Juiz Erick Bretas faz texto sobre o que se passa no Brasil corrupto #boato

Boato – Juiz Dr. Erick Bretas publicou um texto sobre as cinco grandes quadrilhas no Brasil corrupto. Resumo mostra o que se passa no país.

Com a “migração” de alguns processos da Lava Jato para outros estados brasileiros, o nome de outros juízes tem começado a aparecer na mídia junto com o do já conhecidíssimo Sérgio Moro. Dentre estes nomes, um dos mais citados é o do juiz federal Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro.

Bretas é o responsável por julgar processos contra o ex-governador do estado, Sérgio Cabral, e, recentemente, participou de uma “queda de braço” com o ministro do STF, Gilmar Mendes, no caso do dono de empresas de ônibus Jacob Barata Filho.

Desde quando o juiz começou a aparecer na mídia, um texto atribuído ao “juiz Dr. Erick Bretas” tem circulado na internet. No texto, há uma análise do que seriam as “cinco quadrilhas da política brasileira: PT, PMDB (Câmara e Senado) e PSDB (paulista e mineiro). Leia trechos do texto:

Resumo efetuado pelo Excelentissimo Juiz Dr. Erick Bretas para ajudar de maneira simples, àqueles que tentam entender o que se passa no Brasil Corrupto. Se você analisa as delações da JBS, as da Odebrecht e as das demais empreiteiras, a conclusão é mais ou menos a seguinte: O Brasil foi dividido entre cinco grandes quadrilhas nas últimas duas décadas.

A maior e mais perigosa, diferentemente do que diz o Joesley, é a do PT. Era a mais estruturada, mais agressiva, mais eficiente e com planos de perpetuação no poder. Comandava a Petrobras, vários fundos de pensão e dividia o poder com as quadrilhas do PMDB nos bancos públicos. Sua maior aliada econômica foi a Odebrecht.

Mas ninguém pode dizer que é contra a corrupção se tolerar as quadrilhas do PMDB ou do PSDB em nome da “estabilidade”, “das reformas” ou de qualquer outra tábua de salvação que esses bandidos jogam para si mesmos. E que ninguém superestime as rivalidades existentes entre esses cinco grandes grupos. Em nome da própria sobrevivência eles são capazes de qualquer tipo de acordo ou acomodação e farão de tudo para obstruir a Lava Jato.” Didático e definitivo. Mais didático que o PowerPoint.

Juiz Erick Bretas fez um resumo sobre o que se passa no Brasil corrupto?

O texto foi compartilhado na internet com inúmeros “autores”, sempre carregando o nome de juiz. Em algumas versões, o “Erick Bretas” está ilustrado com uma foto de Marcelo Bretas. Mas será que é verdade que o juiz escreveu um texto sobre “as quadrilhas” do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar da autoria em si, um detalhe importante: não vamos entrar no mérito do texto. Cabe a Justiça definir quais são as quadrilhas na política e as subdivisões delas. Dito isso, saiba que o texto não é de um juiz. Tampouco do “juiz Bretas”.

O primeiro registro que vimos da história na internet é de 17 de junho. De fato, ela foi postada por Erick Bretas. Porém, a pessoa que publicou a história não é um juiz (tampouco Marcelo Bretas). Ele é um jornalista que trabalha na TV Globo. Pelo o que levantamos, não tem nenhum parentesco com o juiz Marcelo Bretas.

Resumindo: ao contrário do que a descrição e a imagem que o acompanha apontam, o texto sobre “as cinco quadrilhas” não é do juiz Marcelo Bretas. Tampouco é do juiz Erick Bretas. Ele é um artigo escrito por um jornalista com o mesmo sobrenome do juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Juiz Erick Bretas faz texto sobre o que se passa no Brasil corrupto #boato

  • 21/12/2017 em 15:20
    Permalink

    Sérgio Cabral e sua quadrilha, deveriam responder por GENOCÍDIO. Oq praticaram de roubos causou um genocídio que se prolonga nas filas dos hospitais, nos funcionários estaduais que morrem ou têm familiares mortos devido às miséria a que estão submetidos, aos transplantados que não têm mais medicamentos,etc

    Resposta
  • 03/12/2017 em 09:46
    Permalink

    Competente apuração. Muito obrigado por derrubar o boato da autoria. Abraços — c.a.t.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)