Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MST incendeia torre de internet rural, mostra vídeo #boato

MST incendeia torre de internet rural, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo divulgado na internet flagrou uma torre de internet rural que foi incendiada por participantes do MST (Movimento Sem Terra).

Muito se questiona sobre os verdadeiros interesses por trás dos grandes movimentos sociais brasileiros. Há quem defenda com unhas e dentes as propostas que tais movimentos reivindicam (terra e moradia, por exemplo). Há também quem acredite firmemente que por trás desses movimentos e organizações predomina a “baderna” e até a “criminalidade”.

É um campo aberto de críticas e de elogios (como quase tudo hoje em dia, não é mesmo?). Dentro dessa espécie de “zona de guerra”, o que não faltam (como sempre também) são histórias falsas que colocam mais lenha na fogueira.

Pois bem, a conversa do momento é sobre um vídeo publicado no Facebook que teria flagrado uma torre de internet rural incendiada pelo MST (Movimento Sem Terra). As diferentes publicações que somam mais de 60 mil compartilhamentos trazem basicamente a mesma “denúncia” como legenda: “MALDITO MOVIMENTO SEM TERRA. MST INCENDEIA TORRE SINAL DE INTERNET RURAL”. Confira o vídeo abaixo:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Vídeo mostrou o MST incendiando uma torre de internet rural?

É claro que com tantos compartilhamentos, essa história está dando muito que falar. Nas próprias publicações os comentários se dividem entre os já mencionados defensores e acusadores dos movimentos sociais. Mas quem está certo? Pois bem, neste caso acertou que disse que é mentira que o MST incendiou uma torre de internet rural. Agora vamos entender melhor.

Não poderíamos deixar de mencionar que a postagem tem características típicas de boatos, como por exemplo, a ausência completa de informações importantes. A tal torre incendiada é da onde? Quando aconteceu isso? Alguém se machucou? Não sabemos, pois a legenda nada informa. Só esbraveja e solta a história no ar.

Buscamos por qualquer acontecimento desse tipo na internet. E claro, não encontramos nada além de replicações. Não apareceu nenhuma notícia em nenhum meio de comunicação confiável. Nadinha.

Quando partimos para analisar o vídeo, aí tudo se esclareceu de vez. Em um dado momento durante a filmagem alguém fala algo que nitidamente se percebe não ser em português. Logo, já concluímos aí que o vídeo não é brasileiro. Em posse dessa informação, cavamos mais um pouco até encontrar a origem do vídeo e bingo! O vídeo na verdade foi feito na Índia, quando estavam registrando um grave incêndio em uma torre de telefonia no distrito de Barmer. Confira a informação traduzida e o vídeo original:
Grande notícia: um incêndio violento na torre móvel em Barmer. Um incêndio ocorreu na área devido a um incêndio repentino na torre de uma empresa de telefonia móvel feita na área de Gudmallani, no distrito de Barmer. As chamas de fogo foram objeto de curiosidade à luz das chamas de longe! As razões para o incêndio na torre não são divulgadas no momento!

Exposto tudo isso, dá para dizer com tranquilidade que a história de que o MST incendiou uma torre de internet rural é falsa. Utilizaram o vídeo de um incêndio em uma torre de telefonia da Índia para espalhar mais essa mentira. Fica então o conselho: independente do lado que se escolha (compartilhar ou não compartilhar) é sempre bom dar um Google e checar primeiro.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.