Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado #boato

Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado #boato

Boato – Senador Lindbergh Farias pede que o general Mourão seja levado algemado para o Senado; Polícia Federal irá cumprir o requerimento.

Reivindicada por alguns grupos durante manifestações de rua, a intervenção militar voltou a ser pauta após as declarações do secretário de economia e finanças do Exército, general Antonio Hamilton Martins Mourão.

O general falou na possibilidade de uma intervenção militar diante o caos político, caso a situação não seja resolvida pela Justiça. A afirmação foi feita em uma palestra promovida pela maçonaria em Brasília na sexta-feira (15).

Como era de se esperar, as declarações do general causaram polêmicas na internet. Entre pessoas defendendo Mourão e pessoas pedindo uma punição a ele, uma história que circula na internet aponta que o senador Lindbergh Farias solicitou que o general fosse levado algemado ao Senado. Confira na íntegra:

Print da notícia falsa que aponta que Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado
Print da notícia falsa que aponta que Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado

Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Sem rodeios ou meias palavras, claro que a história é falsa. E se você ainda não entendeu, a gente te explica o porquê dessa história não fazer o menor sentido. Vamos aos fatos.

Pois bem, quando o general falou em possibilidade de intervenção militar muita gente se posicionou contra – uma delas foi o Lindbergh, que aproveitou para criticar o governo Temer. O senador publicou um vídeo no qual disse que pediu para que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, fosse ao Senado para explicar as declarações do general.

Após o vídeo, circulou na internet a história de que o senador pediu que o general Mourão fosse conduzido ao Senado algemado. Mas o que nem todos sabiam é que a mente brilhante que publicou as informações é responsável por uma dúzia de boatos na internet como, por exemplo, a história de que a dona Marisa estava viva.

E mais: o texto tem diversos erros de ortografia. Inclusive, no próprio requerimento. Logo, qual a chance dessa história fazer algum sentido? Só por desencargo, pesquisamos e não existe nenhum requerimento dessa natureza no Senado.

Para além disso, a história segue a cartilha de muitas balelas: mistura um fato (o senador, de fato, se posicionou contra a declaração), opiniões e uma bomba (o general será levado algemado). Pronto, temos um boato. Sim, porque quando pesquisamos sobre o assunto não chegamos a nenhum resultado (só o texto do boato).

Resumindo: por falta de provas e argumentos lógicos, podemos dizer que não há a mínima dúvida de que a história de que Lindbergh Farias pede que general Mourão seja levado algemado ao Senado é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.