Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia falsa: deputado Jean Wyllys quer criar profissão de ex-BBB

Notícia falsa: deputado Jean Wyllys quer criar profissão de ex-BBB

Jean Wyllys quer reconhecer profissão de ex-BBB, diz boato
Jean Wyllys quer reconhecer profissão de ex-BBB, diz boato

Boato – Deputado federal Jean Wyllys propõe lei que reconhece ex-BBB como profissão

Em março de 2005, Jean Wyllys foi premiado com 1 milhão de reais ao vencer a quinta edição do Big Brother Brasil. O jornalista entrou para a política em 2010 quando foi eleito à deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Jean, assumidamente homossexual, traz como principal bandeira de suas campanhas os direitos humanos. Em 2012 foi eleito o melhor deputado federal pelo prêmio Congresso em Foco.

Após ser acusado de defender a pedofilia e lançar frases de intolerância religiosa, agora o deputado seria o responsável por um projeto de lei que regulariza a profissão de ex-BBB. A notícia foi divulgada pelo blog Sacizento, abaixo você pode conferir o texto na íntegra:

“O  deputado Jean Wyllys (PSOLRJ) protocolou nesta semana na mesa diretora da Câmara dos Deputados o projeto de lei que regulariza a profissão de ex BBB. O parlamentar apresentou a proposta ao ver que todos os profissionais devem ter seus direitos assegurados e amparados pela Consolidação das Lei Trabalhistas ( CLT ), e isto não acontecia com os confinados.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Esta proposta é uma forma de proteger e garantir os direitos dos ex BBBs que estão sendo marginalizados como profissionais, e é inadmissível que ainda não possuam categoria de classe que os representem” disse o parlamentar. Segundo o texto da proposta, assim que for aprovada pelas duas casas (Câmara e Senado) e sancionada pela presidente, os ex BBBs automaticamente terão seus direitos garantidos, tais como; INSS, PIS, Abono, Seguro Desemprego e FGTS, estes dois últimos terão caráter retroativo, ou seja, os benefícios serão pagos desde o primeiro dia de confinamento até os dias atuais.

Quem participou do primeiro BBB terá o direito de sacar o PIS acumulado nestes 14 anos de programa, seu FGTS referente ao ano de sua participação, corrigidos pela taxa referencial (TR) até o ano atual.Consultados os parlamentares e ex craques Romário (PSBRJ) Marcelinho Carioca (PTSP) se disseram favoráveis ao projeto, ambos disseram que será um marco de cidadania, tirando da marginalidade uma classe de suma importância social. “Não devemos ignorar os direitos desta classe que tanto contribuiu para o entretenimento dos jovens brasileiros. ” Finalizou o parlamentar.

Indagado se a nova lei valerá também para as outras classes de “EX”, como as ex misses bumbuns, panicats entre outras, o parlamentar Jean Wyllys ressaltou que o projeto está em fase de amadurecimento, mas está confiante na aprovação em caráter urgente da proposta.”

Jean Wyllys é uma figura constantemente envolvida em discussões polêmicas, como a “Lei da Prostituição”, mas, apesar disso, em nenhum momento propôs a criação da profissão ex-BBB. Assim como, nem Romário, nem Marcelinho Carioca, concordaram com o projeto de lei.

O blog Sacizento não passa de uma brincadeira para criar notícias falsas. O próprio slogan afirma “90% daqui é invenção. Só 10% é mentira”. Porém, com uma leitura parcial as pessoas aceitaram a notícia e a divulgaram nas redes sociais com textos como: “Onde vamos parar? BRASIL ACORDA!!!!!!!”.

Nem o fato da notícia ser retirada da “Folia de São Paulo” (jornal que não existe, né), segundo o site, foi suficiente para convencer os leitores de que era uma brincadeira. O blog se declara, ainda, o melhor blog de humor do mundo. Por fim, dizer que Jean Wyllys propôs a criação da profissão ex-BBB não passa de uma brincadeira que foi levada a sério devido à falta de uma leitura completa. Acorda Brasil!!!!

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Davi de Castro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.