Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lorota: Maduro ameaça invadir o Brasil se Dilma sair do poder

Lorota: Maduro ameaça invadir o Brasil se Dilma sair do poder

Maduro ameaçou invadir Brasil, diz boato
Maduro ameaçou invadir Brasil, diz boato

Boato – Presidente da Venezuela fez discurso dizendo que vai invadir o Brasil se Dilma Rousseff sofrer um processo de impeachment.

Uma das figuras mais odiadas por quem não é simpático ao PT é o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Periodicamente, aparecem na internet, aqui no Brasil, histórias falsas sobre a Venezuela. O ápice da boataria foram durante os protestos de 2013 e início de 2014 no país. Só para relembrar, houve o caso dos mortos na praia do país, de que Lula apoia o genocídio e de que a China havia mandado soldados para a Venezuela.

Desta vez, a história aparece um boato de que o sucessor de Hugo Chávez estaria ameaçando o povo brasileiro de invadir o país. O texto começou a circular em blogs e redes sociais e era curto e grosso:

MADURO AMEAÇA INVADIR BRASIL SE DILMA CAIR C/ OS PROTESTOS,COMPARTILHE COMENTE P/ + PESSOAS SABEREM

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Junto ao texto, aparecia um vídeo que seria a prova da história

Pois bem. O desmentido do boato está no próprio boato. Sabendo que muitas pessoas não costumam ler textos até o final e assistir vídeos até o final. São justamente essas pessoas que devem ter compartilhado a história. Porque em nenhum momento do vídeo (que está em espanhol) Maduro fala em invadir o Brasil.

O vídeo aponta sim para uma mensagem de apoio de Maduro para Dilma. Na filmagem (um dos discursos inflamados do líder do país) fala que a vitória de Dilma “é uma vitória dos movimentos de esquerda que crescem na América do Sul contra o movimento que apoia o liberalismo econômico”. Ele cita também a vitória no primeiro turno de Tabaré Vasquez no Uruguai.

Depois de elogiar Dilma, ele fala das pressões que aparecem contra a presidente (como, por exemplo, os protestos que pedem o impeachment). E falam dos protestos na Venezuela em 2013. Mas em nenhum momento fala de possibilidade de invadir o Brasil.

Para além disso, já falamos que a possibilidade do impeachment de Dilma é nulo. Você pode ler mais sobre o assunto neste outro texto do Boatos.org. Ou seja, nem que Maduro tivesse falado algo, ele não “invadiria o Brasil” já que Dilma não deve sair do poder.

Resumindo: é fato que Maduro e Dilma são amiguinhos e o vídeo prova isso. Mas em nenhum momento o presidente da Venezuela disse que faria uma invasão ao Brasil só para proteger a presidente.