Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, mostra vídeo #boato

Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo de 2018 que denuncia que ex-presidente Lula foi processado na República Dominicana por corrupção se espalha pelo mundo, menos no Brasil.

Enquanto a população espera pelos próximos capítulos da condenação do ex-presidente Lula e o destino da corrida presidencial, as mentes brilhantes da internet alimentam com balelas as discussões nas redes sociais.

Nesse clima de incertezas sobre o destino do petista, chovem balelas na internet. Entre as mais recentes está a informação de que Lula foi processado na República Dominicana por corrupção. A prova da condenação seria um vídeo.

O vídeo mostra uma reportagem do programa “El Informe con Alicia Ortega” como a prova que o ex-presidente foi processado. Em sua descrição, a mensagem afirma que “Lula é processado na República Dominicana e notícia de espalha pelo o mundo, menos no Brasil”. Leia a mensagem e assista o vídeo:

Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, diz boato
Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, diz boato

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Lula foi processado na República Dominicana por corrupção, mostra vídeo de 2018?

É claro e sabido por todos que Lula, de fato, possui vários processos e, inclusive, uma condenação. Mas essa história de “processado na República Dominicana” não é real. Isso acontece por vários motivos.

O primeiro está no fato de que o texto se baseia em um vídeo do programa El Informe, apresentado por Alicia Ortega na República Dominicana. Ao assistir o vídeo, chegamos a alguns detalhes importantes: o vídeo não é recente e está baseado em uma reportagem da Revista Época.

Na verdade, o vídeo foi publicado pelo canal do Youtube do “Noticias Sin”, que pertence ao programa, no dia 04 de maio de 2015. Como já mencionamos anteriormente, o vídeo está baseado na reportagem da Revista Época, publicada no dia 30 de abril do mesmo ano. A reportagem aponta que Lula poderia ter influenciado para que o governo da República Dominicana contratasse os serviços da Odebrecht.

Pois bem, de fato, em 2016, o Ministério Público Federal instaurou uma investigação criminal sobre as suspeitas de tráfico de influência internacional do ex-presidente Lula em favor da Odebrecht. Porém, ao contrário do que a mensagem diz, nem o vídeo afirma que Lula vai ser processado na República Dominicana (é só assistir e se esforçar a entender o espanhol de Alicia) e tampouco isso aconteceu depois. O processo (que também acusa Lula de interferir em Angola) corre “apenas” no Brasil.

Outro erro: o texto aponta que Lula foi denunciado por “corrupção” na República Dominicana. Neste caso, o petista não foi denunciado por esse crime e, sim (como dito antes), por tráfico de influência.

Por fim, o resumo da ópera: o vídeo é antigo e é baseado em uma matéria antiga. De fato, existem processos (ainda não concluídos) relacionados ao caso. Porém, nem o ex-presidente Lula é réu na República Dominicana e nem a denúncia sobre o caso é por corrupção. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.