Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula faz tratamento com médium para se curar de câncer, diz boato

Lula faz tratamento com médium para se curar de câncer, diz boato

Boato diz que Lula faz tratamento com médium contra o câncer
Boato diz que Lula faz tratamento com médium contra o câncer

Boato – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz, secretamente, um tratamento com o médium João de Deus, em Goiás.

Lula e câncer. Periodicamente, histórias envolvendo a volta do câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva circulam na internet. Uma das histórias mais fortes a respeito do assunto aconteceu no início de 2015. Na ocasião, o colunista Leandro Mazzini havia dito que Lula estaria com câncer. A informação foi desmentida pelo Hospital Sírio-Libanês e pelo próprio presidente. O Boatos.org fez um texto a respeito.

No final de janeiro de 2015, o mesmo colunista (que à época já havia sido desmentido e estava sofrendo ameaças de processo por parte de Lula) noticiou mais uma informação a respeito da doença. Desta vez, ela dava conta de que Lula estaria se tratando com o médium João de Deus, fundador da Casa Dom Ignácio, em Goiás, para se livrar do câncer. Leia trecho do texto:

Médium cuida da saúde de Lula

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O famoso médium João de Deus, fundador da Casa Dom Ignácio, em Abadiânia (GO), foi procurado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para curá-lo da reincidência do câncer. Lula foi visto em Abadiânia em meados do ano passado, e depois João de Deus passou a visitar o ex-presidente em São Paulo periodicamente.

A reincidência atingiu um órgão vital do ex-presidente, segundo fontes ligadas à família de Lula, e o ex-presidente passou prioritariamente a se tratar durante a madrugada no hospital Sírio Libanês, com medicamento importando e de forte dosagem, ao preço de aproximadamente R$ 30 mil por mês.

João de Deus tem fama internacional. Com ajuda de entidades espirituais, propalam seguidores, suas cirurgias em doentes são realizadas com sucesso em Abadiânia. Ele curou de doença grave um dos herdeiros da Audi, e assim foi convidado a visitar a Áustria. Um séquito de poderosos políticos e empresários passa pelo interior de Goiás atrás do curandeiro.

A história acabou se espalhando pela internet e foi publicada até por sites de notícias como o Bahia Notícias, principalmente por causa da fonte dela, que é colunista do UOL. Porém, tudo indica que a informação não deve passar de mais um boato.

Vamos primeiro falar o que é fato. Realmente, Lula e João de Deus têm encontros. Conhecido como um médium famoso, ele acabou ganhando influência com o meio político. Tanto que encontrá-lo não é privilégio do ex-presidente. Sem entrar no mérito se ele realmente tem “poderes de cura”, o fato é que ele tem grande fama.

Mas aí é que está. Se encontrar com João de Deus pode significar que Lula está tratando um câncer? Pelo o que tudo aponta, não. Essa matéria da lista mostra uma lista imensa de pessoas que se encontra com ele. E nem todos estavam doentes.

Para além disso, o furo na história está na veracidade do próprio câncer. Se todos os envolvidos com a doença de Lula (cita-se hospitais, parentes e o próprio paciente) negam que exista a doença e não há indícios realmente do câncer (vale lembrar que Mazzini não cita fonte alguma nas histórias), como pode haver tratamento?

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Lula está sem tratando de um novo câncer com um médium é falsa. O motivo é simples: o desmentido do boato de que ele estaria com câncer desmente essa história também.