Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Oscar Niemeyer diz que Brasília deveria ter formato de camburão e é pinico #boato

Oscar Niemeyer diz que Brasília deveria ter formato de camburão e é pinico #boato

Boato – Niemeyer afirma que a capital do país, na verdade, deveria ter forma de camburão por causa dos políticos e que parece um pinico.

O Brasil, apesar dos pesares, tem grandes figuras que possuem considerável fama internacional. Artistas, estudiosos, esportistas, escritores, os profissionais brasileiros conquistaram o mundo ao longo da história e basta uns momentos de reflexão para enumerar Carmen Miranda, Ayrton Senna, Pelé, Roberto Carlos, Marta, Paulo Coelho…

E entre os grandes nomes brasileiros que deixaram um legado na história mundial, está o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer. O homem que projetou importantes monumentos como o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o conjunto da Pampulha e até a sede da ONU em Nova York teve participação mais que expressiva nas redefinições da arquitetura moderna e, portanto, suas visões sempre tiveram muito peso.

Bem por isso, tem-se compartilhado muito nos últimos dias uma suposta frase dita por Niemeyer, uma fala em que o arquiteto aparentemente comenta sua decepção com a política brasileira e com o que acabou virando Brasília. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa Merece o OSCAR! FRASE DA SEMANA – Niemayer dá show Aniversário de 102 anos. “Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como penico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão”( Oscar Niemeyer )

Oscar Niemeyer disse que Brasília deveria ter formato de camburão?

O engraçado sobre a internet é que ela acaba virando um campo aberto de opiniões e citações, mas isso não necessariamente é positivo. O fato de compartilharmos conteúdo sem filtro cria exércitos de gente enganada na web, como é o caso de todos aqueles que passaram adiante essa suposta frase de Niemeyer.

Enganados? Suposta frase? É isso mesmo, essa história de que o arquiteto Oscar Niemeyer disse que Brasília deveria ter sido projetada no formato de um camburão e que parece pinico é falsa. Pior, essa balela sequer é recente.

A fotomontagem com a polêmica falsa frase de Niemeyer começou a circular em agosto de 2011. Tanto na época, quanto agora, os únicos lugares que mostravam a tal fala de Niemeyer eram blogs estranhos e sites duvidosos. Nada apareceu na grande imprensa, e acreditem nesta jornalista que vos fala, a grande mídia não perderia a chance de polemizar um comentário ácido do maior arquiteto da história brasileira. Ao que tudo indica, a história surgiu em um perfil fake do Twitter com o nome de Niemeyer.

Aliás, se em 2011 esse boato não fazia sentido, agora, faz menos ainda. Acontece que estão compartilhando a foto e passando a ideia de que a fala do arquiteto é recente, mas gente, Niemeyer faleceu em 2012.

Também é errado querer atribuir ao arquiteto o projeto urbano de Brasília. Conhecido como Plano Piloto, o modelo da cidade em formato de avião foi projetado por Lúcio Costa. Niemeyer foi convidado por Costa e pelo então presidente Juscelino Kubitschek para construir os prédios públicos e os edifícios da nova capital brasileira.

Logo, a frase que as pessoas têm atribuído a Niemeyer nunca foi dita por ele e provavelmente é invenção de alguém insatisfeito com a política brasileira, que prefere usar um personagem de renome para respaldar suas ideias. Coisa de #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.