Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mentira: urna eletrônica fraudada dá 400 votos para Dilma nas eleições

Mentira: urna eletrônica fraudada dá 400 votos para Dilma nas eleições

Urna roubou votos para Dilma, diz boato
Urna roubou votos para Dilma, diz boato

Boato – Recibo de urna eletrônica em Campina Grande (PB) apontou que urna eletrônica zerada já contabilizava 400 votos para Dilma.

As eleições presidenciais do dia 26 de outubro mostraram grande equilíbrio entre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Por uma diferença de 3 milhões de votos, Dilma acabou reeleita. Inconformados com a derrota, alguns eleitores de Aécio começaram a circular um conteúdo pela internet.

Um texto dava conta de uma fraude nas urnas eletrônicas. De acordo com a postagem, compartilhada no Facebook, um mesário teria denuncia que uma urna da cidade de Campina Grande (PB) teria contabilizado 400 votos para Dilma antes mesmo das eleições começar. Como prova, ele tirou a foto de um extrato. Leia:

Ricardo Santiago (Mesário em CG-PB)

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Gente sou mesário recebemos uma urna aki em CG-PB com 400 votos da Dilma ja computados tentei chamar a policia mas n deixaram o q faço

A postagem chamou atenção na internet e pessoas já começaram a falar que havia fraude nas eleições. Mas, como você deve imaginar, a história não é bem assim. O segredo da história está no chamado código de identificação de carga, que era o seguinte: 725.847.686.947.766.967.103.448.

Fazendo uma busca no site do TSE, nós conseguimos encontrar de onde a tal urna é com base nesse código. A busca é feita por meio desta página. Se você buscar pelo código no Rio de Janeiro (neste link você vai baixar um arquivo), verá que a busca bate com os seguintes dados: Zona eleitoral 252, Seção 93, Local de votação 1139.

Utilizando essas informações, chegamos aos dados do local da votação no campo de busca do TSE: 353 pessoas votaram, 172 em Aécio e 144 em Dilma. Ou seja, o número é menor do que 400. Pra terminar, olhando a imagem você consegue perceber que o número “4” do “0400” é menor do que o “4” do 45 de Aécio. Logo, nota-se a alteração no comprovante.

Resumindo: um esperto pegou uma imagem de um boletim de urna do Rio de Janeiro, modificou e fez com que as pessoas pensassem que a eleição foi fraudada. Ou seja, mais uma balela que rolou nas eleições. Uma observação: muito do que descobrimos foi por meio deste site.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores José Carlos Júnior e Helena Goto no Fórum do Boatos.org no Facebook. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.