Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lulinha, filho de Lula, comprou avião Gulfstream por 100 milhões de reais #boato

Lulinha, filho de Lula, comprou avião Gulfstream por 100 milhões de reais #boato

Boato – Lulinha, filho do ex-presidente Lula, teria comprado o Gulfstream GIII. O avião, considerado o mais moderno do mundo, teria custado 50 milhões de dólares. Desmentimos essa história em 2018. Confira aqui: 

Filho de Lula (Lulinha) é dono de um avião de US$ 50 milhões #boato

Fábio Luís Lula da Silva, conhecido na mídia como Lulinha por ser filho do ex-presidente Lula, é um dos campeões de boatos na internet. Ser um personagem que tem ligação direta com alguém do meio político e não se tornar uma figura pública são dois grandes fatores que tornam Lulinha tão “popular” em redes sociais e blogs.

Além disso, suspeitas sobre o enriquecimento de Lulinha levantadas pela revista Veja em 2006 foram um prato cheio para a criação de lendas acerca a fortuna de Fábio Luís Lula da Silva. Uma dessas histórias fala sobre a compra do avião Gulfstream GIII pela bagatela de US$50.000.000,00.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto, que pode ser lido aqui, tem um tom alarmista e, de certa forma, preconceituoso. A mensagem cita que na, profissão anterior, Lulinha “limpava até b… de elefante”. O filho do ex-presidente chegou a ser estagiário no Jardim Zoológico em São Paulo. Também fala do mau exemplo da Venezuela, que viveria um regime comunista.

Além das características clássicas de hoax como erros de ortografia, pontuação e concordância, o texto apresenta algumas imprecisões de informação.

A primeira delas é em relação ao Gulfstream GIII. Apesar de ser um senhor avião, ele não é um dos mais modernos. De acordo com o histórico da empresa, o Gulfstream GIII foi lançado em 1979 e o último dos 200 exemplares foi feito em 1987. Além disso, o preço do avião (usado) é entre 575 mil e 5 milhões de dólares.

Além disso, o texto erra no local que Lulinha trabalhou no “Jardim Botânico de São Paulo”. Na verdade, ele trabalhou no Jardim Zoológico da capital paulista. Por fim, as fotos divulgadas como da aeronave do filho de Lula na verdade são deste site.

Esses indícios e o fato da própria mídia não dar atenção à história (há publicações que adorariam colocar o fato na capa) fazem chegarmos à conclusão de que a história do avião do Lulinha considerada falsa ou, na melhor das hipóteses, muito mal contada.

Leia o texto sobre o avião de Lulinha na íntegra

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html