Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula contratou 15 advogados para tirar vídeo “a verdade oculta” do ar #boato

Lula contratou 15 advogados para tirar vídeo “a verdade oculta” do ar #boato

Boato – Ex-presidente Lula contratou 15 advogados para tirar vídeo “a verdade oculta de Lula” do ar. No vídeo, ele fala mal de Dilma.

Viajando pelo interior do Brasil, o ex-presidente (e pré-candidato em 2018) Luiz Inácio Lula da Silva está relativamente longe dos holofotes. Mesmo assim, alguns boatos sobre ele ainda aparecem na internet. No caso de hoje, vamos desmentir um boato “2 em 1”. Há alguns minutos, desmentimos a informação de que Lula teria xingado Dilma em um vídeo. Agora, vamos falar de outro boato relacionado ao mesmo vídeo.

Junto ao arquivo do vídeo, chamado de “A Verdade Oculta de Lula”, havia a informação que o ex-presidente teria contratado 15 advogados para tirar o vídeo do ar. “Lula contratou 15 advogados para tirar este video das redes sociais”, dizia uma versão. “Lula convoca 15 advogados para tirar vídeo do ar”, dizia outra. Junto às mensagens vinha o vídeo abaixo. Assista:

Lula contratou 15 advogados para tirar vídeo “a verdade oculta” do ar?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como já desmentimos a primeira parte da história (que fala do conteúdo do vídeo), vamos nos ater apenas na informação de que Lula contratou diversos advogados para tirar o vídeo “A Verdade Oculta sobre Lula” do ar. Esta parte da história também é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Não sei se você notou, mas esse tipo de estratégia que aponta que “fulano vai tirar o vídeo do ar”, “compartilhem antes que saia do ar” e etc é típica de boatos na internet. Aqui no Boatos.org, já tivemos que desmentir aquela história do vídeo “que passou no Bom Dia Brasil e o Congresso mandou tirar do ar” ou do vídeo “que passou na TV Senado e saiu do ar”.

Obviamente, esta história de que Lula está contratando 15 advogados não faz o menor sentido. Até porque se ele quisesse, de fato, tirar o vídeo original (que é uma montagem que atinge a imagem dele), seria preciso apenas um advogado. Não precisaria disto tudo. Quanto a todas as cópias do vídeo que se espalhou, nem com um milhão de advogados ele conseguiria fazer algo.

Só por desencargo, fomos procurar o que Lula ou sua equipe falou a respeito do vídeo. Desta vez, não encontramos nenhuma informação que seria pedida a retirada do ar do vídeo. Vale apontar que, recentemente, outro boato sobre um vídeo de Lula viralizou. Nem por isso, foi tirado do ar.

Resumindo: a história que aponta que Lula contratou 15 advogados para tirar o vídeo “A Verdade Oculta Sobre Lula” do ar é falsa. Agora, se você quiser saber sobre o conteúdo do vídeo, leia este outro texto do Boatos.org.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.