Lei do estacionamento gratuito em shopping é aprovada, diz hoax

Boato – Foi aprovada lei que institui estacionamento grátis nos shoppings de todo o território estadual.

Redes sociais são ótimas e fazem um sucesso enorme. Orkut, Msn, Twitter, Facebook, WhatsApp, a cada nova forma de se comunicar e interagir com milhares de pessoas lá vamos nós, em massa.

Mentira: Lei que garante não cobrança de taxa em estacionamentos de shoppings foi aprovada e já está vigorando
Mentira: Lei que garante não cobrança de taxa em estacionamentos de shoppings foi aprovada e já está vigorando

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Mas, redes sociais são ferramentas que utilizamos conforme a nossa vontade. E aí, partindo do pressuposto de que vivemos em um país livre, cada um usa suas redes sociais como quer. E tem gente que usa errado, infelizmente.

No topo da lista de ‘como não usar sua rede social’ está a propagação de boatos e, por mais avisadas que sejam, as pessoas continuam caindo neles. Recentemente, foi o povo de João Pessoa, na Paraíba que entrou na onda de uma mentira.

A aprovação de uma suposta lei no estado fez o Procon da capital paraibana receber várias chamadas. Segundo a história, a lei 1209/2004 garante estacionamento grátis nos shoppings. Confira o texto repassado:

‘Lei aprovada!

Enfim a lei de gratuidade de estacionamento em shopping’s – Lei Estadual nº 1209/2004 – foi aprovada e já está em vigor. As diretorias dos shopping’s estão cientes do vigor d lei, porém orientaram aos caixas a se fazerem de surdos e mudos e apenas liberarem sob solicitação do cliente. Para a liberação, é necessário que o valor da compra no shopping onde estacionou seja 10 vezes maior que o valor do estacionamento. Exemplo: Se o valor do estacionamento é de R$3,00 e vc gastou R$30,00 no shopping, com qualquer coisa, alimentação, roupa e outros. Exija cupom fiscal e apresente ao caixa do estacionamento. Eles terão que carimbar e validar o ticket, sem você precisar gastar nada mais. Espalhem a informação, pois os shoppings jamais farão publicidade disso. A não ser a gente… claro!’

Como já mencionado há pouco, essa história é falsa e, como em outros boatos, quem inventou esse se valeu de alguns aspectos reais para criar uma informação fictícia.

Melhor explicando, a lei 1209/2004 que trata sobre a gratuidade em estacionamentos de shopping foi proposta no estado do Rio de Janeiro, no entanto, ela não foi adiante por ser considerada inconstitucional. A mesma confusão acontece em São Paulo, (que propôs uma lei semelhante em 2007) e de novo no Rio, quando de tempos em tempos as pessoas acham que essa história de gratuidade está valendo.

Na capital João Pessoa, a mentira se espalhou de tal forma que o Procon decidiu se manifestar na mídia para esclarecer o engano.

Moral da história: trata-se de mais uma balela da internet espalhada nas redes sociais e comprada como verdadeira por muitas pessoas.

Ah, e mais uma vez fica a dica: viu uma notícia na internet, ficou revoltado(a), impressionado(a), chocado(a) ou algo do tipo? Respire fundo, dá um google e pesquise antes de acreditar/compartilhar por aí. Não dói, nem demora.

6 comentários em “Lei do estacionamento gratuito em shopping é aprovada, diz hoax

  • 12/08/2017 em 19:22
    Permalink

    É o minimo que deviam oferecer aos clientes e chamariam muito mais clientes. Acho que todo estabelecimento comercial deveria sim, oferecer estacionamento para os clientes que fazem suas compras.

    Resposta
  • 05/08/2017 em 17:30
    Permalink

    Miguel e outros:
    Quem vai aos shoppings vai porque acha conveniente.
    Podemos comprar nas barraquinhas na rua, ou em outro lugar.
    Os shoppings investem uma fortuna apostando que essa fortuna vai ser multiplicada.
    Capitalismo puro.
    Simples assim.
    Na Coréia do Norte você não paga estacionamento…
    Nem compra.

    Resposta
  • 13/03/2017 em 14:27
    Permalink

    E verdade que idoso com mais de 60 anos, tem direito a isençao de pagto no estacionamento dos shopings?

    Resposta
  • 19/01/2017 em 00:24
    Permalink

    Inconstitucional deveria ser considerado nos fazer ir até esses áridos rincões onde conseguem colocar esses templos de consumo e nos obrigam a pagar essas tarifas excorsantes sem ter opções de livre concorrência, escolha e acesso( onde se tem acesso via de regra é proibido estacionar e nunca há vagas nos poucos pontos onde é possível. É tem gente que trabalha lá, sabia, e se tivessem opção também não pagariam essas tarifas e se submetem ao processo a seguir, quando há essa opção). Vá se atrever a ir a pé nesse sol escaldante, ou com chuva, atravessar quase 1 km d asfalto árido e retornar com a mercadoria adquirida até o local onde conseguiu estacionar fora dos limites da propriedade ou ter que reservar um cantinho para deixar a mercadoria e buscar o transporte para a remoção dentro dos minutos de gratuidade. Isso deve ser considerado Inconstitucional. Inconstitucional deve ser o desserviço feito por um advogado comprado, pois todos o são, que remete a inconstitucionalidade sem trazer a tona os outros desdobramentos da questão. Inconstitucional deve ser essas legislações a toque de caixa sem maiores critérios que são facilmente revertidas pois não há interesse não há estudo de caso ou não é divulgada. Boato não é a lei, ela existe e como foi escrito acima foi aprovada e depois d aprovada foi mal e porcamente defendida pela tese de inconstitucionalidade. Da maneira como foi escrito passa-se a impressão errada, mas é o que almejam clientes, funcionários e patrões. Logo logo estarão cobrando as escadas rolantes, áreas comuns, banheiros, Bancos. Se não gritarmos nunca seremos ouvidos. Porque o nosso lado nunca ninguém vê.

    Resposta
    • 07/05/2017 em 21:50
      Permalink

      Não tem nada de inconstitucional em terem derrubado a lei, miguelzinho querido fofinho da mamãe.

      Quer estacionamento de graça, miguelzinho queridinho fofinho da mamãe? Deixa o carro na garagem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)