Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Papa Francisco virá ao Brasil para visitar ex-presidente Lula na prisão #boato

Papa Francisco virá ao Brasil para visitar ex-presidente Lula na prisão #boato

Boato – Papa Francisco acaba de confirmar visita ao ex-presidente Lula no Brasil e condena o “golpe” contra ele de maneira “dura”.

Há cinco anos à frente da Igreja Católica com um papado marcado por mudanças no Vaticano, denúncias de abusos sexuais e clamores pelo meio ambiente e refugiados, o papa Francisco é personagem frequente nos noticiários dentro e fora da Igreja. Não muito distante disso, está a participação do pontífice em boatos na internet.

Pois bem, agora circula a informação de que o papa Francisco virá ao Brasil em 2018. Mais do que isso: o pontífice irá visitar o ex-presidente Lula. A mensagem, publicada em um “blog daqueles”, aponta que o “papa Francisco vai vim visitar Lula no Brasil” e diz ainda que durante a missa em Santa Marta, na quinta-feira (17), “Francisco condenou o golpe de maneira dura”. Leia trechos da mensagem:

CONFIRMADO PAPA FRANCISCO VAI VIM VISITAR LULA NO BRASIL! Na manhã desta quinta (17), na missa em Santa Marta, que o papa preside sempre que está no Vaticano, Francisco condenou o golpe de maneira dura. Sem citar o Brasil ou o nome de Lula diretamente, fez uma descrição perfeita do que acontece no país. O Papa descreveu à perfeição a situação brasileira: “a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas”. Depois chega a justiça, “as condena e, no final, se faz um golpe de Estado”. 

Papa Francisco virá ao Brasil para visitar ex-presidente Lula na prisão ?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Aí já dá para imaginar, foi só juntar Lula e papa Francisco e pronto, temos um viral. Mas será mesmo que o papa Francisco vai vir visitar o ex-presidente Lula no Brasil? A resposta é não. Este é o verdadeiro caso do aumenta e inventa. Vamos aos fatos.

Tudo começou quando, na missa celebrada na quinta-feira (17/05) na Casa Santa Marta, o papa Francisco, em sua homilia, falou em unidade e citou como exemplo um “golpe de Estado”. Na mensagem, o pontífice diz que “a vida civil, a vida política, quando se quer fazer um golpe de Estado: a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a justiça, “as condena e, no final, se faz um golpe de Estado”.

É claro que a mensagem do papa deixou os apoiadores do ex-presidente animados que chegaram a interpretar (sem comprovação) que o papa estava dando um recado para Lula. Ok, meio exagerado, mas não dá para dizer que sim nem que não.

O problema é que alguns sites publicaram umas das notícias que falava sobre o homilia do papa (publicado por um site que apoia Lula) e adaptaram o título para “Confirmado! Papa Francisco vai vim visitar Lula no Brasil” sem ao menos mudar o conteúdo.

Mas não é só isso. Também procuramos qualquer citação do papa Francisco sobre uma eventual vinda ao Brasil e sobre Lula, como você deve imaginar, não encontramos nada. Aliás, até encontramos algo: um boato que, inclusive, já foi desmentido aqui.

Resumindo: o papa Francisco não confirmou nada de visita e nem de Lula e o texto que circula online é uma cópia de um artigo de outro site que interpreta a mensagem do papa dentro da conjuntura do Brasil. Ou seja, não é verdade que o papa vai vir visitar o ex-presidente Lula no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.