Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Estão tirando gado da fazenda do Lulinha no Sul do Pará #boato

Estão tirando gado da fazenda do Lulinha no Sul do Pará #boato

Boato – Lulinha retira gado de fazenda no Sul do Pará, antes da Polícia Federal fazer cumprir mandado de busca e apreensão.

Confira a versão 2021 do desmentido aqui

Depois da Operação Lava Jato chegar à 24º fase, o ex-presidente Lula e sua família se tornou alvo das investigações. E entre as investigações, a polarização política tomou conta do debate. Alguns defendem e outros atacam, e assim a boataria aparece.

Lulinha transfere gado de fazenda no Sul do Pará, diz boato
Lulinha transfere gado de fazenda no Sul do Pará, diz boato

A história da vez conta que para fugir da Polícia Federal, Lulinha está transferindo o gado das fazendas no Sul do Pará para as fazendas da JBS. Leia o que diz a mensagem compartilhada:

Estão tirando o gado das fazendas do lulinha no sul do Pará. Faz. Santa Barbara. . e mandando para as fazendas do jbs antes da polícia federal. lacrar as porteiras sai gado dia e noite!!! Tem muita sujeira que ainda não estourou na mídia ainda. Divulgue a todos os grupos…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Apesar de a mensagem ter ganhado adeptos nas redes sociais, ela é falsa. Sim, falsa. Vamos entender os por quês.

Primeiramente, só o fato do texto não indicar o local onde foi feita a retirada e no vídeo não constar a data e nem as informações sobre a fonte são motivos de desconfiança. Além disso, a mensagem possui características de boatos. São alarmistas e com erros ortográficos comuns.

Mas vamos lá, as fazendas, mencionada na história, na verdade pertence ao banqueiro Daniel Dantas, que foi alvo da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, em 2008. Se você tem dúvida, pode conferir aqui.

Inclusive, as fazendas do banqueiro foram alvo de investigações do Ministério Público Federal, por suspeita de lavagem de dinheiro. E já foram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) várias vezes.

Se você ainda tem dúvida, de que essa história é falsa, basta observar as imagens que aparecem no vídeo e comparar com a imagem que circula nas redes sociais, pois parecem ser bem diferentes.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Lulinha está transferindo o gado das fazendas no Sul do Pará para as fazendas da JBS, para fugir das investigações da Polícia Federal não passa de mais um boato daqueles que circulam na internet.

PS.: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Ellen Meireles, Maria Esperança, Terezinha Procopio. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.