Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maria do Rosário e Jean Wyllys querem descriminalizar a pedofilia #boato

Maria do Rosário e Jean Wyllys querem descriminalizar a pedofilia #boato

Boato – Deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Jean Wyllys (PSOL-RJ) vão criar um projeto de lei para descriminalizar a pedofilia.

Dentre os 513 deputados federais da Câmara dos Deputados, dois dos que mais sofrem com boatos na internet são Maria do Rosário (PT-RS) e Jean Wyllys (PSOL-RJ). Hoje, vamos falar de uma história que envolve o nome dos dois que, coincidentemente, “batem de frente” com o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Circula na internet um texto que aponta que Maria do Rosário e Jean Wyllys vão criar um projeto de lei para descriminalizar a pedofilia. De acordo com o texto, publicado por blogs, o argumento dos dois é que pedófilos teriam que ser tratados e não presos. “Pedófilos não são responsáveis por seus atos, uma vez que sofrem de um transtorno psicológico de desejo por crianças”, diz o texto. Leia trecho (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que Maria do Rosário e Jean Wyllys querem descriminalizar a pedofilia
Print da notícia falsa que fala que Maria do Rosário e Jean Wyllys querem descriminalizar a pedofilia

Maria do Rosário e Jean Wyllys querem descriminalizar a pedofilia?

Não é preciso nem dizer que as pessoas já saíram compartilhando a informação por toda internet. Mas será mesmo que Maria do Rosário e Jean Wyllys têm intenção de lançar um projeto que visa descriminalizar a pedofilia? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começar, tentamos buscar alguma informação sobre a notícia. Como era de se esperar, não achamos nenhum veículo de mídia que falasse sobre a intenção de liberar a pedofilia. Os únicos lugares nos quais encontramos a informação são em blogs que tradicionalmente publicam notícias falsas na internet.

Assim como na maioria dos textos que vêm destes blogs, há diversos erros de ortografia (que denota o nível de quem escreveu), caráter alarmista, pedido de compartilhamento e não é citada nenhuma fonte. Ou seja, a história saiu de alguma “mente brilhante” da internet.

E aí você me pergunta: a foto utilizada na história? Ela nada mais é do que uma montagem. Tanto Jean Wyllys como Maria do Rosário publicaram desmentidos da história. Jean Wyllys explica que a foto é de uma matéria do G1 de 2015 e foi alterada. Leia e veja a foto verdadeira:

Vejam o que eles fizeram agora: manipularam de forma criminosa uma foto do portal de notícias G1, feita no ano de 2015, que registrou o momento em que eu e as deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Maria do Rosário (PT-RS) protocolamos dois recursos para que o projeto de lei do Estatuto Homofóbico contra as Famílias fosse apreciado no plenário da Câmara dos Deputados antes de ir para o Senado e, assim, anular sua tramitação conclusiva na Comissão Especial, onde os fundamentalistas tinham maioria. Na foto original, que vocês podem ver na imagem deste post, eu estou segurando um cartaz com a frase “# A minha família existe” dentro de um coração rosa, e Maria do Rosário empunha o cartaz com os dizeres: “Tod@s devemos ter dignidade humana respeitada pelo Estado! #EstatutoDaFamilia”.

Essa é a foto verdadeira de Jean Wyllys e Maria do Rosário
Essa é a foto verdadeira de Jean Wyllys e Maria do Rosário

Resumindo: a história que aponta que Jean Wyllys e Maria do Rosário querem descriminalizar a pedofilia é falsa e a imagem que acompanha o texto é uma montagem sobre uma foto de 2015 que nada tem a ver com o assunto. Ou seja, mais um boato para enganar os mais incautos e revoltados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.