Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia falsa: Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante baleado

Notícia falsa: Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante baleado

Boato aponta que Maria do Rosário teria ficado comovida com vídeo de assalto
Boato aponta que Maria do Rosário teria ficado comovida com vídeo de assalto

Boato – Após ter assistido um vídeo de um assaltante sendo baleado por um policial, a Secretária Nacional de Direitos Humanos Maria do Rosário teria ficado comovida.

No último domingo, um vídeo (que não é falso) tomou conta da internet. A filmagem mostra a ação de assaltantes durante um roubo de uma moto em São Paulo. Ao final do vídeo, um policial à paisana aparece nas imagens e atira em um dos suspeitos e a moto é recuperada.

Deste vídeo, surgiu mais um boato na internet. O texto, que pode ser lido aqui, dá conta de que a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), teria declarado que havia ficado comovida depois que assistiu ao vídeo na internet. 

A ministra teria falado que estaria prestando solidariedade à pessoa que foi baleada e estava chocada com a reação das pessoas na internet. A ministra também falou que havia encaminhado pedido ao Youtube para que o vídeo fosse retirado do ar. Caso o vídeo não fosse retirado, ela iria mover ação civil contra o site.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A “notícia” surgiu no blog Joselito Muller (que só publica notícias falsas). Ao final da postagem, há um recado: “Atenção: Este é um blog de zuação! Não leve a sério, embora os textos sejam verossímeis”.

Sem fazer juízo de valor se foi uma brincadeira de bom ou mau gosto do tal Joselito (que já passou aqui pelo Boatos.org graças ao caso do Memorial do Funk), o fato é que o texto tinha o aviso de que era falso. Também é fato que o conteúdo começou a viralizar na internet sem este aviso.

Com a repercussão da notícia falsa em redes sociais (e o grande número de xingamentos recebidos por Maria do Rosário), a própria SDH acabou lançando uma nota oficial onde desmente a informação de que a ministra estaria “comovida” com o vídeo.

No texto, que pode ser lido na íntegra no Portal Brasil, a SDH informa que já pediu a retirada do conteúdo do Joselito Muller do ar e também pediu apurações da Polícia Federal para saber quem seria responsável pelo blog. Na nota, Maria do Rosário também fala sobre o vídeo: “No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei”, disse a ministra.

Resumindo: um blog de notícias falsas lançou uma notícia com um recado discreto de que a notícia era falsa, muita gente repercutiu sem ler, xingou a ministra e a Secretaria de Direitos Humanos desmentiu publicamente o caso. A lá se foi mais um boato na internet.

Leia na íntegra o texto que fala sobre Maria do Rosário e o vídeo do assalto em SP