Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Magno Malta alerta sobre chegada de refugiados em áudio #boato

Magno Malta alerta sobre chegada de refugiados em áudio #boato

Boato – Senador Magno Malta gravou um áudio no WhatsApp alertando para a chegada de refugiados em 13 navios no Brasil.

Uma das histórias que mais estão “rendendo” na internet nesta semana é o suposto alerta sobre a chegada de 1,8 milhão de refugiados em 13 navios em julho ao Brasil. Primeiro, uma mensagem no Facebook fazendo o alerta que é matematicamente impossível viralizou.

Depois um vídeo de um sujeito lendo a mensagem enganou muitas pessoas. Nos dois casos, o Boatos.org fez desmentidos. Ao final do segundo texto, avisamos que desmentiríamos novamente se fosse preciso. Pois é isso que aconteceu.

Agora, circula na internet um áudio que seria do senador Magno Malta (PR/ES) fazendo a “denúncia” da chegada dos refugiados. Leia o texto que acompanha a mensagem e a transcrição do áudio.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Áudio gravado por senador Magno Malta falando destes imigrantes…

Magno Malta alerta sobre chegada de refugiados em áudio no WhatsApp?

O áudio circulou muito no WhatsApp e causou confusão. Recebemos, basicamente, mensagens de dois grupos de pessoas: as que queriam “desmentir” o senador Magno Malta (elas acreditavam que ele havia compartilhado um boato), as que queriam “desmentir” o Boatos.org (elas acreditavam o áudio provava que os refugiados vão chegar ao Brasil).

O mais engraçado é que nem um grupo nem outro se atentou para uma hipótese: a de o áudio não ser de autoria de Magno Malta. E é justamente este o ponto: o áudio não tem nada a ver com Magno Malta. Vamos aos fatos.

Áudios atribuindo falsas autorias a políticos são comuns na internet. Há cerca de um mês, o Boatos.org desmentiu um áudio atribuído ao também senador Randolfe Rodrigues.

Partindo do pressuposto de que o senador não compartilharia uma informação absurda e já desmentida e que a voz da pessoa sequer se parece com a dele, procuramos os canais oficiais de contato de Magno Malta. Conseguimos o telefone da assessoria por meio da fã page no Facebook. Ligamos no número e olhe a resposta.

Esse áudio não é do senador. O senador não compartilha isso aí. Isso é um boato. É de uma pessoa que está colocando pânico nas pessoas. Esse áudio não é do senador.

Resumindo: a história que aponta que Magno Malta alertou para a chegada de refugiados ao Brasil é falsa. Em tempo, também é falsa a informação que fala que 1,8 milhão de refugiados vão chegar por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.