Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia falsa: população amarra vereador em poste em cidade de Alagoas

Notícia falsa: população amarra vereador em poste em cidade de Alagoas

Boato – Revoltada com os desmandos do político Marcionílio da Costa Mendes, a população de Mata Grande amarrou o vereador de Mata Grande no poste

Política é um assunto que sempre deixa uma parcela da população descontente. Muitos se revoltam e escrevem textos de reclamações nas redes sociais. Outros só sabem falar disso com os amigos ou se candidatam a cargos políticos para encontrar soluções ou, ainda, saem nas ruas e protestam. Há também os que amarram vereador em poste.

Pelo menos é que diz uma notícia que circula na internet. A notícia foi publicada em blogs e redes sociais. Um das versões do texto possui mais de 400 comentários até o momento.

Os comentários da notícia mostram divergências entre as opiniões dos leitores. Alguns, demonstram que acreditaram na notícia, até chegando a dizer que “foi bem-feito” e que “essa população tem o meu respeito”, ou falando que “isso é mentira”. Uns ainda apenas brincam “Se essa moda pega vai faltar poste!”. Leia o texto:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Revoltada, população amarra vereador em poste O vereador Marcionílio da Costa Mendes foi amarrado em um poste pela população de Mata Grande, no interior do Estado de Alagoas. Acusado de roubar os cofres públicos, o parlamentar foi inocentado pelo Tribunal de Justiça, o que revoltou o povo do município. “A gente já cansou dessa palhaçada! Se eles continuarem nos roubando, vai faltar poste na cidade.”, comentou dona Josicleide dos Anjos, moradora da cidade e dona das cordas.

O que chama bastante atenção é a foto que acompanha a matéria, pois a imagem realmente mostra um homem amarrado a um poste. Não é a primeira vez que vemos essa fotografia nas redes sociais, ela também apareceu em um boato sobre um político ter sido amarrado no Maranhão, e nós desmentimos aqui.

Nesta notícia falsa sobre o político do Maranhão, a imagem é maior, onde se pode ver melhor os detalhes. Já no post que estamos analisando, a imagem foi recortada, apenas dando destaque ao corpo da pessoa amarrada no poste.

Na imagem original, nota-se claramente que a fotografia não é de algum lugar do Brasil, muito menos de Alagoas, onde faz um calor danado e logicamente, as pessoas não estariam vestidas como na foto. Além disso, as placas são bem diferentes das daqui.

A foto e o fato de não ter sido noticiado em sites confiáveis apontam que o texto é falso. Porém, exemplos da população fazendo justiça com as próprias mãos, infelizmente, estão se tornando comum.

O mais recente é o caso da mulher que foi linchada no Guarujá, devido a um boato que começou a circular na internet. Pois as pessoas dificilmente checam a veracidade das informações antes de compartilhar, portanto é sempre bom tomar cuidado, verificar as fontes, cruzar informações e ir atrás da verdade, assim como nós fazemos aqui no Boatos.org, facilitando o trabalho do leitor.