Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula inventou reunião da FAO na Etiópia para fugir do Brasil #boato

Lula inventou reunião da FAO na Etiópia para fugir do Brasil #boato

Boato – A reunião na qual o ex-presidente Lula participaria na Etiópia depois do julgamento do TRF-4 não existiu. Site da FAO comprova que ele queria era fugir do país.

Desde que o TRF-4 condenou Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e um mês de prisão, o ex-presidente voltou a ser foco do debate político na internet. A galope de críticas a Lula ou aos desembargadores do TRF-4, informações falsas têm surgido “aos litros na internet”. Hoje vamos falar de uma que chegou a ser “balizada” por grandes meios de comunicação.

Se você não se lembra, antes do julgamento, Lula pediu e teve autorização do governo para participar de uma conferência organizada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) na Etiópia, no dia 27 de janeiro. Lula acabou não indo à conferência porque teve o passaporte confiscado depois de uma decisão da Justiça Federal do Distrito Federal (vale dizer que o confisco não tem relação com a condenação no TRF-4).

A polêmica poderia ter acabado por aí se não fosse um “bola levantada” na internet. Há alguns dias, um print da página da FAO apontava que o evento que Lula falou que estaria presente não existia. A conferência estaria marcada para o dia 19 de fevereiro e seria no Sudão. A informação ganhou corpo após ser replicada por colunistas de veículos como Veja, Jovem Pan e Estadão (com direito a vídeos virais). Leia duas das versões da história que circula online.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A FARSA DA ETIÓPIA : Lula INVENTOU a reunião na ETIÓPIA. A FAO é dirigida pelo “cumpanheiro” Chico GRAZIANO que foi ministro dele. Graziano fez uso do cargo na FAO para PREMIAR Maduro por combate à fome na VENEZUELA!!! ATENÇÃO: FRUSTRADO PLANO DE FUGA! REUNIÃO DA FAO NA ETIÓPIA ERA OUTRA MENTIRA! NÃO HAVIA REUNIÃO NENHUMA!

O REAL MOTIVO DA VIAGEM É QUE AQUELE PAÍS NÃO TEM ACORDO DE EXTRADIÇÃO COM O BRASIL E, LÁ, LULA NÃO PODERIA SER PRESO! APREENSÃO DE PASSAPORTE POR DECISÃO LIMINAR DE JUIZ FEDERAL FRUSTROU PLANO DE FUGA DO EX-PRESIDENTE.

Lula inventou reunião da FAO na Etiópia para fugir do Brasil?

A história circulou muito online e, claro, gerou muitas críticas ao “Lulaladrão”, “Molusco” ou qualquer outra forma que o ex-presidente é chamado pelos seus detratores. Só há um detalhe: a informação que circulou online está errada. Vamos aos fatos.

A história que aponta que “Lula inventou a reunião da Etiópia” foi baseada em uma busca errada no site da FAO. De fato, a 30ª Conferência Regional pela África (ARC) será realizada entre os dias 19 a 23 de fevereiro na cidade de Cartum, no Sudão. Porém, o evento no qual Lula foi convidado é a 30ª Cúpula da União Africana. Inclusive, o site oficial do evento fala de tudo que rolou por lá.

Resumindo: Na realidade, o evento com da FAO em que Lula participaria não era Conferência Regional pela África. Era a Cúpula da União Africana. É muito provável que a primeira pessoa que publicou a história na internet fez uma confusão (intencional ou não) porque ambos eventos estão na 30ª edição. Ou seja, não foi o ex-presidente que “inventou a reunião”.

Em tempo: a foto que ilustra esta matéria é de um evento organizado pela FAO em 2015.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.