disse me disse; notícia cuja fonte não é conhecida, geralmente sem fundamento, sendo publicamente divulgada;
      Mexerico; dito maldoso que se espalha pelo boca a boca.
      Balela; mentira ou conversa infundada.
      [Antigo] Informação muito divulgada; ruído intenso; exclamação de novidade.
      (Etm. do latim: boatus.us)

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)