Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula levou faqueiro de ouro do Palácio do Planalto #boato

Lula levou faqueiro de ouro do Palácio do Planalto #boato

Boato – Um faqueiro de ouro, presente recebido pelo ex-presidente Costa e Silva pela rainha da Inglaterra, foi encontrado no cofre de Lula no Banco do Brasil.

Mesmo sem ocupar nenhum cargo no momento, o nome do ex-presidente Lula é um dos mais polêmicos do país. Investigado pelo MP de São Paulo, ele tem o nome citado toda hora na mídia e na internet. Alguns defendem, outros atacam e ainda tem uma parcela de pessoas que compartilham boatos.

Faqueiro teria sido levado por Lula, diz boato
Faqueiro teria sido levado por Lula, diz boato

Circula na internet um texto que aponta que Lula teria roubado do Palácio do Planalto um jogo de faqueiros de ouro que pertencia ao ex-presidente do período militar, Costa e Silva. Leia:

Um dos itens que foi encontrado no COFRE do Lula no Banco Do Brasil ; foi um faqueiro de OURO; o mesmo foi presente ao Brasil da Rainha da Inglaterra Elizabeth ao então presidente do Brasil Costa e Silva em 1968; junto ela presenteou com um Rolls Royce que serve a Presidência até os dias atuais.

Faqueiro de ouro foi roubado por Lula?

Mas será mesmo que está história é real? Teria o ex-presidente roubado o faqueiro e ele teria sido encontrado no cofre? A resposta é não.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O furo da bala da história está na própria imagem que está sendo compartilhada. O leitor Alessandro Cyrino descobriu que a imagem nada mais é do que a imagem de um faqueiro de ouro vendido online. Neste link, você pode conferir a imagem.

Além disso, na lista de bens de Lula, encontrados no site O Antagonista, não consta o tal faqueiro. Isso mostra que a Polícia Federal não apreendeu nada, nadica de faqueiro.

Sendo assim, podemos afirmar que a história que aponta que Lula roubou um jogo de facas do ex-presidente Costa e Silva que estava no Palácio do Planalto é falsa. É mais um boato sobre ele que circula na web.

Ps: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Mari Todeschini e Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.